Gelado Caseiro de Manga e de Frutos Vermelhos



Há uns tempos preparei a base de gelado com a ideia de fazer gelado de manga e de frutos vermelhos.

A ideia é que a partir de uma base comum podemos depois criar todos os sabores  que quisermos. A imaginação é o limite.

Explico aqui como fiz!


Ingredientes :


1 receita de base de gelado para máquina (receita aqui no blogue)

500g de manga

500g de frutos vermelhos


Preparação:


Depois de preparada e base e devidamente arrefecida 12 horas no frigorífico, divida a mistura em dois recipientes.

Num dos recipientes junte o puré de manga, envolvendo bem. No outro os frutos vermelhos triturados, também misturando bem.

Coloque depois cada uma das misturas -  individualmente - na maquina dos gelados e proceda de acordo com as instruções do fabricante.

Coloque depois num recipiente hermético no congelador.

Retire sempre uns 10 minutos antes de servir para formar as bolas.


Bom Apetite!


Base de Gelado Caseiro (para usar máquina de Gelados)



Este ano, e acho que o ano passado, ainda não tinha usado a minha máquina de gelados. Não que não goste de gelados caseiros cremosos, mas porque simplesmente foi passando na correria do dia a dia.

Entretanto coloquei a cuba refrigeradora no congelador - onde deve estar durante pelo menos 24h - comprei o leite gordo e lá me decidi a fazer a base dos gelados!

É que é só depois de fazer que me pergunto porque é que tive tanto tempo sem retomar estes gelados caseiros.


Ingredientes:  


1 litro de leite gordo

6 gemas

200g de açúcar

1 colher de extrato de baunilha


Preparação:


Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e misture, pouco a pouco, o leite previamente misturado com a baunilha.

Leve tudo a lume brando, até engrossar e o creme cobrir suavemente a colher de pau.

Retire do lume e coloque num recipiente e leve ao frigorífico deixando arrefecer completamente. 

Esta é a base de gelado à qual poderá misturar fruta triturada, café, especiarias, etc,  para fazer sabores diferentes de gelado.

Esta mistura depois de completamente fria, deverá ser colocada na cuba da máquina de gelados - seguindo as instruções do fabricante..

Guarde depois do congelador numa caixa hermética. Retire uns 10 minutos antes de servir.


Bom Apetite!


Gelado sem Máquina de Frutos Vermelhos



Nada melhor do que um gelado caseiro em tempo quente. Esta é a receita que todos desejamos. Rápida sem necessidade de máquina e que permite os sabores e combinações que mais gostarmos.

Frutos vermelhos não tem nada que enganar!


Ingredientes:


500ml de natas

1 lata de leite condensado

300g de frutos vermelhos congelados previamente triturados


Preparação:


Na batedeira bata as natas frias com o leite condensado e se gostar misture baunilha ou outro aroma a gosto. Quando estiver uma mistura cremosa e com alguma firmeza, misture os frutos vermelhos congelados e previamente triturados e envolva bem.

Coloque depois num tabuleiro e leve ao congelador algumas horas antes de servir em bolas.


Bom Apetite!


Geladinhos de Ananás e Manjericão



Este ano tardei em fazer gelados, mas eis que saem os primeiros deste ano. Uns popsicles de ananás e manjericão que ficaram realmente deliciosos e são muito refrescantes. Uns gelados de pauzinho e com fruta, super rápidos de preparar e que não precisam de nenhum equipamento especial.


Ingredientes para 8 geladinhos:


60g de açúcar

150ml de água

300g de ananás

1 pernada de manjericão fresco


Preparação:


Num tacho misture o açúcar com a água  e leve ao lume, mexendo até dissolver o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente a temperatura do fogão e deixe ferver cerca de 1 minuto. Retire do lume e deixe arrefecer.

Corte depois o ananás em pedaços e triture-os juntamente com o manjericão com a ajuda de uma varinha mágica até estar bem triturado. Acrescente depois a calda de açúcar e limão e envolva bem.

Verta depois a mistura nas formas de gelado (se não tiver formas de gelado utilize pequenos copos de plástico) tape e coloque o pauzinho.

Leve ao congelador cerca de 5 horas antes de servir.

Para servir desenforme os gelados (se necessário passe o molde por água quente) e sirva de imediato!


Bom Apetite!


Geladinhos de Melancia



Foi difícil arrancar com os geladinhos este ano aqui por casa, mas entretanto já surgiram novas receitas e combinações. Depois deis gelados de mirtilos e iogurtes, estes de melancia foram um delicioso sucesso e serão para repetir em breve! Refrescantes e deliciosos, perfeitos para combater o calor dos últimos dias!

Ingredientes para 16 gelados:


200g de açúcar

120ml de água

800g de Melancia em pedaços


Preparação:


No copo do robot de cozinha coloque a melancia em pedaços, o açúcar e a água.  Triture até obter uma mistura homogénea.

Depois, no robot de cozinha ou num tacho, cozinhe a mistura em lume brando cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer.

Verta depois a mistura nas formas de gelado (se não tiver formas de gelado utilize pequenos copos de plástico) tape e coloque o pauzinho.

Leve ao congelador cerca de 5 horas antes de servir.

Para servir desenforme os gelados (se necessário passe o molde por água quente) e sirva de imediato!


Bom Apetite!

Geladinhos de Mirtilo e Iogurte



Ainda não tinha feito geladinhos este ano! Mas lá fui tirar o pó às forminhas dos legados e dar uso a uma banana madura, e em poucas horas lá saíram uns geladinhos para grande alegria dos meus filhos!

A próxima versão também já está pensada - de melancia- e a pedido deles!

Para o calor que se avizinha no fim de semana imagino que nas vá sobrar nenhum!!


Ingredientes para 10 geladinhos


100g de banana madura

250g de mirtilos

300g de iogurte natural


Preparação:


Coloque todos os ingredientes no copo da varinha magica ou do robot de cozinha e triture até obter uma mistura homogénea.

Coloque depois a mistura nas forminhas e leve ao congelador por algumas horas, ou de um dia para o outro, até que fiquem firmes.

Desenforme e delicie-se!


Bom Apetite!


Geladinhos de Pêssego e Leite de Coco



Está oficialmente aberta a época dos gelados caseiros aqui por casa! E os primeiros a sair foram de pêssego, porque pêssego rima com verão e com abundância e os pêssegos não tem parado de chegar cá a casa e têm sido transformados das mais variadas formas.

Esta versão é simples e apropriada a todos, e fazem-se em 5 minutos!


Ingredientes para 8 geladinhos


250ml de leite de coco (de lata)

300g de pêssego (limpo de casca e caroço)

35ml de xarope de acer ou mel (ou adoçado a gosto)


Preparação:


No copo da  liquidificadora ou robot de cozinha, coloque os pêssegos partidos em pedaços, o leite de coco e o xarope de acer ou mel e triture bem até obter uma mistura homogénea.

Divida depois a mistura pelos moldes, não os enchendo até cima, tape e coloque os pauzinhos.

Leve ao congelador algumas horas ou de um dia para o outro.

Desenforme e refresque-se!


Bom Apetite!


Imprimir