quinta-feira, Junho 29, 2006

Massada de cherne com Gambas

Esta é uma receita que já fiz algumas vezes. Faz parte da cozinha tradicional portuguesa. Apesar de poder parecer estranha, a combinação de peixe com massa é bastante agradável, principalmente quando usado um tipo de peixe carnudo como o cherne.

Ingredientes:

Cebola
Alho
Azeite
Tomate pelado
Coentros
Vinho branco
Polpa Tomate
Sal e pimenta
Cherne
Gambas
Massa Cotovelos

Preparação:

Pique a cebola, o alho e os coentros e leve num tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Junte o vinho branco, a polpa de tomate e o tomate pelado cortado em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta. Quando levantar fervura junte as postas de cherne e os camarões. Deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos em lume brando. Retire o peixe e os camarões e acrescente água, consoante queira uma massa caldosa ou seca. Rectifique os temperos. Quando o caldo levantar fervura acrescente a massa e deixe cozinhar.
Entretanto descasque os camarões, retire as espinhas ao peixe e parta-o em bocados.
A 2 minutos do fim da cozedura da massa junte os camarões descascados e os bocados de peixe e deixe acabar de cozinhar.
Sirva polvilhado de coentros!

Bom Apetite!

quarta-feira, Junho 28, 2006

Mousse de Morango (Esta é mesmo light!)

Já aqui postei uma versão muito boa de Mousse de Morango. Baseada nessa versão, criei uma variação dessa mousse de modo a que quem está de dieta possa comer quase sem culpas. Aqui fica. Fico à espera que me digam o que acham!
Acho que usando esta base, se pode fazer mousse se quase todas as frutas, e até com base de maçã cozida. Quando experimentar, deixo-vos aqui as minhas considerações. Pelo menos esta fica muito boa!

Ingredientes:

200 gr de morangos
6 clh de sopa de adoçante em pó
sumo de 1/2 laranja
1 clh sopa de sumo de limão
2 iogurtes magros naturais

Preparação:

Num copo alto colocar os morangos lavados e cortados ao meio, o adoçante e o sumo de laranja e limão. Com a varinha mágica triturar tudo até ficar uma mistura homogénea. Com uma vara de arames bater 2 iogurtes magros naturais e juntar a mistura de morangos. Bater bem as duas misturas e levar ao frigorífico. Na altura de servir decorar com morangos!

Bom Apetite!

Laranja com Calda de Especiarias e Vinho do Porto

No dia do Portugal-Holanda, jogo dos oitavos de final do Campeonato do Mundo, resolvi criar esta sobremesa. É bastante refrescante e deve ser servida bem fresquinha!

Ingredientes:

6 laranjas + 1 laranja
150 gr de açúcar
água qb
1 pau de canela
2 cravinhos em grão
1 cálice de vinho do porto

Preparação:

Numa caçarola, leve ao lume o acúcar com o sumo de 1 laranja, o pau de canela, os cravinhos e a água em quantidade suficiente para depois cobrir todas as laranjas. Deixe levantar fervura e junte o vinho do Porto. Reduza para o mínimo e deixe ferver lentamente cerca de 20 minutos.
Entretanto, descasque as 6 laranjas, corte-as em rodelas e coloque-as no prato de servir.
Assim que a calda estiver pronta verta-a por cima das laranjas e leve ao frigorífico até ficar bem fresco.
O melhor mesmo é fazer esta sobremesa de véspera de modo a que as laranjas fiquem a macerar na calda.

Bom Apetite!

terça-feira, Junho 27, 2006

Carne de Porco Assada

Para quem como eu não gosta muito de lombo assado, por se tornar muito seco, a pá de porco, com ou sem osso, o cachaço ou até a perna ficam bastante mais suculentos. É muito fácil de fazer e pode ser acompanhada com tudo o que se quiser!

Preparação:

Apare as gorduras visíveis da carne de porco. Tempere de véspera, (24 horas é o ideal) a carne com sal, pimenta moida na ocasião, alho esmagado, massa de pimentão, um pouco de piri-piri e oregãos. Espalhe bem todos estes ingredientes sobre a carne e regue com vinho branco de modo a cobrir todo o fundo de um pirex ou assadeira. Guarde no frigorífico tapado com película aderente.
Depois cubra a assadeira com papel de alumínio e ponha a assar em forno moderado (180ºC).
Vá verificando a cozedura, mas deverá demorar 2 a 3 horas dependendo do tamanho da peça de carne a assar.
Quase no final da cozedura retire o papel de alumínio e deixe a carne dourar um pouco por cima.
Ao assar a carne em forno moderado e tapada com o papel de alumínio a carne ficará muito mais tenra e suculenta.
Sirva com batatinhas assadas ou fritas, arroz e uma salada ou legumes.

Bom Apetite!

Coelho Frito com Arroz de Forno

Preparação:

Corta-se o coelho aos bocados e, juntamente com a cabeça e os miúdos tempera-se com alho, tomilho, massa de pimentão, pimenta, piripiri, sal e vinho branco. Deixa-se o coelho estar nesta marinada de um dia para o outro.
Numa frigideira larga põe-se azeite, óleo e margarina. Leva-se cebola (pouca) a fritar, e quando esta começar a ficar transparente junta-se o coelho que se deve deixar fritar muito bem para ficar douradinho. Quando o coelho estiver quase frito, junta-se a marinada e deixa-se ferver um pouco.
Entretanto faz-se o arroz.
Faz-se um refogado com cebola, salsa e azeite, e junta-se a cabeça do coelho bem como os miúdos. Junta-se de seguida a água, tempera-se de sal e piripiri e quando esta estiver a ferver, o arroz.
Quando o arroz estiver quase cozido retirar do lume, pôr numa caçarola e levar ao forno quente onde acaba de cozer e onde deve tostar ligeiramente.
Servir com o coelho frito.

Para quem estiver de dieta ou quiser reduzir a gordura deste cozinhado, basta em vez de fritar o coelho, juntar a marinada e deixar estufar lentamente. Fica igualmente muito bom e seguramente mais light!

Bom Apetite!

quinta-feira, Junho 22, 2006

Peito de Frango à Costa do Sol

Ingredientes para 6 pessoas:

6 peitos de frango inteiros
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho laminados
800 gr de tomate pelado
oregãos, sal e pimenta
100 gr de azeitonas pretas descaroçadas

Preparação:

Numa frigideira aqueça o azeite e coloque os peitos de frango, os dentes de alho laminados, os tomates cortados em pedaços e a respectiva calda. Tempere com sal, pimenta e oregãos. Leve ao lume e quando levantar fervura tape, e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.
Ao fim deste tempo adicione as azeitonas e deixe cozinhar, tapado, durante mais 10 minutos.
Sirva com esparguete!

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin