E foi assim 2013...

No último dia de 2013, não posso deixar de ir espreitar a minha lista de objetivos/desejos/concretizações para este ano, escritas faz exatamente hoje um ano. 12 desejos, um por cada passa, um por cada badalada. 12 concretizações, 12 conquistas que não dependiam só de mim, nem que eram só para mim. 12 objetivos pessoais, familiares e profissionais para mim e para os que eu amo. Sorrio ao olhar para a minha lista, onde 3 desejos ficaram por concretizar: um porque não dependia de mim e a conjuntura não ajudou, outro porque a gravidez foi de risco e não o permitiu e outro porque ainda não chegou o momento, mas pode ser que as coisas se concretizem este ano. É um balanço positivo de 2013. Só podia ser um balanço positivo de 2013!
Para já, este foi o melhor ano da minha vida – porque nasceu o pequeno Zé Maria. E acredito que quem tem filhos, guarde para sempre na memória o ano em que nasceram como o(s) melhor(es) das suas vidas. Eu guardarei para sempre no meu coração o ano de 2013.

Em Janeiro comecei um tratamento de fertilidade e descobri que estava grávida, concretizando assim um desejo que se arrastava nas minhas listas desde 2008. Foi também o mês em que descobri que a minha cunhada também teria um bebé. Tinhamos 4 semanas de gestação de diferença!
Em Fevereiro contámos à família e amigos mais chegados e vivemos juntos a alegria e um novo membro, muito amado, a caminho.
Em Março saiu o terceiro livro “O que faço hoje para jantar?” e a resposta dos leitores e fãs foi muito boa! Partilhamos com todos os que nos rodeavam a notícia de que um bebé estaria para chegar.
Em Abril vivemos dias difíceis, um grande susto que nos acompanhou até ao mês seguinte e descobrimos que era um José Maria que aí vinha. “O que faço hoje para jantar?” continuou a correr bem, muito bem, nesta altura já com várias edições.
Em Maio respiramos fundo e começamos a viver plenamente a nossa gravidez e o nosso bebé. Fico também a saber que uma das minhas concretizações para 2013 não ia acontecer. Paciência!
Em Junho tivemos uns dias de descanso a sul, e começaram a surgir novos planos para novos projetos.
Em Julho a minha irmã recebeu o telefonema que tantos outros portugueses gostariam também de receber – “o emprego é seu!” E assim se concretizou mais um dos meus desejos para 2013.
Em Agosto a barriga já começava a pesar, eu estava mais radiante e feliz do que nunca e ultimavam-se os preparativos para receber o José Maria e o meu sobrinhos João Maria.
Em Setembro foi o grande mês. Dia 2 nasce o meu sobrinho, e no dia 18 o José Maria para grande felicidade de todos. O meu maior desejo ganhou assim vida em Setembro de 2013.
É também o mês que a minha irmã deixa a casa dos pais e ruma sozinha para Lisboa para começar a viver uma nova etapa da sua vida. (Eu disse que tinha sido um grande mês!) Os meus pais vêm a filha mais nova a sair de casa e ganham um neto. Os meus sogros recebem dois netos no espaço de 15 dias!
Em Outubro vivo enamorada pelo meu filho. Descubro-o em cada minuto. Choro só de olhar para ele porque a felicidade era (é) tão grande que transborda de mim em lágrimas que me escorrem pela cara.
Em Novembro novas pessoas. Novos contatos. Ideias para projetos, para o futuro. Fico muito feliz. São desejos para escrever na lista de 2014 e que enriquecem 2013.
E chegou Dezembro. O meu mês. 35 anos e um filho nos braços. Todos os meus comigo e com saúde, ainda que não a saúde perfeita, mas todos comigo. Mais um desejo de 2013 concretizado.

Só posso mesmo dizer que 2013 foi um grande ano. Um ano maravilhoso e que me trouxe o melhor do mundo.
Que venha 2014, cá estarei para o receber com o melhor de 2013! E para todos os que aqui me seguem, espero que o 2013 tenha sido também um ano generoso para vocês. Mas se isso não aconteceu, 2014 está aqui mesmo ao virar do dia, e então que seja este o ano dos vossos planos, desejos e objetivos se concretizarem.
Bom ano a todos!

8 comentários :

  1. Obrigada Joana!
    Bom ano para ti também e recheado de muitas concretizações como em 2013! :)
    Beijinho grande e continua a partilhar receitas maravilhosas! :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha..grande ano o seu!!!!
    Um Novo Ano à medida dos teus desejos e de concretização dos teus mais belos sonhos!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Joana, uns melhor outros pior, acho q no final do ano, se olharmos bem, todos temos coisas pelas quais estar gratos no ano q agora termina :) Claro que para ti 2013 foi um grande ano, principalmente ao nível pessoal, com a chegada do pequeno Zé Maria :) É evidente q tds esperamos o novo ano com expectativas, sempre a desejar q seja melhor do q o q termina, mas se olharmos bem para as nossas casas e para dentro de nós, encontramos mts motivos p sorrir e sermos mais felizes! Que 2014 seja um ano de mt sucesso para tds nós, mas tb sejamos mais solidários, menos mesquinhos e mais humanos! Feliz Ano para ti e td a tua família e para todos os q visitam o teu cantinho com carinho :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por esta companhia diária cheia de sugestões!
    Desejo-lhe um Bom Ano Novo na companhia daqueles que mais ama!
    Um abraço. Elisa

    ResponderEliminar
  5. Joana,
    Joana,
    Muito obrigada por estares aqui e partilhares connosco as tuas receitas, as tuas vivências, as tuas lágrimas e risos.
    Que continues o teu caminho agora mais preenchido com o coração cheio de alegrias e iluminado pelo teu Zé-Maria. Que ele te dê muitas e muitas alegrias. Ao ler as tuas palavras, acredita o quanto me emociono, porque sinto o que sentes ;)
    Venha um 2014 pleno de força, com muitos projectos e boas novas :D
    Um grande beijinho
    Romã:*

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! Muitos parabéns por todas estas concretizações. O momento em que os nossos filhos nascem ficam para sempre no nosso coração, sei como é! É lindo!
    Que este seja um ano cheio de mais concretizações!
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Imprimir