Chocolate Quente com Gengibre e Cardamomo

Cá em casa cumpriu-se a tradição. Este dia 1 de Dezembro teve um acordar especial com os barulhinhos do Zé Maria a fazerem-se ouvir. Olhei para ele e recebi um lindo sorriso como que a dizer “Bom dia mamã, Bom Natal”. O seu pijama vermelho já anunciava o natal dizendo “I love Christmas”.
Acordamos e levantamo-nos os 3. Em pouco tempo a musica de natal soava lá em, casa e começavam-se a abrir as caixas com os enfeites de natal, as luzes, as velas e as restantes decorações.
Na mesa da sala de jantar a minha toalha de natal favorita, a que tem mais de 30 anos que me lembra a minha bisavó Augusta que curiosamente faria anos ontem se fosse viva. Fui para a cozinha preparar o nosso chocolate quente, também tradição do nosso natal em todos os dias 1 de Dezembro.
Em breve estávamos a tomar o pequeno almoço ao som de “All I want for Christmas is you”, enquanto olhávamos o Zé Maria embevecidos. Ele, olhava fixamente para as luzes da árvore de natal.
Depois disso foi tempo de decorar a árvore, a casa e de começar a entrar no espírito, com o nosso amor pequenino a “colocar” na árvore o seu primeiro ornamento, o que comprei especialmente para ele.
E assim começou o nosso natal. (E fica aqui a receita que usei este ano para o nosso chocolate quente!)

Ingredientes para 2 pessoas:

300ml de leite
75ml de natas
125g de chocolate em barra com 70%cacau
1 colher de café de gengibre em pó
2 vagens de cardamomo
1 pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa panela pequena. Acrescente o leite, as natas, o açúcar, o pau de canela, o gengibre e as vagens de cardamomo previamente esmagadas com um maço de cozinha.
Leve tudo ao lume e vá mexendo até o chocolate estar derretido e a mistura ter levantado fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe ferver, mexendo, mais 1 minuto.
Retire e sirva quente.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que "post" ternurento!... Beijinho para o Zé Maria e papás :) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Será que esta receita funciona com leite de soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:14

      Se funciona com esta não sei mas, com a do ano passado funcionou e muito bem!

      Fiz para o pequeno - almoço do dia 25 e, em minha casa, só se usa leite de soja.

      Não sei se ajuda mas, espero que sim.

      Sandra Martins

      Eliminar
  3. Uma verdadeira maravilha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. quero agora para o lanche!

    Passatempo a decorrer no meu blog com um super prémio! Participa!

    http://pratosquefalam.blogspot.pt/2013/11/passatempo-pratos-no-natal.html

    ResponderEliminar
  5. Tão bom... e tão bem que sabe agora! :)
    Beijinhos doces.

    Espreita aqui o desafio de Natal que tenho a decorrer no meu blogue e participa! ;)
    http://receitasdapiteca.blogspot.pt/2013/11/desafio-de-natal-2013.html

    ResponderEliminar
  6. O seu post tocou-me muito de deixou- me cheia de saudades

    ResponderEliminar
  7. Anónimo07:56

    A Bigusta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe22:52

      Por acaso era a nossa querida Biguta que faria 101 anos... Não sei porque o Anónimo lhe mudou o diminuitivo, que lhe foi dado pelas minhas duas filhas, Joana e Mariana. Só para esclarecer! Mãe

      Eliminar

Imprimir