Pastelinhos de Atum e Azeitonas

Apesar de a minha cabeça andar em modo natal, de a mesa da sala já parecer a casinha do Pai Natal com papel de embrulho, fitas e algumas coisas para embrulhar, as refeições do dia a dia continuam a sair da cozinha, pois há uma família para alimentar.
Vou cozinhando ao sabor do que me apetece comer e fazer. Andava com vontade de uns pastelinhos folhados. O atum e as azeitonas foram uma combinação de ocasião. Ficaram deliciosos e tão simples de fazer. Para fazer de véspera e com sobras perfeitas para levar na marmita no dia seguinte.
Fica a sugestão.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 placa de massa folhada refrigerada retangular
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 lata de atum em azeite
20 azeitonas pretas descaroçadas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de salsa picada
½ pimento verde
Sal e pimenta q.b.
1 gema para pincelar
Sementes de papoila (opcional)

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num tachinho juntamente com o azeite. Assim que a cebola começar a ficar translucida acrescente o pimento cortado em cubinhos pequenos. Deixe refogar alguns minutos e acrescente as azeitonas cortadas em pedaços, o atum previamente escorrido e a salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe arrefecer completamente.
Corte depois a massa folhada em 4 pedaços iguais. Quando o recheio de atum estiver frio divida-o pela massa folhada e dobre depois a massa folhada formando 4 retângulos. Pressione os bordos com um garfo e pincele depois os pasteis com a gema de ovo e polvilhe com as sementes de papoila.
Leve os pastelinhos ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até os pastelinhos estarem folhados e dourados.
Sirva com arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Olá,
    que dica preciosa, uma bela sugestão para o natal.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  2. Hmm, gostei! De vez em qd costumo fazer as tuas empadinhas de perú, mas versão 'restos de frango e legumes' e esta variante com atum tb me agrada e vou tentar fazer um dia destes :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. tua cota10:13

    recheado de merda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:19

      Oh senhora, não gosta, não comenta!!! Tenha vergonha!!
      Há pessoas que só estão bem é a criticar o trabalho dos outros, mas vai-se a ver e essas pessoas não fazem nada!!! Gente tão pequenina!

      Eliminar
  4. Adorei esta sugestão!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Imprimir