Gratinado de Beringela e Carne com Molho de Queijo Creme

O Zé Maria está quase com 7 meses. E eu estou rendida a cozinhar comida para bebé.
Adoro fazer as sopas dele. Batata doce, feijão verde, alho francês, brócolos, couve flor, batata, curgete, cenoura, abóbora, couve, cebola, alface, eu sei lá que legumes mais. Frango, peru, borrego e vaca (ainda não come peixe). E depois inventar combinações diferentes entre todas estas coisas. Nunca faço duas sopas iguais, nem uso o método de manter uma base fixa. E o meu rapazinho lindo lá vai comendo tudo com mais ou menos fastio. Depois da sopa, lá vem a fruta. Curiosamente não gosta nada de banana… e para já pera e papaia são as suas frutas favoritas.
Começamos também com as papas… mas numa versão muito mais natural. Nada de papa de compra. Cá em casa damos papa de aveia ao Zé Maria e ele adorou desde o primeiro dia.
Para além de fazer as nossas refeições, tenho também a enorme responsabilidade de cozinhar para o meu filho. De lhe diversificar a alimentação o mais possível. De o apresentar à maior variedade de ingredientes possíveis. De lhe começar a criar hábitos alimentares saudáveis e equilibrados. Em suma, acredito que está nas minhas mãos os fundamentos para a maneira como ele se alimentará no futuro.
E é preciso paciência! Para introduzir novos alimentos que às vezes têm sabores que não lhe são tão agradáveis. Para dar colher atrás de colher que às vezes vem “cuspida”. Para não ceder de cada vez que começa a choramingar porque acha a textura estranha. Para não desistir às primeiras recusas. Mas é verdade quando se diz que “primeiro estranha-se, e depois entranha-se”. Agora choraminga quando não tem a boca cheia!
Mas nem só de comida para o Zé Maria se vai vivendo cá em casa – ainda bem, porque senão o blogue tinha virado um baby food blog – e ainda é preciso fazer o nosso jantar de cada dia.
Este gratinado foi preparado num destes dias.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequenas
2 tomates
250g de carne de vaca picada
100ml de molho de tomate caseiro (ou polpa de tomate ou tomate picado)
1 alho francês pequeno
1 raminho de manjericão fresco
1 cebola
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
200g de queijo creme para barrar tipo Philadelphia (usei com sabor a tomate e oregãos, mas podem usar do normal)
50ml de leite

Preparação:

Pique a cebola e corte o alho francês em rodela fininhas lavando-o bem de seguida.
Leve um tacho ao lume com uma colher de sopa de azeite e junte a cebola picada e o alho francês deixando refogar bem. Acrescente depois a carne picada, envolva bem e deixe cozinhar até que a carne comece a ganhar cor, Acrescente agora o molho de tomate, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando.
Entretanto corte as beringelas em rodelas e tempere-as com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Numa frigideira ou chapa anti-aderente cozinhe as fatias de beringela até que fiquem maleáveis. Retire-as e reserve.
Corte o tomate em fatias.
Num prato que vá ao forno e à mesa coloque uma camada de beringela grelhada. Cubra com a carne picada e sobre esta disponha as rodelas de tomate e as folhas de manjericão. Cubra Agora tudo com a restante beringela.
Numa taça misture o queijo creme com o leite de modo a obter uma espécie de molho cremoso, e verta sobre o preparado de beringela e carne.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que fique gartinado e a borbulhar.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Parece delicioso! Estou aguardando que as berinjelas cheguem aos mercados daqui para começar a cozinhá-la. Levo a tua receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta ideia, a fazer e daqui a algum tempo até o Zé Maria come também, Bjs

    ResponderEliminar
  3. Joana Góis11:27

    Bom dia!
    Adorei a receita! Adoro beringela!!! Quero experimentar em breve!
    E entendo perfeitamente os esforços na alimentação do Zé Maria; quando eu tiver filhos, espero conseguir torná-los verdadeiros "aventureiros" alimentares, sem receios de experimentarem coisas novas.
    Cumprimentos*

    ResponderEliminar
  4. Eu e o pequeno estamos em sintonia - também detesto banana!
    Este prato deve ser muito bom :)
    Hoje é 5ª Feira, e por isso "Há vida além da massa de atum" :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-2-duas.html

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:36

    Posso pedir que partilhe as suas receitas de sopas para bebé? O meu filho sofre imenso com gases e sinto que lhe estou sempre a fazer as mesmas sopas, pois evito tudo o que lhe possa causar flatulência (coisas como bróculos deixam-no tipo balão, e alho francês nem tive coragem de experimentar...).

    ResponderEliminar
  6. Que óptimo aspecto. Vou experimentar este prato ;)

    beijinhos
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Mas acredite que um baby food blog seria uma coisa muito interessante. Porque não fazer também essas partilhas?
    Eu teria agradecido muito por essa possibilidade quando tive que começar a cozinhar para o meu filho. A verdade é que acho que ele acabava por comer sempre as mesmas coisas e talvez por isso está a revelar-se um pouco esquisito na comida.
    E então a parte das papas, acho mesmo essencial.
    Fica a dica.
    Obrigada e todo o sucesso Joana.

    ResponderEliminar
  8. Um exemplo de MÃE! Adorei a questão da aveia. O Zé Maria é um bebé cheio de sorte com a tua preocupação com a sua alimentação. Espero um dia fazer o mesmo... Bjs

    ResponderEliminar
  9. Vanda16:19

    Concordo coa a ideia de um baby food blog, pense nisso Joana, seria uma grande ajuda para muitas mamãs. e já agora como faz a papa de aveia para o seu bebé? bjs

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:59

    Olá Joana, tenho um Vasco com 2 anos e meio, e gostaria muito de saber como faz as papas de aveia para o seu Zé Maria. Tenho comprado papas biológicas que só com o açúcar das frutas mas tenho q juntar um pouco das comerciais para adoçar um pouco.
    Agradeço mto a sua ajuda.
    Andreia Neto

    ResponderEliminar

Imprimir