Pão de Páscoa com Alecrim e Azeite

Todos os anos, o meu afilhado Tiago me oferece o seu ramo de Domingo de Ramos benzido. Uma tradição que eu desconhecia, esta de oferecer o ramo à madrinha, mas que acho muito engraçada e este ano vou adotar com o Zé Maria que, apesar de ainda não ter oficialmente madrinha, lhe vai oferecer o “seu” ramo de Domingo de Ramos.
Sendo ou não o ramo oferecido pelo afilhado, sempre aproveitei o ramo benzido para cozinhar… Normalmente para temperar o borrego (com o louro e o alecrim) do almoço de domingo de Páscoa. Acho engraçado aproveitar assim o ramo de cheiros num almoço Pascal.
Este ano porém, utilizei o alecrim do raminho que o Tiago me deu numa receita diferente. Num pão “Pascal” salgado, preparado com azeite e alecrim e que deixou a minha cozinha a cheirar divinalmente, para além de ser um pão delicioso, ideal para servir no domingo de Páscoa, como entrada para molhar num bocadinho de azeite bom.
Adorei fazer este pão, como aliás adoro fazer todos os pães. Confesso que por vezes tenho preguiça de amassar à mão, mas quando tenho tempo adoro essa parte da tarefa. Adoro o cheiro do fermento. De sentir a massa nas mãos. De a bater, empurrar e amassar contra a bancada da cozinha. E depois de tantos maus tratos , e de a deixar repousar. E adoro o maravilhoso mistério culinário de ver a massa crescer. Tudo por ação do fermento.
E seja para fazer pão à mão ou na máquina. Amassado de forma tradicional ou com ajuda mecânica confesso que o meu fermento de eleição é o Fermipan.(http://www.touch.pt/pt/novidade/75/passatempo-ganhe-uma-bimby-com-ferimpan/)
Para pão, folares, massas de pizza ou tudo o resto que peça fermento de padeiro ( que acaba sempre por ser substituído pela levedura seca que tenho sempre em casa!). Por isso, quando a Fermipan me convidou para preparar uma receita dedicada à Páscoa, não foi nada difícil. Desde sempre que os meus folares são preparados com Fermipan. Portanto este ano, para ser diferente uma receita de pão de Páscoa com Alecrim e Azeite.
Os folares, esses, só serão preparados na sexta-feira para serem entregues “fresquinhos” aos afilhados.

Ingredientes para 1 pão tipo “focaccia”:

1 saqueta de fermipan
1 colher de sopa de açúcar
475g de farinha
300ml de água morna (37ºC)
2 colheres de sopa de azeite (30ml) + para pincelar
2 colheres de sopa de flor de sal
1 raminho de alecrim fresco previamente picado (cerca de 2 colheres de sopa)

Preparação:

Numa taça misture a água morna com o açúcar e o fermento e deixe repousar uns minutos.
Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água, fermento e açúcar. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.
Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão ou uma batedeira se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos,
Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.
Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas e pincele a massa com azeite, polvilhe com a restante flor de sal e com o alecrim picado.
Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Sirva o pão cortado em cubinhos juntamente com um pratinho com um pouco de azeite para ir molhando o pão.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Ficou com um aspeto delicioso!!!!
    As fotos ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  2. Adoro focacia, por isso este pão deve ser delicioso pois é tão parecido com a dita :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:42

    Olá! Tem um óptimo aspecto! Que tipo de farinha usou? Obrigada. Mónica

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa! Assim que puder vou experimentar :)

    ResponderEliminar

Imprimir