Caramelo de Malaguetas do Gary

A Páscoa foi tudo de bom. Na sexta feira fizeram-se folares e preparam-se os miminhos para os afilhados e sobrinhos. No sábado foi dia de juntar os afilhados, os padrinhos, madrinhas e compadres e de celebrarmos com eles num almoço para 14 que durou das 13h às 19h. Um almoço que teve direito a crianças a correr pela casa. A tapetes e almofadas fora do lugar. A brinquedos espalhados por todo o lado. Ao meu amigo Tiago a dormir uma soneca no sofá, como já vem sendo hábito. A crianças a chamarem vezes sem conta para irmos resolver as “quezílias” com a wii. A chá para ajudar a digestão. A muitas conversas animadas. A brindes. A sorrisos. A sessão fotográfica para a posteridade. A muita louça suja, muitos copos sujos. Um almoço que junta crianças e adultos numa comunhão perfeita do que passam a ser os ”jantares de amigos “ quando há filhos. Foi bom. Muito bom. E esperamos que para o ano haja novo evento “padrinhos e afilhados”.
No domingo de Páscoa a ida a missa. Levar o Zé Maria a ver a tia-avó e a bisavó. Almoçar em casa de uns avós com a tia e os bisavós. Lanchar em casa do tio, da tia e do primo. Jantar em casa dos outros avós com a outra tia e as primas e ainda ver a restante família paterna que, entre a Páscoa e a animação da vitória do Benfica (nem acredito que estou a falar do Benfica no blogue…), se acabou a juntar em casa dos avós.
Num fim de semana de Páscoa em que se juntou os amigos e a família. Os padrinhos e os afilhados. Onde houve tempo para tudo e para todos os que correspondem ao nosso amor.
Porque não é a falta de tempo que nos priva de estar com quem amamos. É a falta de vontade.
Porque todos os dias sou agradecida das pessoas que tenho à minha volta. Porque todos os dias sou agradecida pela minha vida que tem tanto de imperfeita como de perfeita.
Mais uma Páscoa, mais uma oportunidade de renovação e de renascimento. De nós para os outros. Dos outros para nós.
E uma receita de caramelo de malaguetas que não tem nada a ver com a Páscoa, mas que foi preparado num destes dias com base numa receita do Gary do Masterchef Australia.

Ingredientes para 1 frasquinho pequeno:
(adaptado de uma masterclass do Gary na 5º temporada do masterchef australia)

5 malaguetas vermelhas tipo chili
250g de açúcar
100ml de água
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
Molho de peixe (fish sauce) q.b.
1 limão grande

Preparação:

Corte as malaguetas em rodelas fininhas e reserve.
Num tachinho coloque o açúcar e a água e leve ao lume, sem mexer e apenas agitando o frasco, até obter um caramelo de cor escura – mas sem deixar queimar o açúcar. Quando o caramelo estiver pronto junte o sumo de limão de modo a que o caramelo “arrefeça” e pare de cozinhar. Acrescente a malagueta em rodelas e o gengibre e mexa bem. Acrescente se necessário um pouco mais de sumo de limão.
Tempere depois com cerca de 1 colher de sopa de molho de peixe e guarde o molho já pronto num frasquinho esterilizado.
Guarde no frigorifico.
Este caramelo é delicioso servido com frango grelhado ou como molho para servir co asinhas de frango assadas no forno.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Muito interessante, fiquei bastante curiosa ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Vi a master e fiquei curiosa.
    A ver se agora me animo!

    ResponderEliminar
  3. super interessante esta sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. "nem acredito que estou a falar do Benfica no blogue…" Ha, hahaha... tão bom :)
    Vou experimentar o caramelo de certeza!!!

    ResponderEliminar

Imprimir