Pizza de Manjericão e Parmesão

Tudo o que é bom, acaba depressa. Foi assim que passaram estes dias de descanso. Ainda agora chegamos e já só pensamos quando vamos poder voltar. Conhecer as nove ilhas dos Açores é um objetivo. Gostamos mesmo muito da Terceira. Das paisagens, da comida, mas principalmente das pessoas. Todas muito afáveis, gentis e simpáticas. Desde a Elisa(?) do restaurante Ti´Choa com quem ficamos à conversa mais de 2 horas e que nos contou tudo sobre a história da ilha, das suas tradições e dos seus costumes. Do Sr. Fernando que conhecemos no avião e que se disponibilizou a levar-nos à base aérea das Lajes. O militar que nos fez a visita ao Castelo de S. João Batista (que é uma base militar) e que nos contou algumas histórias e pormenores curiosos, além de nos ter dado umas explicações sobre a base militar. A senhora que nos mostrou o Museu do Vinho em Biscoito e nos contou acerca da história do vinho e da vinha na região, ao rapaz simpático que nos convidou a entrar na casa onde nasceu Vitorino Nemésio – e onde nós não estávamos para entrar - e onde fui agradavelmente surpreendida por tudo mas principalmente pela simpatia e generosidade. (E onde fiquei a saber que o Vitorino Nemésio está sepultado aqui em Coimbra!).
Muito bom também, foi poder conhecer a Elvira. Uma mensagem enviada a medo pelo facebook. Uma resposta positiva e um encontro que adorei. Conhecer a Elvira foi para cima de espetacular. O “bistrot”  (http://elvirabistrot.blogspot.pt/) foi o primeiro blogue de culinária que conheci e foi, sem dúvida o blogue que me levou a criar o meu próprio blogue de culinária. No tempo dos blogues sem food styling, & photography, mas apenas de receitas.
E depois foi a primeira viagem que fizemos os 3, em família. E foi bom, muito bom.
De regresso uma pizza bem rápida para saborear no conforto de casa. No sofá. A um domingo à noite.

Ingredientes para 1 pizza:

350g de massa de pão (comprei na padaria)
75ml de molho de tomate caseiro
3 colheres de sopa de molho pesto
1 tomate
1 bola de mozarela fresca
50g de queijo parmesão (ralado na hora)
1 raminho de manjericão fresco

Preparação:

Estenda a massa de pão e coloque-a num tabuleiro redondo próprio para pizza.
Cubra a base com 2 colheres de sopa de molho pesto, espalhando bem, e depois com o molho de tomate caseiro.
Corte o tomate em fatias assim como a mozarela fresca e disponha-as sobre a base de pizza. Cubra depois tudo com o parmesão ralado na hora e disponha o restante pesto, em montinhos, sobre a pizza.
Leve a apizza a assar em forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 20 minutos ou até a pizza estar cozinhada.
Retire-a do forno e polvilhe com folhas de manjericão fresco antes de cortar em fatias e servir.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Os açorianos são pessoas muito generosas, que transbordam simpatia :) Eu já conheço uma ilha, faltam-me 8.
    Esta piza pronto, é só maravilhosa.
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:17

    Essa pizza vinha mesmo a calhar... Estou cheia de fomeca!
    Que pena não se ter encontrado com a Martina do blog Sabores com Contraste!! Ela está a viver nos Açores...talvez esteja em São Miguel, porque na Terceira toda a gente se conhece!!!beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:23

    Parece boa! Cá em casa gostamos muito de uma boa pizza caseira :)

    ResponderEliminar
  4. Chamou-me à atenção a pizza, que vou ter de testar claro, mas ao abrir e ler sobre a Terceira foi uma boa surpresa! Sou de São Jorge, mas nasci na Terceira de onde a minha mae é natural e onde temos casa! É sempre bom saber que gostam das nossas ilhas! ;)
    É de coimbra? Eu estudei aí! ;)

    beijinho
    Isa M., Tic Tac Living


    ResponderEliminar
  5. Olá Joana. Hoje vim à procura de receitas com quinoa mas não encontrei. Comprei da vermelha, preparei e depois fiz com legumes salteados, mas não gostei muito. Costuma usar? Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acho que a Elvira é mesmo a referência mais forte para todos os que gostam de receitas e boa comida e seguem a blogosfera antes das modas e modismos. A qualidade do que ela partilha faz com que se mantenha uma referência, tantos anos depois. Nunca deixo de passar por lá!
    Nunca estive com ela ao vivo e a cores, mas é certamente um "ponto de paragem" obrigatório numa visita aos Açores, lol. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana ! Acredita que tu e a Joana são mulheres inspiradoras para mim. E muito. :) Beijos grandes.

      Eliminar
    2. Nem mais Susana :)
      Eu sou desse tempo e tenho muitas saudades de quando os blogues eram feitos com o coração, no sentido da partilha. Claro está que dão os seus frutos, mas não como hoje, em que nascem como cogumelos para efeitos comerciais.
      Um beijinho grande a ti, à Elvira e à Joana, pois todas foram e continuam a ser uma inspiração para mim.
      Bjs
      Romã :*

      Eliminar
  7. Também adorei conhecer-te, Joana ! Assim como o Miguel e o Zé Maria. E nem imaginas o quanto fico orgulhosa por te ter inspirado. Agora, inspiras as pessoas também com os teus livros. Um sucesso mais que merecido, fruto de muito trabalho, carinho e dedicação. Beijos grandes. PS : será sempre muito bem recebida nesta ilha. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro pizza caseira ! Sou muito sincera, nunca usei pesto na cozinha, a verdade é que não sei muito bem como fazê-lo ... Mas sempre foi uma coisa que me chamou a atenção e me despertou curiosidade !

    Que outro tipo de usos podia ter ?

    obrigada ! :D

    ResponderEliminar
  9. É verdadeiramente um sentimento muito especial quando olhamos nos olhos quem seguimos virtualmente e nos quais vislumbrámos a nossa própria inspiração! No meu caso, o teu blog foi dos primeiros com o qual tomei contacto e foi a minha inspiração para criar o meu. Fica aqui desde já o meu obrigada por tudo com o que nos inspiras e pelas partilhas; não só de receitas, mas empre acompanhadas de uma história ou acontecimento onde nos permites entrar na tua vida de alguma forma. Em relação ao food styling (que não é de todo o que o meu blog apresenta), às vezes sinto uma certa pressão nesse sentido. Mas eu não só fotógrafa.. sou só uma pessoa que gosto de cozinhar e partilhar, apesar de tentar evoluir nas imagens que mal ou bem vou tentando apresentar. Bem.... já escrevi para além da conta :) beijinhos Joana
    Até já
    Lúcia

    ResponderEliminar
  10. Eu também me senti inspirada pelo blog da Elvira a par com o Chucrute com Salsicha da Fer até que ganhei coragem para criar o meu. A blogosfera evoluiu muito desde então e apesar de pulularem por aí blogs muito bons eu continuo a guardar um cantinho especial no meu coração para os blogs "old school" que tantas ideias me deram e de quem fiz tantas receitas deliciosas.

    ResponderEliminar
  11. Essa pizza parece q chama por mim ;) Das tds as Ilhas açorianas, só conheço a de S. Miguel, q já visitei duas vezes e adorei! Mas falam maravilhosamente bem de tds as ilhas, gostava de conhecê-las tds um dia :) Bjinhos e as férias sabem sempre a pouco :)

    ResponderEliminar

Imprimir