Salada de Massa com Peito de Peru com Ervas Primor e Molho de Mostarda, Mel e Limão (receita também em video)


Estamos finalmente na primavera e, apesar da chuva dos últimos dias, e começa a vontade de preparar receitas mais primaveris e para comer ao ar livre.
Cá em casa já se começou a preparar a zona do jardim para em breve dar início aos nossos churrascos. Vamos a ver se o tempo ajuda. Na verdade o jardim está mais colorido, o nosso pessegueiro carregado de flor, e o cantinho das aromáticas a começar a ficar mais bonito.
Daqui a pouco é altura de colocar umas alfaces e uns tomates cereja, e os nossos morangueiros estão carregados de flores. Vamos a ver se temos ou não colheita, ou se os passarinhos vão comer todos os nossos morangos...
Neste panorama de primavera, o pedido da Primor  para preparar uma receita com o novo peito de peru com ervas não poderia ter chegado em melhor altura. E por isso, uma salada de massa, que preparo tantas e tantas vezes assim que os dias maiores começam a chegar, e que são perfeitas para refeições rápidas e mais ligeiras, e também para levar na marmita, e para transportar em refeições ao ar livre- os piqueniques que tanto gostamos de fazer.
O novo peito de peru com ervas  da Primor está disponível ao balcão no seu supermercado habitual, e é assim ideal para poder pedir uma fatia grossa para depois preparar esta fantástica salada. A combinação de ingredientes frescos e do  molho de mostarda, limão e mel, tornam esta salada irresistível e surpreendente. Mesmo a chamar a primavera!



Ingredientes para 2 pessoas:

140g de massa curta previamente cozida
2 mãos cheias de rucula
1 bola de queijo mozarella fresco
10 cogumelos frescos laminados
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda de dijon em grão
1 colher de sopa bem cheia de mel
sumo de limão q.b.

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e adicione os cogumelos. Deixe começar a saltear e assim que começarem a murchar, junte depois o peito de peru primor previamente cortado em cubos. Envolva bem e retifique de sal e pimenta. Assim que os cogumelos estiverem cozinhados junte a mostarda e o mel e envolva bem. Junte depois sumo de limão, mais ou menos duas colheres de sopa. (Se achar demasiado ácido ou muito doce, retifique com um toque mais de mel, ou com um pouco mais de limão!) Envolva bem e retire.
Numa saladeira coloque a massa, a rucula e junte o queijo mozarella cortado em cubos. Acrescente depois a mistura de peito de peru, cogumelos e o molho e mostarda, mel e limão e envolva bem.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

(post escrito em parceria com a Primor)

1 comentário :

  1. Anónimo09:58

    Uma boa ideia para os dias que se avizinham, a cheirar a piqueniques (se o tempo deixar!
    Curiosamente, tenho um pouco de fiambre de perú que comprei a pensar numa salada de massa, e o molho usado lembra um que usei para uma salada de beterraba assada (não levava mostarda, mas raspa e sumo de limão, além do mel e azeite).
    Esta salada é capaz de sair com que houver em casa (fiambre de perú, cogumelos shitake congelados ou desidratados, e alface), para uma refeição "expresso".
    Os dias já estão a ficar mais amenos (ou quase), e os jardins e campos já estão a ficar floridos e coloridos, convidando a atividades ao ar livre.
    No quintal, as árvores de fruto já estão floridas e a perfumar o ar, os morangueiros floridos e a ganhar alguns frutos (espero este ano, não perder para os pássaros!), os arbustos de frutos vermelhos já estão a "acordar" do sono invernal, e as flores já começam a dar um pouco de cor. Os pássaros já começam a aparecer, com maior frequência e a servir de despertador, bem como as abelhas, tão necessárias para polinizar as árvores (este ano, já vi mais abelhas que em anos passados). É o ciclo da vida a renovar-se!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir