Tirinhas de Frango Marroquinas com Salada de Couve, Cenoura e Hortelã


Não há nada como uma mesa bonita e bem posta. Seja para receber os amigos, seja para as refeições da semana. E cá em casa, mesmo com os miúdos que sujam muito, mesmo com refeições às vezes entre birras e colheres atiradas contra a mesa ou contra o chão, sopa cuspida ou choro de “não gosto disso”, há sempre uma mesa cuidada.
Antes do miúdos havia individuais que, por mais que goste de os usar, reconheço que se tornam muito pouco práticos com eles. Agora opto por toalhas, lisas, estampadas e até bordadas, daquelas que havia no meu enxoval (sim, fui daquelas que teve enxoval completo numa arca de madeira, e que recebia na Páscoa, aniversário e no Natal, da madrinha e da avó Cila, coisas para o enxoval). Usamos também guardanapos de pano, a condizer com a toalha ou com os individuais. Com argolas bonitas ou em sacos de guardanapo.
Uso pratos brancos - os que ando a usar agora devem ter mais de 50 anos -  e copos transparentes. E gosto depois de “decorar” a mesa com bonitas taças, travessas e afins, que tenho de mil e um tamanhos, cores e feitios. Sou completamente viciada em louça de servir e não resisto a peças que considere bonitas e em conta!
E na nossa mesa não há comida em tachos (a excepção é feita para coisas como arroz de cabidela, ou para as cataplanas....) Nada contra, mas já em casa dos meus pais se contam pelos dedos das mãos as vezes que um tacho é colocado na mesa. Talvez por isso, também não goste de o fazer em minha casa. E por isso dou muito uso a todo o tipo de louça de servir que vou comprando. E gosto, gosto mesmo muito de me sentar a uma mesa bonita, com louça bonita. Dá-me alegria! E devemos estar sempre rodeados de coisas que nos fazem sentir bem e felizes.
E compro em quase todo o lado. Das mais baratas de refugo, a coisas mais perfeitas e de marcas conhecidas. Desde que alguma coisa me chame a atenção e tenha um preço justo, dificilmente não a trago comigo. Tem sido portanto muito difícil fazer compras no Continente, porque a marca KASA tem sempre peças muito giras. Dificilmente consigo ir às compras sem passar pela secção das coisas de casa, e há sempre algo mais que me chama a atenção. Há umas semanas comprei uns copos lindos para substituir uns que se foram partindo cá em casa. E apesar de estar só para trazer copos, umas travessas pequenas e amorosas, azuis turquesa com pintinhas deixaram-me encantada. E mais uma vez não resisti.
Com peças bonitas para colocar na mesa - e que também podem ir ao forno - quem é que resiste a levar tachos para mesa? Digam lá se rodeados de coisas bonitas (e uma família que amamos) não nos sentimos todos muito mais felizes?

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
1 limão
2 dentes de alho
sal q.b.
1 colher de sopa bem cheia de Ras- al- Hanout (se não conseguirem encontrar a mistura já feita podem fazer em casa a partir desta receita: https://www.bbcgoodfood.com/recipes/3161675/ras-el-hanout-spice-mix)

Salada de Couve
1/2 couve coração pequena
1 cenoura
1 pernada de hortela fresca
sumo de limão
azeite
sal q.b.

Preparação:

Corte os peitos de frango em tiras não muito finas e coloque-as num recipiente. Tempere depois com um pouco de sal, os dentes de alho esmagados, o sumo de limão e com o Ras-al-hanout. Misture bem e deixe a tomar gosto algumas horas ou de um dia para o outro.
Aqueça depois uma frigideira anti aderente com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Junte as tiras de frango e deixe-as cozinhar de ambos os lados até que fiquem douradas. Retire.
Para a salada. Com a ajuda de uma faca afiada ou com uma mandolina, corte a couve em juliana fina e coloque-a numa saladeira. Descasque a cenoura e rale-a. Junte à couve. Pique as folhas de hortelã bem fininhas e junte-a aos restantes legumes. Tempere a salada de couve com sumo de limão, azeite e sal a gosto e envolva bem.
Sirva as tirinhas de frango polvilhada com um pouco de coentros frescos picados e acompanhe com a salada de couve, cenoura e hortela. Se preferir sirva também com uns palitos de batata doce no forno ou um pouco de arroz.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:47

    Uma ideia diferente para o outro "fiel amigo" a lembrar outras paragens, e com um cheirinho a férias!
    Começo a ser adepta das peças "multiusos" que dão para ir ao forno e servir à mesa, como de peças avulsas que se complementam entre si (normalmente são peças lisas, neutras e outras coloridas). É uma forma descontrair a mesa, mantendo o "formal" informal. Quando era mais pequena, gostava de ver os conjuntos completos de loiça, com decorações mais ou menos discretas. Atualmente, o lema é cor e descontração, simples e coordenado entre si, pois já basta o formalismo do dia a dia.
    Tento ser contida nas loiças, pois o espaço é escasso. No entanto, entre as loiças da minha mãe, e algumas peças avulsas que vou comprando por aí (lojas de loiça ao kilo, hipermercado ou mesmo alguma marca conhecida - se for fora do comum e não pesar muito na carteira), há muito para para usar.
    Uma mesa bonita é uma mesa simpática para desfrutar em família (ou mesmo só, se for o caso), tornando a refeição mais agradável para todos, sem parecer um "frete".
    Irei experimentar estas tirinhas, com toda a certeza, pois é adequada para uma refeição "expresso" durante a semana (desde que "alinhavada" na véspera).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir