Fritata de Camarão, Pimento e Alho Francês


Há receitas perfeitas para acabar com as sobras do frigorífico. Seja uma massa, um arroz frito, uma quiche ou até uma fritata.
Neste caso, o alho francês já a começar a ficar murcho, um restinho de conserva de pimento assado e o fundo de uma lata de leite de coco acabaram numa fritata que estava para ser só com camarão. 
O lema de não desperdiçar é sempre mais do que falado por aqui, mas é um tema com o qual me identifico. Abrir o frigorífico, ver se há algo a necessitar de ser consumido rapidamente e tentar incorporar isso no que vou cozinhar, é mais do que comum na maneira como eu - e acredito que muitas outras pessoas - cozinham.
Escrutinar o frigorífico em busca de alimentos que necessitam de ser consumidos em vez de acabarem no caixote do lixo, deveria ser obrigatório. Deixo-vos este desafio para esta semana que hoje começa. Tentarem não desperdiçar e rentabilizarem tudo ao máximo. 
Aqui fica uma simples forma de aproveitar tudo em forma de fritata!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de miolo miúdo de camarão 
azeite q.b.
2 dentes de alho
4 ovos
sal e pimenta q.b.
1 alho francês
100g de tirinhas de pimento assado em conserva (podem usar pimento fresco)
100ml de leite de coco
75g de queijo parmesão ralado

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com os dentes de alho laminados e um fio de azeite. Assim que o alho começar a querer fritar acrescente o alho francês cortado em fatias finas e bem lavado e deixe murchar. Junte depois o pimento e envolva bem. Acrescente os camarões e tempere com um pouco de sal e pimenta. 
Bata os ovos e o leite de coco numa taça e tempere também com um pouco de sal e pimenta.
Assim que o camarão esteja rosado acrescente a mistura de ovos, reduza o lume e tape, deixando cozinhar cerca de 15 minutos até que os ovos comecem a ficar coagulados.
Retire a tampa e coloque por cima o queijo parmesão ralado. 
Coloque depois a frigideira no forno previamente aquecido a 200ºC com Grill para tostar o queijo e acabar de dourar a superfície da fritata.
Retire do forno, desenforme e sirva acompanhado por legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:46

    E que bonita ficou a fritata!
    Também costumo fazer algo parecido, e o "exercício" de limpar o frigorífico (ou congelador), à procura de restos de legumes ou carnes/peixe, é habitual em casa. Por vezes, o "menu" de parte da semana é feito de refeições "limpa-restos" (empadão, lasanha fingida/rolinhos de lasanha/rotolo com carne picada/peixe desfiado), fritata, etc).
    Também, andei em "limpezas" e fiz uma espécie de salada de favas e batata doce (era para ser só de favas, mas não tinha em quantidade suficiente e "enchi" com a batata doce), para testar uma receita que foi dada na loja dos Açores (Mercearia dos Açores - Rua do Viriato), para usar a açafroa e a pimenta da terra (uma das sugestões de utilização). O molho parece o molho à espanhola e envolvem-se as favas bem cozidas, escorridas e quentes. Neste caso, levou a batata doce, ficando muito bom e bastante colorido! Foi um acompanhamento improvisado para uns bifes de frango grelhados.
    O fim de semana foi mais ligeiro, mas com muitas ideias para dar uso aos ingredientes da cesta da Fruta Feia, e os outros que têm que ser usados.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:24

    Costumo congelar o excedente de leite de coco que me sobra de alguma receita. Depois uso noutros estufados, como caril por exemplo, e às vezes até deito para lá ainda congelado. Nunca vi isto escrito em lado nenhum, mas acho que até nem resulta mal.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto delicioso, cá em casa também não se desperdiça nada, todas as semanas dou a volta ao frigorífico a ver o que necessita de ser consumido de imediato. Tenho imensa dificuldade em deitar comida fora.

    ResponderEliminar

Imprimir