Pannacota de Iogurte e Açúcar Mascavado


E nada como uma pannacota para sobremesa de verão. Uma das minhas sobremesas favoritas, principalmente com fruta fresca, em vez da calda de frutos vermelhos ou outros.
Esta versão com iogurte e açúcar mascavado fica um pouco diferente da original, com um toque caramelizado, mas que liga lindamente com a fruta, e é mesmo um final quase perfeito para as refeições de verão.
Além de ser muito simples de preparar, e nem sequer ser necessário desenformar. Servida nos copos onde vai ao frigorífico fica igualmente perfeita, sem complicações de última hora a desenformar.
Aqui fica.

ÚLTIMAS Vagas: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, sábado, dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para geral@colherdecha.pt.

Ingredientes para 4 unidades:

4 colheres de sopa de açúcar mascavado
200ml de iogurte natural
200ml de natas
2 folhas de gelatina
fruta a gosto para servir (eu usei polpa de granadilhas, mas podem usar, por exemplo polpa de maracujá ou framboesas, mirtilos e morangos)

Preparação:

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria.
Leve depois um tacho ao lume com as natas (diretamente do pacote - não se batem), o iogurte e o açúcar e deixe aquecer bem. (Não precisa de ferver).
Esprema depois as folhas de gelatina e junte-as ao preparado quente, mexendo bem para que fiquem bem dissolvidas.
Divida depois o preparado por 4 tacinhas, formas ou copos e leve ao frigorífico a prender. (Normalmente deixo de um dia para o outro, mas cerca de 6 horas deve ser suficiente)
Para servir pode optar por desenformar as pannacotas e juntar a fruta a gosto, ou servir diretamente nos copos ou taças e colocar por cima a fruta (ou coulis, ou mel se preferir).


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:37

    Uma ideia fresca para animar um dia "murcho"!
    Gosto das pannacotas, e das suas variações com leite de coco ou iogurte, achando esta últimas mais leves, sendo bastante versátil na sua apresentação e "toppings".
    Mais uma ideia para experimentar com a fruta estival (em pedaços, ou molho), fruta assada ou escalfada numa calda aromática, com puré de maçã com canela, ou numa versão extra gulosa: com molho de chocolate ou de caramelo (salgado ou de coco). Agora, só falta comprar a matéria-prima principal (natas e iogurte) para colocar a ideia em prática!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que pannacota deliciosa,...deu água na boca,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia super fresca para dias mais quentes.
    Joana, deixei uma mensagem na caixa de mensagens do messenger.
    Gostaria que lesse.
    Muito obrigada
    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia super fresca para dias mais quentes.
    Joana, enviei mensagem através do messenger. Gostaria que lesse.
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir