Tarte de Espinafres e Tomate Seco


Na semana passada, enquanto fazia “zapping” pelos canais de televisão, passei pelo 24Kitchen e apanhei o programa da Filipa Gomes, o Prato do Dia,  em que ela fazia umas tarteletes (sem glúten) de tomate seco e espinafres.
A receita não podia ter vindo em melhor altura, pois tinha espinafres a necessitarem de ser gastos, tomates secos e andava com vontade de experimentar uma massa sem glúten, de pois de pedidos de várias leitoras a saberem se tinha alguma receita.
Como não tinha em casa os mesmo ingredientes que a Filipa usou na sua receita, experimentei com outras farinhas que tinha em casa e resultou muito bem, mas não se acanhem de fazer esta receita com uma receita tradicional de massa quebrada - como esta, por exemplo - ou até de usar massa quebrada de compra. Não se esqueçam mesmo é de pré-cozinhar a massa antes de colocar o recheio.
O resultado final foi muito agradável e resultou numa versão vegetariana muito saborosa!

Ingredientes:

Massa:
100g de farinha de trigo Sarraceno
50g de farinha de mandioca
50g de sementes de girassol
60g de azeite
1 ovo pequeno
sal q.b.

Recheio:
200g de espinafres frescos
8 tomates secos
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 ovo
100ml de natas
50g de queijo gouda ou emental ralado (ou outro a vosso gosto)

Preparação:

Comece por preparar a massa. Coloque a farinha de trigo sarreceno, a farinha de mandioca, as sementes de girassol e o sal no robot de cozinha e triture tudo até ficar com uma farinha fina. Junte depois o ovo e o azeite e triture até obter uma massa.
Forre uma tarteira pequena com a massa e leve-a a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada.
Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e leve-a ao lume numa frigideira juntamente com um pouco de azeite, e deixe fritar. Acrescente depois os tomates secos partidos em bocadinhos e envolva bem. Finalmente acrescente os espinafres bem lavados e deixe cozinhar até que murchem. Tempere com sal e pimenta.
À parte bata o ovo com as natas e acrescente o queijo ralado. Retifique os temperos.
Coloque o recheio de espinafres e tomate seco espalhado pela base da tarte e termine com a mistura de natas, ovo e queijo.
Leve novamente ao forno pré aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até que o recheio fique firme e dourado.
Sirva acompanhado com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:32

    Gosto desta ideia!
    Quando publicou a fotografia da tarte, fiquei com curiosidade e com ela na cabeça. Acabou por ser a inspiração para fazer com o que tinha em casa: massa folhada, tomate seco, queijo feta, pinhões e um molho de espinafres (que tinha vindo na cesta).
    Estou curiosa com as massas sem glúten, não porque seja intolerante, mas por ter amigos que adoptarem dietas sem glúten (motivos de saúde), e ter um leque de opções para todos. O outro motivo, é experimentar novas farinhas/texturas, para ter opções para quando não tenho farinha de trigo em casa, e não entrar em "parafuso" com a falta desta.
    Mais uma receita para experimentar, assim que volte a ter espinafres (ou mesmo agriões).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hummm....achei esta receita super gostosa e vou fazê-la para o almoço! 😊

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Posso substituir a farinha de trigo serraceno por outra?

    ResponderEliminar

Imprimir