Bolo de Chocolate e Laranja Sanguínea


Desde que vi que as laranjas sanguíneas estavam de volta ao cabaz de frutas e legumes, não resisti em as encomendar... Não que goste mais de as comer do que as laranjas “normais”, até porque as acho mais ácidas, mas porque são lindas de morrer, e são perfeitas para usar em sumos e sobremesas. Fiquei logo com vontade de as experimentar num bolo com chocolate, porque já se sabe que laranja e chocolate são sempre uma boa combinação.
E com a aproximação do fim de semana - e já se sabe - sempre com pessoas a passarem cá em casa, é a desculpa perfeita para fazer um bolo que se sabe que se vai partilhar com aqueles que se mais gosta.
Portanto, mesmo que não encontrem laranjas sanguíneas, aproveitam as convencionais e o fim de semana chuvoso e de frio e vão lá fazer um bolinho. E se quiserem vão até ao facebook e instagram e partilhem comigo, que eu gosto sempre de ver estas coisas!

Ingredientes:

125g de iogurte grego natural
200g de açúcar
250g de farinha
3 ovos
3 colheres de sobremesa de cacau em pó
160ml de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó

Para as laranjas:

2 laranjas sanguíneas (ou outras)
100ml de água
60g de açúcar amarelo

Preparação:

Comece por preparar as laranjas. Lave-as bem e corte-as em rodelas não muito finas - cerca de 1 cm. Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar amarelo e deixe levantar fervura. Junte as rodelas de laranja, reduza para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até as laranjas estarem macias. Retire as rodelas de laranja e reduza o molho que ficou até ficar xaroposo. Reserve.
Para o bolo coloque todos os ingredientes no copo do robot de cozinha - ou numa taça e bata com a batedeira - e misture até estarem combinados. Não bata nem com muita velocidade nem muito tempo para que o bolo não fique enqueijado.
Coloque a mistura numa forma redonda com cerca de 22cm de diâmetro previamente untada e polvilhada com farinha. Por cima disponha as rodelas de laranja a seu gosto.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.
Retire cuidadosamente, deixe arrefecer uns minutos e desenforme depois e coloque numa grelha até arrefecer completamente.
Coloque depois no prato de servir e regue com a calda xaroposa de cozer as laranjas.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo11:53

    Que bela visão para um dia cinzento!
    A combinação de laranja e chocolate é um clássico, e com esta variedade de laranja ainda fica mais vistoso.
    Para experimentar, com as laranjas do quintal, pois não vejo as laranjas sanguíneas à venda (provei uma vez há muitos anos atrás, quando trouxeram uma de Itália).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Há dias fiz o teu bolo de iogurte, chocolate e laranja era tão bom que está receita vai já comigo também. Já dá vontade de provar bom fim de semana Joana

    ResponderEliminar
  3. Fazer no fim de semana mas com.laranja normal 😀😁

    ResponderEliminar
  4. Fazer no fim de semana mas com.laranja normal 😀😁

    ResponderEliminar
  5. Também acho que estas laranjas são lindas mas só as consigo comer mesmo com um pouco de mel.
    O bolo ficou uma beleza mesmo :)
    Beijinho
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que lindo, essa decoração é tudo! Mas pelas colheres de cacau e iogurte grego, percebe-se que o bolinho vale a pena :) que bela sugestão. Beijinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir