Tiras de Lulas Com Azeite e Alho


Foi no meu cabaz do “Peixinho da Lota” que me chegaram umas lulas frescas enormes. A minha primeira ideia foi mesmo fazer um caril de lulas, mas depois, na altura outra coisa surgiu e lembrei-me de fazer as lulas salteadas. Serviram para o nosso jantar com brócolos e batatinhas e ainda sobrou, o que eu para complementar um dos nossos jantares de petiscos.
Estas lulas eram enormes e cortei-as às tiras, mas fica igualmente delicioso com as lulas pequeninas inteiras que se vendem já congeladas (faço imensas vezes para um petisco ou mesmo para caril.)

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de lulas grandes frescas
4 dentes de alho
azeite q.b.
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte as lulas em tiras mais ou menos do mesmo tamanho e tempere-as com um pouco de sal.
Numa frigideira larga coloque um fundo de azeite e acrescente os dentes de alho laminados. Deixe o azeite aquecer e o alho começar a querer fritar, e acrescente as tiras de lulas deixando-as cozinhar. Junte o vinho branco e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar até as lulas estarem macias.
Sirva como petisco, numa mesa de tapas, e como prato principal acompanhe com batatinhas e uma salada verde.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:15

    Gosto desta ideia para variar as lulas.
    Não sou grande apreciadora, e em casa aparecem pontualmente. Esta sugestão é versátil, pois pode ser prato principal ou petisco.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:38

    Olá Joana, parabéns pela princesinha!
    Quanto às lulas, adoro de todas as maneiras e feitios.... Contudo tenho alguma dificuldade com o tempo de cozedura... neste caso quanto tempo devemos deixar a fritar e no caso de serem grelhadas?
    Obrigada,
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:36

      Adoro lulas grelhadas mas nunca faço porque também nunca sei o tempo de cozedura correto...

      Eliminar
  3. Os meus parabéns.
    Adoro lulas e esta sugestão é fantástica, vou experimentar. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Qual a marca de lulas congeladas indica? obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir