Pataniscas Fofas de Bacalhau


O tempo tem passado a correr. O ano que ainda agora começou, já vai para o terceiro mês. E eu confesso que nem tenho dado pelo tempo a passar, entre fraldas, biberons e tudo o resto que é a minha vida.
Entre gerir a casa e os três miúdos, anda sobra tempo para outras coisas, como prepara o batizado da Maria Benedita e do António  - que vão ser batizados juntos e a juntar à festa vamos também celebrar os 40 anos do Miguel e outras festas deste mês de Março, que vem sempre com muitas festas e celebrações. Portanto decidimos juntar mais uma!
E assim se inicia mais esta semana, entre preparativos e ideias e trabalho e miúdos. Mas eu, sinto-me mais feliz e completa do que nunca! 
Boa semana a todos!

Ingredientes para cerca de 12 pataniscas:

1 posta de bacalhau
1 cebola pequena
salsa picada q.b.
1 dente de alho
8 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovo
150ml de leite de água de cozer o bacalhau
75ml de leite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para as pataniscas. Coza a pasta de bacalhau durante uns minutos em água e limpe-a depois de peles e espinhas, reservando a água da cozedura.
 Numa taça coloque a farinha, o fermento, os ovos e o leite e água de cozer o bacalhau. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o bacalhau desfeito em lascas e a cebola, alho e salsa picados finamente.  Se achar a massa muito grossa acrescente um pouco mais de liquido, seja leite ou água de cozedura.Envolva bem.
Frite depois em azeite ou óleo vegetal colheradas de massa. Deixe alourar de um dos lados antes de virar e deixar cozinhar do outro lado. Escorra sobre papel absorvente antes de servir.
Acompanhe com arroz de tomate ou de feijão!

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Joana, que boas devem ser as tuas pataniscas. Parecem sonhos fofinhos.
    Eu tenho uma receita de pataniscas, que faço e gosto, mas vou experimentar a tua.
    Bjs. e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Que ricas pataniscas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:14

    Estas pataniscas vinham a calhar para o almoço!
    Adoro pataniscas, e acho que nunca são demais as suas receitas, pois estas podem variar em função dos seus ingredientes ou texturas. E se forem acompanhadas por um belo arroz de grelos, pimentos, ou citados de tomate e feijão, melhor ainda!
    Este mês promete ser bastante "agitado" em termos de comemorações, mas ainda bem que assim o é!
    De certeza, que já está a começar a ter ideias deliciosas para estas ocasiões festivas! Com a organização que a caracteriza, as coisas já podem estar "alinhavadas" (em pensamento ou já em papel)! O tempo passa demasiado depressa, e quando dermos por isso já estamos na Páscoa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira


    U

    ResponderEliminar
  4. Bem, este mês vai ser bem cheio por aí ;) espero que corra tudo pelo melhor, com muito amor e carinho à mistura, que é o que se quer.
    Quanto à receita de hoje: nunca consegui fazer umas pataniscas fofinhas :( vou guardar esta receita para poder experimentar eheheh
    Boa semana por aí :)
    Beijinho
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uau, admiro-te por quereres juntar as festas todas, ainda por cima dois batizados, ainda c a Maria tão pequenina... Muita força e coragem! :) Bjinhos e boa semana! Sim, o tempo passa mesmo a correr!!!

    ResponderEliminar

Imprimir