Arroz de Frango no Forno (Frango e caldo cozinhados na slowcooker)


Gosto muito de cozinhar na panela de de cozedura lenta (slowcooker), como já aqui referenciei muitas vezes. Cortes de carne menos nobres, principalmente de carne de vaca ficam deliciosos, perna de peru. Tenho usado para cozer polvo e até leguminosas, e já não troco pelos métodos tradicionais. 
A panela de cozedura lenta, não é dada a rapidez, mas o facto de cozinhar lentamente torna tudo mais suculento e saboroso, e já li algures com alguns benefícios para a saúde, por as temperaturas serem mais baixas e degradarem menos os alimentos.
Para quem se preocupe com o tempo, a panela gasta mesmo muito pouco energia, e oito horas ligadas podem corresponder, de acordo com a vossa tarifa de energia, a menos de 0,4€ de energia.
Na semana que passou, cozi na panela de cozedura lenta um enorme frango do campo (tinha mais de 2,7kg) e  com o frango juntei imensa água, entre outras coisas, para um caldo suculento. Com esse frango preparei o nosso jantar  - o arroz de frango que vos trago hoje - mas fiquei também com frango e caldo para mais duas refeições.
Acho que a panela de cozedura lenta é um óptimo aliado para programar refeições , e mesmo para gerir refeições de uma família maior, uma vez que, se tiverem uma de grande capacidade como a minha, permite fazerem uma maior quantidade, usando uma parte de imediato, e congelando outra porção para posterior utilização.
Segue a receita do frango na slowcooker e da posterior utilização no arroz que ficou delicioso.

Ingredientes para o Frango e Caldo de Frango na Slowcooker:

1 frango do campo grande 
1 cenoura
descarte de legumes (usei rama de alho francês, e cascas de cenouras e aparas de outros legumes que costumo guardar e depois congelo, utilizando posteriormente na confecção deste tipo de caldos)
2 dentes de alho
2 folhas de louro
sal q.b.
1 colher de chá de grãos de pimenta

Para o Arroz:
1 chávena de arroz
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
300g de frango desfiado (cozido anteriormente)
o dobro da quantidade de arroz do caldo de cozedura do frango (previamente coado)
sal e pimenta q.b.
50g de bacon em cubinhos
queijo ralado q.b.

Preparação:

Comece por preparar o frango e o caldo na slowcooker.  Coloque o frango, tempere de sal, e junte os grãos de pimneta. Coloque os dentes de alho descascados, a cenoura inteira também descascada, as folhas de louro e os descartes de outros legumes (se estiverem congelados pode colocar congelados) na panela. Cubra com água, e tape a panela. Ligue em low e deixe cozinhar 8 horas.
Ao fim desse tempo retire cuidadosamente o frango e limpe-o de peles e ossos desfiando a carne. Reserve. Coe também o caldo da cozedura e reserve.
(Nota: Usei uma parte do caldo e do frango para a receita do arroz. Com o restante dividi a carne já desfiada por duas caixas de congelação e cobri com o caldo  - cerca de 300g de carne e 500ml de caldo em cada caixa. Como ainda sobrou caldo coloquei num frasco de vidro, não enchendo até cima e congelei também!)
Entretanto para  arroz. Pique a cebola e o dentes de alho e leve juntamente com a folha de louro e um pouco de azeite a um tacho a refogar. Junte depois o arroz envolvendo bem, e o dobro da quantidade do arroz do caldo preparado. Retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura, tape, e reduza o lume para o mínimo. Deixe cozinhar até a água ter evaporado e o arroz estar cozinhado.
Coloque depois metade do arroz já cozinhado num tabuleiro. Cubra com a carne desfiada e por cima coloque o restante arroz. 
Numa frigideira anti aderente, e sem colocar gordura cozinhe o bacon até que fique crocante. 
Coloque uma camada fina de queijo ralado sobre o arroz, por cima o bacon crocante e eu ainda coloquei a cenoura da cozedura do frango às rodelas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 15 a 20m até que o queijo derreta.
Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite! 

3 comentários :

  1. Muito bom aspecto :) Aqui em casa não se justifica a aquisição da slowcooker (assim como a Bimby), mas em famílias especialmente com crianças acredito ser uma mais-valia e um bom investimento! Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Amigos, ajuda agora em portugal! Agora em portugal nao trabalhos (Z-E-R-O) e muitas Sopas dos Pobres tudos dias, MUITAS!!

    *****Remember Wiriyamu Genocide of Mozambique in modern times perpetrated by portugal (1972)??*****

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, o arroz tem muito bom aspecto! Também tenho uma panela dessas ( comprei por influência sua...) e trabalha pelo menos 1 vez por semana! Também acho que foi uma excelente compra, ainda pra mais que a minha foi baratinha ( 15€)... Pode partilhar como coze as leguminosas? Junta água? E o polvo? Vai á panela só assim ( como na panela de pressão)?

    ResponderEliminar

Imprimir