Salada Quente de Arroz Integral, Abóbora Assada, Rucula e Queijo Feta


Nesta quarentena nacional (arriscava a dizer mundial!) tenho aproveitado para entre outras coisas para desenvolver outras aprendizagens e sair da minha zona de conforto. Ando novamente a tentar fazer massa mãe e aprender a fazer um “sourdough” que me orgulhe. E tenho feitos mais refeições sem carne nem peixe, algumas delas fora da minha zona mais confortável. Também aprendi finalmente a fazer arroz integral, e tenho tentado que o meu tempo - que corre agora muito ao sabor dos miúdos - seja utilizado em coisas que me motivem a alcançar objectivos, e a desenvolver outras competências para “mascarar” estes dias fechados em casa!
E partilho aqui uma salada de arroz integral que achei realmente deliciosa. E que prova que não é preciso carne nem peixe (e nem sequer ovos!) para uma refeição muito saborosa e cheia de cor!
Vamos lá a mais uma semana em casa! 

Ingredientes para 2 adultos e 3 crianças:

1 chávena de arroz integral
1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite q.b.
1/2 abóbora hokkaido
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de ervas secas
1 colher de chá de colorau fumado ou colorau normal
1 mão cheia de rúcula selvagem ou espinafres baby
100g de queijo feta

Preparação:

Comece por preparar a abóbora. Lave-a bem e corte-a em fatias (não precisa de retirar a casca porque a casca da abóbora hokkaido depois de cozinhada é macia e comestível.)
Coloque depois as fatias de abóbora num tabuleiro e tempere de sal, pimenta, alho em pó, ervas secas, colorau fumado e regue com azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, ou até a abóbora estar macia e caramelizada.
Entretanto prepare o arroz integral.
Pique a cebola e o dente de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Junte depois o arroz, envolva bem e acrescente depois 2 vezes e meia a medida do arroz me água. Retifique de sal e assim que levantar fervura, tape o tacho e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar cerca de 50 minutos até que toda a água tenha sido absorvida e o arroz esteja cozinhado.
Coloque depois o arroz numa travessa. Por cima disponha a abóbora assada, a rucula ou os espinafres e termine com o queijo feta esfarelado.
Sirva de imediato envolvendo tudo antes de servir.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Tem óptimo aspecto! Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Carolina01:05

    Olá!O prato ficou lindo e deve ser delicioso! Aprenda a montar seu próprio negócio de marmitas fitness em casa e ganhar de 4 à 12 mil reais já no seu primeiro mês!
    Não perca tempo! Acesse este link: http://mon.net.br/p3qgq

    ResponderEliminar
  3. Olá, adorei o conteúdo do site, estou deixando o link do meu trabalho pra quem tiver interesse.
    Escola de bolo by Marrara é o que você precisa para iniciar no Mundo da Confeitaria e Conquistar sua Independência Financeira!
    Clique no link ou copie e cole na barra de pesquisa: bit.ly/Escoladebolomarraraa

    ResponderEliminar
  4. Adoro ábobora hokaido assada, deve ser maravilhosa esta salada! :)
    beijinho*

    ResponderEliminar

Imprimir