Salada Grega com Camarão e Abacate


A semana que passou esteve mesmo muito calor. E claro que aparece logo estar menos tempo ao fogão e fazer refeições mais frescas. E foi num dia da semana, com estas muitas horas de sol que agora temos, que acabamos a jantar no jardim, num fim de dia como nem sempre temos no pico do Verão, e em que esta salada muito fresca e deliciosa foi o nosso jantar. Os miúdos aprenderam recentemente a gostar de camarão, e portanto alinharam bem neste jantar mais fresco, e adoraram, como sempre, comer no jardim!
A receita é simples e perfeita para dias de calor!

Ingredientes para 4 pessoas:

1/2 alface pequena
2 tomates chucha
1 pepino
200g de queijo feta
150g de azeitonas pretas descaroçadas
1 abacate pronto a comer
800g de camarão cozido
2 colheres de sopa de maionese
4 colheres de sopa de iogurte
sumo de limão q.b.
flor de sal q.b.

Preparação:

Lave as folhas de alface, prepare-as e seque-as bem com uma centrifugado de saladas. Coloque-as depois no fundo de uma travessa ou prato redondo. Descasque parcialmente o pepino (uma parte sim e uma parte não), corte-o ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com a ajuda de uma colher. Corte-o depois em cubos não muito pequenos. Corte também o tomate e junte tudo à salada de alface. 
Acrescente o queijo feta cortado em cubos, e as azeitonas pretas descaroçadas. Retire a casca ao abacate e corte-oa também em cubos e acrescente à salada.
Por fim, descasque o camarão cozido e junte tudo. (Se gostar de fazer caldos caseiros, não desperdice as cascas e use-as depois para fazer um caldo que poderá utilizar em massadas, sopas ou arroz de peixe)
Numa tacinha junte o iogurte e a maionese e tempere com umas gotas de sumo de limão e flor de sal. Misture bem e verta sobre a salada antes de servir.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Uma óptima sugestão para qd o calor aperta e o corpo pede algo fresco e saciante! Adoro o abacate :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir