Falafel (Bolinhos de Grão de Bico)


Das ultimas refeições sem carne nem peixe aqui de casa foram uns deliciosos falafel.
Acompanhei com arroz integral com frutos secos, mas como sobraram alguns que congelei, já os estou a imaginar com umas folhas de alface , tomate e pepino, enrolados num belo wrap tudo com mais um pouco desde delicioso e refrescante molho de iogurte.
Uma refeição simples, com leguminosas, para começar a semana!
Boa segunda feira a todos!

Ingredientes para cerca de 25 bolinhos:

600g de grão de bico cozido e escorrido
250g de cenoura
4 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de cominhos em pó
1 colher de chá de fermento em pó

Molho de iogurte para acompanhamento:

100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream)
1 tomate pequeno maduro
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
sumo de limão q.b.
sal q.b.

Preparação:

No robot de cozinha triture o grão de bico juntamente com os dentes de alho até ficar uma pasta homogénea. Junte depois a cenoura previamente ralada, os coentros frescos picados e tempere a gosto com sal, pimenta, os cominhos e junte o fermento em pó. Misture bem até tudo estar incorporado e forme bolas do mesmo tamanho. Frite-as depois em óleo quente. Pessoalmente prefiro formar pequenas bolas achatadas (semelhantes a mini hambúrgueres) e cozinhar os falafel no forno ou na chapa quente, apenas com um fio de azeite, e esta forma permite que cozinhem mais uniformemente do que em bolinhas. 
Para acompanhar prepare o molho de iogurte. Pique o tomate em pedacinhos e coloque numa taça. Junte os coentros também picados e acrescente 100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream). Tempere com sumo de limão e sal a gosto e misture bem.
Sirva com os falafel.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Hmm, parece-me lindamente! Já tenho uma receita semelhante, só q ainda não a experimentei! A ver se com a tua inspiração me aventuro a fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde:- Que maravilha a nível visual. Deixou-me com água na boca.
    .
    Uma Santa tarde
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adoro falafels, mas nunca tentei fazê-las talvez por pensar que só se podem fritar com muito óleo e eu não faço esse tipo de frituras. Mas se for numa frigideira normal com um fio de óleo, então já me entusiasmo a confecioná-las. O que necessito é de comprar são grãos secos que nunca uso.
    Obrigada pela receita.
    : )

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:58

    É algo que tenho que experimentar, pois é uma forma diferente de apresentar o grão.


    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Fiz tudo com manda a receita, pus depois um pouco de azeite quente numa frigideira anti aderente para os fritar, mad desfizeram-se completamente. O que será que correu mal? O sabor estava óptimo, queria repetir, mas estou com receio

    ResponderEliminar

Imprimir