Sopa de Corvina com Pimento e Tomate


Espero que tenham tido uns feriados ou mini férias maravilhosos. Por aqui acabamos pro ficar em casa, mas foram uns dias de descanso e de descomplicação. De leituras e de brincadeiras e de arrumações. Sem grandes horários e sem limpezas ou tarefas. Foram uma espécie de férias em casa, que ainda meteram algum convívio à mistura, o que é sempre bom!
Entretanto partilho hoje uma receita que tem tido imensos pedidos desde que a preparei. Uma sopa de corvina com tomate e pimento que, modéstia à parte ficou mesmo deliciosa. Mas claro, não há nada mais simpático do que encomendar e receber ingredientes deliciosos e de qualidade à porta. E quando a Peixinho da Lota me chega com estas postas de corvina, e ainda a cabeça para um delicioso caldo, acho que o que ia fazer ficou logo definido!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

Para o caldo de peixe:
1/2 cabeça de corvina
rama de alho francês
1 raminho de salsa
1 raminho de coentros
1 cenoura
sal e pimenta q.b.

Para a sopa:
2 postas grandes de corvina cozidas (a vapor ou no caldo aromático preparado)
1 raminho de coentros
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimento vermelho
1 cenoura
1 lata pequena de tomate pelado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de colorau

Preparação:

Comece por preparar o caldo de peixe. Numa panela junte a cabeça de corvina, a rama de alho francês, a salsa e os coentros, 1 cenoura e tempere com sal e uns grãos de pimenta. Junte cerca de 1,5l de água e deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando durante cerca de 30 a 45 minutos.
Ao fim deste tempo coe cuidadosamente o caldo e reserve. Descarte os legumes e aproveite para desfiar o peixe que a cabeça de corvina tem e reserve (pode juntar posteriormente à sopa, como eu fiz, ou aproveitar para pataniscas, arroz de peixe, uma passada ou outra coisa qualquer.) Pode depois cozer as postas de corvina para a sopa neste caldo - voltando a reaproveitar o mesmo na sopa, ou cozer as postas a vapor - foi a minha opção.
Pique a cebola e a cenoura. Corte o pimento vermelho em cubinhos.
Leve um tacho ao lume e acrescente um pouco de azeite deixando aquecer. Junte depois os legumes preparados e refogue-os ate que fiquem murchos. Junte depois o colorau, o tomate pelado e o liquido da lata, tempere com sal e deixe cozinhar mais uns 5 minutos. Acrescente depois o caldo de peixe que preparou e deixe cozinhar em lume brando cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo ratifique de temperos e triture tudo até obter uma creme.
Limpe depois as postas de corvina cozidas a vapor de peles e espinhas, e deixe os pedaços de peixe grandes (se aproveitou o peixe que retirou da cabeça da corvina, junte.o também.)
Pique bem os dentes de alho e os coentros.
Coloque o peixe limpo de peles e espinhas e os alhos e coentros picados numa terrina ou taça funda. Por cima disponha a sopa bem quente.
Sirva de imediato com uns pedacinhos de pão torrado ou com espinafres baby.

Bom Apetite! 

2 comentários :

Imprimir