Bolo de Maçã e Baunilha da Rosa



Quando começa a cheirar a fim de semana, começa também a cheirar a bolinho saído do forno! E se há combinação de bolo que nunca falha por aqui, é bolo de maçã. Seja por nunca faltarem maçãs, seja por serem sempre deliciosos e uma combinação que nunca falha ou desilude.

Para esta sexta, um bolo de maçã do livro da querida Rosa Cardoso. A Rosa que tem uma infinita paciência para me tirar todas as dúvidas, que fez o bolo mais lindo do batizado do António e da Benedita, e que tem um livro maravilhoso de “coisas que saem do forno”!


Ingredientes:

(a partir de uma receita do livro “A sair do Forno” da Rosa Cardoso, página 35)


345g de farinha sem fermento

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher de sobremesa de fermento

1 colher de sobremesa de canela em pó

250g + 2 colheres de sopa de açúcar

5 ovos

150ml de óleo vegetal

240g de iogurte natural

1 colher de sobremesa de pasta de baunilha ou extrato de baunilha

2 a 3 maçãs

1 laranja (raspa)


Glacê (opcional)

160g de açúcar em pó

35ml de sumo de limão


Preparação:


Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos pequenos. Coloque -as numa taça e junte a canela e as duas colheres de sopa de açúcar. Reserve.

Com a batedeira, bata os ovos com a baunilha e o açúcar até triplicar de volume, e aos poucos vá depois acrescentando o óleo até ficar homogéneo!

Numa outra taça misture a farinha, o fermento, e o bicarbonato de sódio, e vá depois misturando alternadamente com o iogurte à mistura de ovos e açúcar.

Envolva depois as maçãs e a raspa de laranja.

Verta depois a mistura para uma forma grande, com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de colocar o glaçê, se usar.

Para o glaçê, misture os dois ingredientes e verta de imediato sobre o bolo frio!


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. This is quite easy to understand. It may help bloggers write more effective blogs for their sites. What is composable commerce

    ResponderEliminar
  2. Over the years, professional athletes have relied on and preferred our products; now it's your turn. With our professional boxing equipment, you may advance your technique thanks to years of research and the latest innovations.

    ResponderEliminar

Imprimir