Gallete de Aveia com Maçã



Para quem procura versões de massa para uma galette sem glúten e sem laticínios, esta pode ser uma excelente opção. Tenho usado em diferentes receitas desde galete de figos, maçã, pera e marmelos… e até em versões salgadas, omitindo a colher de açúcar.

Para quem não tem a preocupação do glúten, podem juntar farinha normal em vez de farinha de arroz e manteiga ou azeite em vez de óleo de coco.


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


Massa:

150g de flocos de aveia finos

60g de farinha de arroz ou normal

50g de óleo de coco ou azeite

1 colher de sopa de açúcar

1 ovo

2 colheres de sopa de bebida vegetal


Recheio:

500g  de maçãs previamente descascadas e sem caroço

1 colher de chá de canela

1 colher de sopa de farinha (pode ser normal ou de arroz)

2 colheres de sopa de açúcar


Preparação:


Comece por preparar a massa da galette. Num robot de cozinha ou processador de alimentos coloque os flocos de aveia, a farinha de arroz e triture até obter uma mistura fina tipo farinha.  Junte depois o óleo de coco, o ovo e a bebida vegetal e volte a triturar até obter uma massa homogénea e moldável.

Transfira depois a massa para uma superfície forrada com papel vegetal e com a ajuda de um rolo da massa estique-a num círculo.

Corte depois as maçãs em quartos e coloque-as numa taça. Misture a farinha, o açúcar e a canela e envolva bem. Disponha-as depois no circulo, deixando uma borda de alguns centímetros. Vire depois essa borda sobre as maçãs de modo a obter uma forma rústica de tarte - galette. 

Cuidadosamente e com a ajuda do papel vegetal, transfira a gallete para o tabuleiro do forno e leve a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 ou 40 minutos.


Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir