Doce de Requeijão com Amêndoa


Esta receita foi para aproveitar aquele que foi o último requeijão da época. Para quem não sabe, deixa agora de ser época de requeijão e de queijo da serra. Agora já só volta a ser tempo de bom leite, quando houver bons pastos, lá mais para o final do ano!
É claro que continuará sempre a existir requeijão no supermercado. Mas destes, caseiros, que eu tenho ainda a sorte de consumir, já só para Outubro!


Ingredientes:

300g de açúcar
2dl de água
230g de requeijão
60g de miolo de amêndoa
5 gemas

Preparação:

Leva-se ao lume o açúcar com a água até obter ponto de cabelo, e junta-se o requeijão misturado com a amêndoa pelada e passada pela máquina. Ferve até engrossar.
Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Adicionam-se as gemas batidas e volta ao lume para cozer.
Depois de frio deita-se num prato de ir ao forno e vai a alourar.


Bom apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo11:02

    Bem, deve ser uma maravilha!
    Quando era "jovem e inconsciente" era incapaz de provar requeijão...que desperdício!
    E esta receita "conventual" deve ser mesmo boa!

    ResponderEliminar
  2. Esses doces portugueses me deixam babando. Isso deve ser bom demais.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:02

    Cheguei aqui por acaso. Hoje tenho um jantar simples, rápido mas bom!
    Vou dar uma vista de olhos, naa tuas receitas que parecem ser muito apelativas!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro doces com requeijão e amêndoa.
    E que culpa tenho de gostar de coisas boas?

    ResponderEliminar
  5. Mmmmm... que aspecto!

    ResponderEliminar
  6. Olá boa tarde,

    tenho o seu livro e sigo o seu blo, pois não há melhores manuais para quem se quer iniciar na arte de cozinhar. Pretendo fazer este doce no Natal, mas tenho uma dúvida (própria de quem não percebe nada disto): o que é ponto de cabelo?
    Obrigado e um beijinho

    Ana

    ps: as suas receitas que tenho feito são divinais!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Já fiz e ficou uma maravilha. Obrigado

    ResponderEliminar

Imprimir