Feijoada

Eu chamei-lhe feijoada, mas para os verdadeiros apreciadores esta foi uma feijoada aldrabada! Não tinha nem chispe, nem orelha, coisas que eu não gosto nada de comer, e ainda menos de preparar! Mas tirando essas faltas até que estava muito boa!

Ingredientes:

Feijão vermelho
1 chouriço de carne
1 morcela
1 couve portuguesa
1 tira de entrecosto com febra partida ao meio e em pedacinhos
4 tiras de entremeada em pedaços
1 pedaço de toucinho de porco salgado (eu usei de porco preto)
polpa de tomate
vinho branco
piri-piri
azeite
cebola
alho
louro

Preparação:

Coze-se o feijão em água temperada com sal.
Faz-se um refogado com azeite, cebola, alho, louro. Juntam-se as carnes em pedaços pequenos, o chouriço cru em rodelas, e a morcela inteira espetada com uns palitos para não rebentar. Junta-se o vinho branco e deixa-se cozinhar lentamente em lume brando. Se necessário adiciona-se um pouco de água de cozer o feijão.
Assim que a morcela estiver cozida retira-se e depois de fria corta-se em rodelas.
Quando as carnes estiverem bem cozinhadas e apuradas, junta-se a couve lavada e arranjada e um pouco de polpa de tomate e deixa-se cozer. Se necessário juntar um pouco mais de água de cozer o feijão.Adiciona-se então o feijão e a morcela já cortada, rectifica-se de temperos e picante e deixa-se ferver mais uns minutos.
Servir bem quente com arroz branco.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Pode não ser muito ortodoxa, mas não importa: parece deliciosa na mesma! :-)

    ResponderEliminar
  2. A esta hora ver esta foto é uma tortura!!!
    Deve estar óptima!

    ResponderEliminar
  3. É muito diferente da feijoada que fazemos aqui no Brasil mas deve cair muito bem do mesmo jeito.

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm!!!! Descobri hoje o teu blog e já estou de água na boca!!!
    Vou adicionar-te para de vez em quando vir admirar estas iguarias e quem sabe tirar umas ideias...
    Beijokas
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. A aparência ficou ótima, o sabor então deve ser melhor ainda!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:17

    Deve ser óptima! Cookie

    ResponderEliminar
  7. já comia, adoro feijoada, a sua tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto delicioso!

    Só uma pergunta: estas quantidades dá para quantas pessoas?

    ResponderEliminar
  9. Parece bem... No entanto acho que o tomate está a mais. Em trás-os-montes de onde vem a fama da feijoada não se utiliza o tomate. No entanto parece-me bem.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:04

    Orelha ainda posso dispensar mas o chispe, quem me tira isso tira td, adoro o chispe.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:09

    Fogo parece merda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:35

      É normal que comas disso... agora os outros...

      Eliminar
  12. Também faço eu chamo à minha "feijoada light". Não ponho morcela.

    Feliz Día e Reis.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:38

    Receitas aldrabadas é comigo mesmo. Só cozinho o que gosto por isso é sempre necessário fazer umas alterações. Esta receita parece otima até porque o que não está, não faz falta

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:00

    Já fiz e ficou óptima obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir