Mini-Quiches


Tenho uma adoração por comida em doses individuais ou em tamanho pequeno...Daí ter decidido que em vez de ir fazer uma quiche, ia fazer mini quiches, usando para isso as minhas forminhas individuais!
Experimentei uma receita nova de massa que muito me agradou por ser extremamente prática de fazer, usando o robot de cozinha.
A receita foi publicada na Revista Blue Cooking nº14 de Abril de 2007.
Para rechear as quiches usei 3 combinações diferentes:
Mozarella e manjericão
Atum, tomate e oregãos
Cogumelos, azeitonas verdes e tomilho
Estas mini quiches são uma excelente sugestão para levarem para um piquenique!
Ingredientes:
Massa
1 e 3/4 chávena de farinha sem fermento
1/4 colher de chá de sal grosso
3 Colherers de sopa de água fria
9 Colheres de sopa de manteiga sem sal fria cortada em pedaços
1 ovo + 1 gema

Recheios
1 bola de mozarela cortada em cubos
6 folhas de manjericão frescas
1 lata pequena de atum
1 colher de chá de oregãos
1 tomate limpo de sementes e em cubos
1 lata pequena de cogumelos laminados
8 azeitonas verdes descaroçadas
1 colher de café de tomilho
1 ovo
30 gr de parmesão ralado
sal e pimenta q.b.
130 ml de leite

Preparação:
Num robot de cozinha misture a farinha e o sal até estarem misturados. Adicione a manteiga e bata até a mistura se assemelhar a migalhas grossas.
Numa tigela pequena bata a gema e o ovo com a água fria. Com o robot a trabalhar, deite a mistura de ovo lá para dentro e misture até a massa começar a formar-se. Faça um disco com a massa, embrulhe em papel aderente e leve ao frigorífico pelo menos por 30 minutos.
Ao fim deste tempo, começe a preparar as quiches.
Ligue o forno e regule-o para 200ºC.
Com o rolo da massa estenda a massa e forre 6 formas individuais de quiches (a quantidade de massa deve dar para cerca de 8 mini quiches!).
Em duas deles coloque a mozarella em cubos e as folhas de manjericão inteiras. Noutras duas coloque o tomate em cubos, o atum bem escorrido e desfiado e os oregãos, e nas duas restantes os cogumelos laminados, o tomilho e as azeitonas descarroçadas.
Bata o ovo com o leite, junte o parmesão ralado na hora e tempere de sal e pimenta.
Divida esta mistura pelas 6 mini quiches e leve ao forno já quente durante 20 a 30 minutos, até a massa estar cozinhada e o recheio tostadinho.
Deixe arrefecer uns minutos, desenforme e sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Anónimo10:16

    Eu tenho uma antipatia natural por quiches, mas as tuas ficaram tão bonitas que me estão a fazer repensá-la! Parabéns, lindas mesmo! :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:31

    Humm...que já comia,pode ser um pouco de cada!!!
    Que aspecto delicioso!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tão bonitas que ficaram! :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho paixão por comida em porções individuais, acho uma graça. Suas mini-quiches ficaram lindas! E sabor deve estar o máximo! :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:55

    Estão amorosas!!
    E com certeza bem boas!

    ResponderEliminar
  6. Eu compartilho do seu gosto por comidinhas individuais. Essas mini quiches ficaram um arraso.

    ResponderEliminar
  7. Eu tb adoro quiches e tartes salgadas! E estas mini tartelettes/quiches devem ser deliciosas. Gostei das misturas que escolheste. bjs. Su.

    ResponderEliminar
  8. Assim já gosto :), quiches que não misturam ovos com natas é cá comigo! Já tinha visto na revista mas nunca experimentei. Ficaram liiindas!

    ResponderEliminar
  9. Amiga as suas mini-quiches estão devinais um bjs Natércia...Obrigada pelo seu comentário e pela vizita ao meu umilde cantinho.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:44

    Acho lindo tudo em miniatura,parecem mais gostosas

    ResponderEliminar
  11. Tudo que é individual fica mais requintado e com uma graça sem igual. Adorei os recheios e a massa e me inspirou a fazê-las. Primeiro vou ter que comprar as mini-forminha p/ elas.
    Adorei.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Devem de ser uma delícia. Vou "roubar" a receita. ;)

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns! Adoro o blog, as receitas, e tudo e tudo :)

    Onde posso comprar estas formas de mini-quiches..ando farta de procurar e não encontro.. :S

    ResponderEliminar

Imprimir