Rolos de Bacalhau com Risotto de Tomate

Dei por mim, num normal jantar de semana (em que normalmente tento sempre simplificar o que vamos comer) a preparar algo mais demorado e com várias etapas de preparação!
O resultado final agradou-me imenso.... Para quem ia fazer qualquer coisa com bacalhau e um arroz de tomate, acabei com um delicioso risoto de tomate e uns rolinhos de bacalhau que ficaram muito bons!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 posta de bacalhau
1 pimento de conserva vermelho (ou pimento assado)
1 cenoura pequena ralada
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 colheres de sopa de farinha
100 ml de leite
sal, pimenta e noz moscada
4 a 6 folhas de Massa Brick
1 medida de arroz arbório (a quantidade para 2 pessoas)
2 medidas de água quente
1/2 lata de tomate pelado
1/2 cebola picada
50 ml de vinho branco
5ogr de parmesão ralado
sal e pimenta

Preparação:

Começei por cozer a posta de bacalhau, que depois deixei arrefecer e desfiz em lascas.
Levei a alourar num tachinho, com um pouco de azeite, a cebola em rodelas fininhas, o alho e a cenoura ralada. Deixei estufar um pouco e juntei o bacalhau lascado.
Adicionei depois o pimento em pedacinhos, a farinha e o leite e deixei engrossar, mexendo sempre. Temperei de sal pimenta e noz moscada.
Recheie então as folhas de massa brick com este preparado, que depois enrolei. Coloquei num pirex, e levei a tostar em forno quente.
Entretanto fui fazendo o risotto da maneira habitual: Levei a alourar a cebola picada num pouco de azeite, juntei o tomate pelado partido em cubinhos e deixei cozinhar um pouco. Juntei o arroz arbório e deixei cozinhar até o arroz estar translúcido. Juntei depois o vinho branco e, com o lume no mínimo fui mexendo até o vinho estar totalmente absorvido. Fui juntando depois a água quente, aos poucos e poucos, e sem parar de mexer, até todo o líquido ter sido absorvido!Temperei de sal e pimenta, e quando o risotto estava no ponto, firme mas cozido, juntei o queijo parmesão, e mexi uma ultima vez.
Servi os rolos de bacalhau bem estaladiços, com o risotto bem cremoso. E foi um bom jantar.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. olá! que óptima receita, gostava de experimentar!

    tenho uma dúvida: o que é "massa brick" e onde posso arranjar? se não encontrar, como é que a posso substituir?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:36

    Eu tb tenho a mesma dúvida aonde encontro a massa brick.

    Sou assidua neste blog e continua a ser o meu salvador para os meus jantares obrigada

    anabela

    ResponderEliminar
  3. Nos hipermercados, junto da massa folhada ou quebrada pronta a usar, costuma haver massa brick.
    Massa brick vem em folhas redondas, tipo crepes, e podem ser substituídas pelos mesmos.

    ResponderEliminar
  4. Está linda a foto! Mas fiquei babando no risoto de tomate! O maravilha!! :)

    ResponderEliminar
  5. Ai, Colher de Pau, isso deve ser de comer e chorar por mais! :-)

    ResponderEliminar
  6. Foi um jantar maravilhoso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. DE-LI-CI-O-SO! de certeza!
    Adorei a ideia!!

    ResponderEliminar
  8. Esse risotinho de tomate deu água na boca, e essa massa brick deve ser muito gostosa, com bacalhau dentro então...nem se fala!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Isabel15:57

    Experimentei a receita com crepes feitos em casa. É perfeita em todos os sentidos. O aspecto conquista qualquer um e com apenas uma garfada sai um repasto de bacalhau delicioso. Excelente para impressionar os amigos.

    ResponderEliminar

Imprimir