Back to Basic #5 - Massa de Crepes

Outro básico de cozinha é a massa de crepes. Doces ou salgados, nada melhor para uma refeição ou sobremesa diferente e saborosa.
Estes são muito bons e a massa é bastante simples de preparar.

Ingredientes para cerca de 10 crepes:

125 gr de farinha

250 ml de leite magro
sal
2 ovo grande
50 gr de manteiga

Preparação:

Junte a farinha peneirada e o sal. Adicione os ovos e o leite e misture bem.
Deixe a massa repousar no frigorifico durante 1 hora. Adicione depois a manteiga derretida, e, numa frigideira anti aderente deite colheradas de massa até cobrir o fundo da frigideira, e assim que estiver cozinhada de um lado, vire o crepe e deixe cozinhar do outro lado. Repita até esgotar toda a massa.
Sirva com recheios salgados ou com compotas e gelados.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Estou a adorar esta rubrica de Verão!!! Dá imenso jeito recordar algumas destas receitas... Faço frequente mente crepes, já o puré de batata confesso que tenho imensa preguiça e opto sempre pelos congelados (sim, porque os de flocos nem cheirá-los... acho-os intragáveis!). Mas agora vou experimentar, pq a tua receita é tão simples! Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Adoro crepes e panquecas. Geralmente tenho sempre em casa a mistura caseira de panquecas da Nigella. A tua receita também me parece apetitosa :) Para as férias é um lanche delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Regressada de férias, acabei de pôr em dia a leitura do teu blog e fiquei cheia de água na boca! O teu blog é daqueles a que vou sempre buscar receitas, porque são fenomenais, são poucas as coisas que fazes de que eu não gosto! :) E adorei a rubrica de Verão, porque nem todos sabem fazer aquilo que para a maioria é básico (olha que andava a pensar procurar uma receita de pipocas - coisa básica - e eis que tu publicas uma!!!). Aproveita as férias :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta ai uma coisa que não sei fazer. Gostaria de dominar perfeitamente. Vou ter que me arriscar, pois gosto muito de panquecas.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Nossaa, crepe é o melhor! hehe
    Vou arriscar fazer fds

    Grande beijo
    http://petisconopalito.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Será que é desta que consigo fazer crepes sem os desfazer a seguir? :)
    Parece ser bastante fácil, esta receita.

    Fiquei apenas com uma pequena dúvida... são mesmo 2 ovos grandes ou só 1?

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,

    Já há muito tempo que sigo o seu blog, que adoro! Quando quero procurar uma receita ou uma ideia para fazer algo diferente, é sempre aqui que encontro!
    Ando agora nesta andança dos crepes pois o meu filho adorou comer na casa de um amiguinho :) E vim pesquisar mais receitas. Tenho apenas uma dúvida, talvez básica, mas enfim... Eu queria saber qual é afinal a diferença entre crepes e panquecas. É apenas uma questão da espessura das mesmas? Porque a mim parece que a massa é praticamente a mesma coisa não é?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Patrícia,

    Realmente as panquecas e os crepes pertencem à mesma família. Normalmente a massa dos crepes é mais grossa e leva fermento ou bicarbonato, o que permite fazer tambem uns bolinhos mais altos e fofos. Os crepes têm uma massa mais rala, sem adição de agentes levedantes e são mais fininhos leves.
    Espero ter ajudado.

    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:40

    Olá,

    Gosto muito de crepes e panquecas mas raramente faço porque a quantidade de massa é sempre muita. Normalmente não é preciso fazer mais do que 3 ou 4 crepes de cada vez.
    A minha questão é, dá para guardar a massa no frigorifico? Quanto tempo?
    Imagino que dê para fazer logo os crepes todos para os rechear mais tarde... mas naõ é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      A massa, se for por dois ou três dias poderá ser guardada no frigorífico, no entanto, cá em casa faço de outra maneira.
      Os crepes podem ser feitos e congelados para usar mais tarde. Depois de os preparar todos coloque-os sobrepostos, com uma folha de papel vegetal a separar. Embrulhe-os depois em papel de alumínio e coloque dentro de um saco de congelação. Congele-os e depois vá retirando cosoante as necessidades aquecendo apenas alguns segundos no microondas. Parecerá que acabou de os fazer. Se for para consumir em um ou dois dias, acondicione os crepes conforme explicado mas em vez de os congelar guarde dentro do saco no frigorífico aquencendo depois 5 ou 10 segundos no microondas antes de rechear.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  10. Anónimo16:04

    Eu tenho uma outra receita muito parecida mas com raspas de limão, aconselho vivamente.
    Bjs e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar

Imprimir