Pão Naan com Alho


O "Sábado a 6" deste mês foi da nossa responsabilidade e, ao contrário de outras vezes não foi necessário dar muitas voltas à cabeça para decidir o que seria o nosso jantar. Desta foi optei por um tema que eu sei ser do agrado de todos, e o nosso jantar foi um verdadeiro festim indiano. Para começar houve chamuças, balchão, bojés de cebola, baji, dalh e pão naan que me estreei a fazer pela primeira vez. E acho mesmo que para primeira vez, não correu nada mal.

Ingredientes para 8 pães:
(adaptado de "India Cookbook" - Pushpesh Pant, pág. 591)

1 ovo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de leite
500g de farinha
sal q.b.
4 colheres de sopa de óleo
alho picado q.b.

Preparação:

Numa taça misture o ovo com o fermento, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o leite. Noutra taça misture a farinha e o sal. Abra depois um buraco ao meio e junte a misture de ovo e leite começando a amassar e misturar lentamente. Vá depois acrescentando água, aos poucos e poucos até conseguir uma massa que não se agarre às mãos e que seja possível de amassar. Amasse até formar uma bola e deixe repousar 5 minutos tapada com um pano.
Ao fim desse tempo acrescente o óleo à massa e continue a amassar até o óleo estar incorporado e a massa bem maleável. Cubra com um pano e deixe levedar durante cerca de 2 horas.
Ao fim desse tempo divida a massa em 8 bolas. Com o rolo da massa estenda a massa (não muito fina) formando uma forma oval. Salpique com o alho picado e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha.
Leve a assar em forno previamente bem aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos (voltando os pães naan a meio da cozedura para alourarem de ambos os lados). Sirva ainda quentes como acompanhamento.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. E com côco a receita será muito diferente? Adoro este pão com côco mas nunca consegui encontrar a receita em português. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Adoro pão Naan e toda a comida indiana. Esta vai ficar reservada para o o próximo almoço de familia :)

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto delicioso...vou experimentar

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hmm nunca provei mas tem óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Não ficou nada mal não senhora :D

    Uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:20

    Adoro todo o tipo de pão indiano, aliás, adoro todo o tipo de pão "chato" (flatbread). Já fiz uma vez o chapati e até que nem ficou mal! Curiosamente, para o jantar de hoje estão planeadas umas almôndegas com leite de coco...acho que vai sair um pãozinho destes :D

    ResponderEliminar
  7. está com muito bom aspeto :)

    ResponderEliminar
  8. Adoro este pão, é tão delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:27

    E não se pode fazer sem o açúcar e sem o bicarbonato de sódio? Pode por favor esclarecer-me qual a função destes dois ingredientes nas receitas? São muito comuns mas eu não sei qual a função

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Tanto o açúcar como o bicarbonato de sódio tem a função de ajudar a levedar (servem como alimento ao fermento) e são por isso importantes em todo o preocesso e não deverá fazer a receita sem eles.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  10. Anónimo17:08

    Meu Deus! Lembrei-me dos tempos de criança em Goa, correndo solta pelas ruas de Pangim, brincando no parque junto ao rio Mandovi! Numca fui boa cozinheira e não guardei todas as receitas da minha mãe, mas lembro-me bem do sabor deste pão... Apesar de incompetente na cozinha, vou tentar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:33

    Sempre quis aprender a fazer este pão, é muito bom e este deve de estar 5 estrelas :)

    ResponderEliminar
  12. Tenho de experimentar todas essas receitas indianas! Gosto imenso de comida indiana :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. O teu Naam está lindo. Bem apetitoso.Adoro os pães indianos, caem super bem com os ingredientes de uma refeição em que se tem pratos com molhos.Bom para se enxugar os molhos.

    ResponderEliminar

Imprimir