Estufado de Legumes de Verão


Não há nada melhor do que a abundância e a variedade de fruta, legumes e vegetais que o verão nos oferece. Há sempre tanto por onde escolher, tantas cores vibrantes, tantos sabores deliciosos. Por isso é que gosto de os utilizar de todas as maneiras possíveis e imaginárias. Se por esta altura o M. refila um pouco com a sopa, já não o faz com as saladas, os legumes grelhados ou assados, nem com este estufado. Servido como um acompanhamento, com um ovo escalfado ou estrelado como um prato por si só, ou com pão acabado de cozer como uma entrada ao estilo da melhor camponata (onde aliás fui buscar a inspiração) é certamente algo a fazer para celebrar o verão!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 courgete pequena
1 tomate
1 pimento verde
1 cebola
2 colheres de polpa de tomate
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
alecrim fresco q.b.
tomilho fresco q.b.
1 colher de chá de oregãos secos

Preparação:

Lave os legumes. Descasque a cebola e corte-a em meias luas. Pique o dente de alho e corte o tomate, o pimento e a courgete em cubinhos.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte a cebola, deixando-a refogar um pouco. Acrescente depois o alho picado, e os restantes legumes em pedaços. Tempere de sal e pimenta e acrescente a polpa de tomate, o tomilho, o alecrim e os oregãos. Misture bem e deixe refogar em lume brando cerca de 20 minutos, acrescentando um pouco de água ou vinho branco se necessário.
Sirva quente ou à temperatura ambiente com pão fresco como entrada, ou com um ovo estrelado ou escalfado para uma refeição simples e deliciosa.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. delicias suas receitas parabéns !
    se quizer divulgar seu link em meu site fique a vontade http://encontreisites.webnode.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:52

    Que excelente ideia para aproveitar os benditos legumes do Verão :) Muitas vezes, por mais boa vontade que tenha de comer legumes...não sei como os hei-de preparar...e é por isso que existe o As Minhas Receitas e é por isso que aqui venho todos os dias :D obrigada Joana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana :)
    Por aqui, os legumes abundam, principalmente courgettes e feijão verde, tudo caseiro.
    Há uns anos, inventei um prato semelhante, leva todos esses legumes (embora com tomate fresco)cogumelos e rebentos de soja. Faço o refogado com a cebola e alho francês. Normalmente acompanho com esparguete, uma verdadeira delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que coincidência, foi o meu almoço hoje, com um arrozinho branco. Uma das minhas refeições preferidas!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha! São grandes oportunidades de encontro das crianças com os legumes e que as preparam para não deixar de comer sopa e legumes mais tarde! A obesidade não se trata, previne-se. Palavra de Pediatra.

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar

Imprimir