Frango Assado com Caril, Malgueta e Gengibre

Há comidas que são quase universais e quase consensuais. É o caso do frango assado. Faz-se em quase todos os países, quase todas as culturas. Agrada a crianças e a adultos. Prepara-se para um almoço de domingo, um jantar durante a semana, numa refeição familiar ou com amigos. Fica sempre bem.
E o frango assado faz também parte da minha mesa nas mais diversas ocasiões. Em versões mais ou menos tradicionais. Com limão, sal e pimenta. Com massa de pimentão, alho e vinho branco. Com ou sem ervas aromáticas. Inteiro ou em pedaços. Com ou sem legumes. Em versão recheado ou simples. Com especiarias ou sem elas.
Hoje teve inspiração vinda do oriente: caril, gengibre e malagueta. Muito aromático e saboroso. O mesmo frango de sempre e de todos os dias numa outra versão.

Ingredientes para 2 pessoas:

½ frango (em metade ou partido em pedaços)
1 cebola pequena
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de pó de caril
½ malagueta vermelha tipo chilli
1 pedaço de gengibre com cerca de 2 cm
2 dentes de alho
Coentros frescos q.b.

Preparação:

Corte a cebola em meias luas finas e coloque-as no fundo de uma assadeira ou de um tabuleiro que vá ao forno. Sobre a cebola coloque o frango e tempere-o com sal, pimenta e o pó de caril esfregando bem por todo o frango. Junte depois o alho bem picadinho, a malagueta em juliana fininha e o gengibre previamente ralado. Junte também metade dos coentros grosseiramente picados e envolva bem.
Tape a assadeira com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo envolva bem o frango nos sucos que se foram formando e deixe cozinhar, agora destapado, durante cerca de 15 minutos apenas para tostar.
Sirva o frango polvilhado com mais coentros frescos picados e acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Deve ser muito bom, pelo menos aromático é :), bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar com um sabor bem aromático!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:42

    Por acaso é coisa que nunca me lembro de fazer. A única vez que fiz foi uma receita da Donna Hay, com alho, limão e tomilho. Bem saboroso. Tenho que fazer mais vezes, a ver se reanimo o gosto do frango cá em casa, que o meu marido anda com pouco apetite por ele! E as sobras são super versáteis!
    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  4. Fiz recentemente :-) Muito bom!!! A repetir, com certeza.
    Rosa Pinto

    ResponderEliminar

Imprimir