Bolo de Beterraba, Arandos e Amêndoa

Assadas é como gosto mais delas. Não ficam a saber a “terra”. Ficam doces e macias. Aproveito sempre o forno de outras coisas para as assar embrulhadas em papel de alumínio. Depois a pele sai facilmente e podem-se guardar para serem preparadas de diversas maneiras.
Gosto delas raladas em saladas (sim, raladas depois de assadas). Gosto delas em rodelas ou cubinhos juntamente com laranja e polvilhadas com umas nozes, fazem uma salada deliciosa e visualmente muito bonita.
Gosto de as triturar e usar em massas de bolos, queques ou panquecas. Experimentem substituir em receitas que usem puré de cenoura ou abóbora cozida. Gosto delas em bolos com chocolate, e um dia destes uso-as numa massa fresca.
Falo das beterrabas. Amadas por uns, odiadas por outros. Do mercadinho biológico para a minha mesa num fantástico bolo. Um bolo roxo.

Ingredientes:

2 beterrabas assadas e descascadas (cerca de 150g)
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50g de arandos secos (pode substituir por passas)
50g de amêndoas
Raspa da casca de 1 laranja
125g de açúcar amarelo
125ml de óleo de girassol
4 ovos

Preparação:

No robot de cozinha ou num copo liquidificador coloque a beterraba partida em pedaços (atenção para não manchar tudo de roxo) a farinha, o fermento, o açúcar, o óleo e os ovos. Triture tudo até obter uma massa homogénea e com uma espetacular cor arroxeada.
Junte depois a raspa da casca de laranja, os arandos e as amêndoas partidas grosseiramente.
Unte e forre com papel vegetal uma forma de bolo inglês e coloque aí a massa.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC até que o bolo esteja cozido, cerca de 1h.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Deixe arrefecer completamente. (E é natural que abata um bocadinho,,,)

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Tem muito bom aspeto. Só fiquei a conhecer a baterraba há pouco mais de um mês e adorei-a crua. Tenho de exprimentar assada.
    Beijos e muitas receitas.

    ResponderEliminar
  2. Adoro beterraba, mas nunca experimentei em bolos.
    A experimentar um dia.
    Adoro a travessa, é lindaaaaa!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro beterraba! Fica bem em quase tudo, saladas, sandes, sumos e nos bolos então é a perfeição. Desde que provei o bolo de chocolate e beterraba (um dos meus preferidos) que me tornei fã deste legume com tantas propriedades benéficas para a saúde.
    Este bolinho ficou com óptimo aspecto e é mais um para eu experimentar. Engraçado, porque hoje também vou ter no meu blog um bolo com beterraba, que é uma delícia. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, este bolo está com um óptimo aspecto! Aproveito para lhe dizer que visito o seu blogue muitas vezes, porque gosto imenso da sua cozinha! Por um lado, pela partilha de receitas essenciais ou básicas que fazem imensa falta como um molho de tomate para uma pizza, ou um molho bechamel, entre outras. E por outro lado, pela simplicidade, sabor e variedade das suas receitas! Não conhecia a Joana até me terem oferecido o seu primeiro livro, comecei a ler as receitas e as dicas e comecei a interessar-me mais pela cozinha, pela sua organização e poupança. Uma boa Páscoa e muito sucesso!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de beterraba. Essa combinação com arandos e amêndoa parece-me muito boa!
    Beijinhos
    Boa Páscoa!
    Lena
    Cooking (http://cookingbooksblog.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  6. Delicioso e repleto de nutrientes preciosos para a saúde. Muito boa receita mesmo.

    Último post lá nos Remédios Caseiros:

    "Banho de lua em casa"

    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  7. Um bolinho lindo e diferente :) Bjinhos e uma Santa e Feliz Páscoa para ti e toda a família!

    ResponderEliminar

Imprimir