Empadão Gratinado de Atum com Acelgas


Há alturas na vida em que nos sentimos verdadeiramente inúteis. Como se o que alguma vez conseguimos alcançar não tivesse o mínimo significado a mínima importância. Como se as nossas conquistas não significassem nada, como se os nossos objetivos e metas fossem só e apenas castelos no ar, fruto da ilusão dos nossos sonhos e não do nosso trabalho dedicado.
Ouvimos o que não queremos ouvir, o que não consideramos justo, como se não contribuíssemos também para um plano maior.
Sentimo-nos insignificantes, pequeninos, “ratos” até.
É triste quando nos diminuem e nos deixamos sentir diminuídos. Quando não nos deixam alimentar os nossos sonhos porque nos dizem que os nossos sonhos não são este mundo. Que vivemos numa bolha. No nosso mundinho. Que nos movemos entre as nossas “preocupações” despreocupadas.
Nessas alturas pergunto-me se vale a pena o esforço a dedicação e o empenho. Se vale a pena continuar. Se já não será tempo de virar a página. E de avançar para uma outra vida porque afinal parece que a que está para trás não vale nada, não significou nada.
Sim. Sinto-me um pouco assim. E também um bocadinho desamparada.

Ingredientes para duas pessoas:

2 latas de atum em azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 colheres de sopa de natas ligeiras (opcional)
500g de acelgas (também poderão usar espinafres)
250ml de molho bechamel
queijo parmesão q.b.

Preparação:

Lave bem as acelgas, corte-ao em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal até que fiquem cozinhadas. Retire, escorra-as bem e coloque-as de novo no tacho. Triture-as bem, de modo a obter um puré. Tempere de sal e pimenta e acrescente as natas. Reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num tachinho juntamente com uma ou duas colheres de sopa de azeite e a folha de louro. Acrescente depois o atum previamente escorrido e deixe apurar durante alguns minutos. Tempere de sal e pimenta.
Para preparar o empadão. coloque em duas travessas individuais, ou numa maior o refogado de atum, e por cima coloque o puré de adelgas. Termine com o molho bechamel bem espalhado por e rale um pouco de parmesão por cima.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que o empadão fique dourado.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Joana, embora não a conheça pessoalmente, permita-me que lhe diga que faz parte da minha vida já há alguns anos. Os seus livros vivem lá em casa, quando preciso de inspiração para um determinado prato recorro às suas ideias e até foi por sua causa que me comecei a dedicar aos cabazes de Natal (e Páscoa) e aos mimos ou bolos de aniversários homemade.
    Por isso, queria deixar-lhe a certeza que, na minha vida (e tenho a certeza na de muitos mais que por aqui passam em busca de inspiração, de receitas ou até de fotografias bonitas), o seu trabalho tem sido tudo menos inútil.
    Bem sei que há dias em que parece que tudo nos deita abaixo, mas estamos aqui para lhe lembrar que gostamos muito do seu trabalho e reconhecemos todo o seu esforço e pedimos que continuem.
    Bjs e obrigado por tudo que nos dá!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, tb não a conheço pessoalmente mas o seu trabalho, as suas ideias fazem dos nossos dias (por vezes complicados) mais simples... um enorme obrigado pela sua presença, receitas, ideias, inspirações... enfim por tudo! E não permita que que os comentários menos bons, ou que as coisas/situações menos boas "invadam" a sua vida. Lembre-se que a Joana faz muitos/as de nós felizes! Bjs e obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
  3. Querida Joana, temos momentos assim na nossa vida... menos bons, com muitas dúvidas... Mas o teu mundinho como dizem... é muito maior do que quem faz esses comentários tem noção. Isso só demonstra que não sabem o que estão a dizer. Por alguma razão já conseguiste publicar 4 livros e todos com sucesso. És uma referencia, uma inspiração no meu mundinho e de certeza no mundinho de muitas pessoas. Ainda ontem li uma frase que me deixou um sorriso bem grande. As pessoas importantes chamam-me Mãe! Por isso continua a lutar por aquilo em que acreditas. Tudo o resto é para nos ajudar a passar o tempo! Beijinhos doces e com muita energia positiva!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:53

    Olá. Não é a única a sentir-se assim. Actualmente, eu e as minhas colegas estamos numa fase complicada a nível profissional, em que muitas vezes o nosso trabalho e empenho é muitas vezes criticado, como se tivéssemos a culpa de tudo o que acontece. Mas continuamos a acreditar, e vamos trabalhar todos os dias ainda que nos custe. O seu trabalho não tem sido inútil, pois inspira-nos todos os dias com ideias e sugestões. Tem quatro livros publicados, o que para mim é um grande feito. Seja fiel a si própria, com altos e baixos, defeitos e virtudes, e continue a acreditar nos seus sonhos! São eles que nos fazem andar para a frente, exequíveis ou não. Força! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:04

    Forca joana acredita que fazes a diferenca beijos

    ResponderEliminar
  6. Joana encontrei o seu blog há relativamente pouco tempo, pois só agora tenho mais tempo para estes pequenos prazeres da vida...cozinhar, fazer ponto cruz, entre outras. Posso lhe dizer que não passa um único dia em que não o visito para saber o que nos deixou e ver se podemos aproveitar ou não a sua ideia ou sugestão.
    Não ligue ou tente não ligar às pessoas pequenas que existem aos milhares. O importante é o seu filhote, o seu marido e outros que pode considerar como família.
    Um beijo e não nos abandone.

    ResponderEliminar
  7. Joana, embora não a conheça pessoalmente, sinto que a conheço um pouco. Talvez por tudo o que publica, sobre o seu filho, a sua família, etc.. Parece-me uma pessoa serena, simpática e sem pretensões a "estrela". Tenho também todos os seus livros e já fiz vária das suas receitas, pelo que (tendo em conta algumas experiências da minha vida) lhe digo, se me permite, não desista nunca por causa dos outros! Aqueles que nada fazem de positivo mas querem destruir o que alguém consegue fazer bem. Pense nisso... Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mariana Pereira11:45

    Sabe Joana, revi-me em todas as suas palavras... Parece que por vezes marcamos um objectivo, conseguimos concretiza-lo e pouco depois achamos que afinal aquele feito não valeu de nada, afinal não tinha tanta importancia... Mas, acredite que é uma inspiração para muitas leitoras(onde com toda a certeza eu me incluo) do seu blog, facebook e de todos os seus livros( que espero que contnue a publicar) Força Joana e como dizia uma leitora acima, numa frase que é totalmente verdadeira "As pessoas importantes chamam-me Mãe"...e esse feito foi a sua maior conquista.. Um Grande Beijinho Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana.
    Pelo que li chego à conclusão que quem lhe disse e faz sentir assim, gostaria sim de estar na sua pessoa, isto é, você é o espelho do que essa pessoa, ou pessoas gostariam de ser. Li uma vez isso num livro e a partir daí quando acontecem coisas semelhantes, analiso e realmente chego à conclusão que é assim mesmo.
    Essas pessoas frustradas queriam, isso sim estar no seu lugar, e vai dai atacam da forma que podem, numa tentativa de desmoralizar.
    Não sei se me fiz entender...
    Sente-se desamparada, leva-me a pensar que é alguém muito próximo de si. Força para a frente que atrás vem gente!
    beijinhos e fique bem

    ResponderEliminar
  10. Teresa12:55

    Hoje, sem bem saber porquê, talvez pelo que li, é a primeira vez que aqui escrevo. Até há pouco tempo tudo o que conhecia de si, era pelo que escrevia aqui e pelas receitas que aqui deixava mas também pelos seus livros (tenho todos), até que um dia a minha filha mais nova me fez uma surpresa "Mãe pega nos teus livros que hoje vais conhecer a Joana Roque" e lá fomos nós à Fnac fo Chiado. Era a apresentação do seu último livro ( com um bolo delicioso à mistura). A pessoa que conheci, que falou comigo, que me autografou os livros (todos) está longe de ser INÚTIL, longe de viver no seu MUNDINHO. É antes uma pessoa afável, que cria empatia facilmente, que se preocupa (dá-nos receitas acessiveis a todos os bolsos) e que acima de tudo tem lutado pelos seus sonhos e ideais. Identifico-me muito com o que escreve (tenho uma filha que continua a lutar pelo sonho de ter um "Zé Maria" e outra que se chama Joana....). Obrigado...Todos nós deveriamos ter o nosso Mundinho (ajuda tanto), todos nós precisamos por vezes de ser um pouco egoistas para conseguirmos sobreviver, por isso continue,o caminho é em frente...sempre...alcançou o seu maior sonho SER MÃE, tudo o resto é paisagem. Seja muito feliz Maria Teresa e Joana

    ResponderEliminar
  11. inutil? como? se tem ajudado e incentivado tanta gente? levante o animo e não se deixe abater por invejas :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:20

    Olá Joana,
    Acompanho o seu blog diariamente mas é a primeira vez que aqui escrevo. Hoje ao ler as suas palavras revi-me nelas. Ás vezes também sinto isso...não desanime e vá em frente. Acredite que é uma inspiração para mim e muitos mais. Sorri-a:)
    Ana Queiroz

    ResponderEliminar
  13. Lidia15:43

    Joana, desistir é dar razão a esses que lhe dizem isso... Encontre essa força em si! Os seus blogs são uma referência. "As minha receitas" é o blog que consulto quando preciso de uma receita de confiança. Vale a pena o seu esforço, a sua dedicação e o seu empenho, por nós.
    Força!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:09

    Depois de ler o seu comentário Joana só me ocorre dizer "Que tem luz própria incomoda quem está no escuro" desistir !!?!?! Jamais
    Força siga em frente que tudo passa e o desanimo também vai passar,amanhã é outro dia
    Beijinhos fique bem
    Rosalina

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:38

    Oh Joana!! Parece que estava consigo na cozinha a lavar as acelgas para o seu puré e a ouvir esse desabafo!! E lembrei-me de um livro de Leon Tolstoi "A Confissão", em que ele, já reconhecidamente um autor de referência, salientava que numa fase já madura olhou sobriamente para a sua vida, a juventude, a fama, o dinheiro e percebeu que o mundo é um sítio muito cruel e a vida um caminho muito doloroso e sem explicação científica ou metafísica e por isso só nos resta a fé!! Tenha fé joana! Todos nós passamos por esses maus momentos, sobretudo no regresso (das férias) às nossas rotinas esquecidas. É preciso voltar a acertar o relógio, agora telemóvel, largar as havaianas e saír de casa com os sapatos a apertar o joanete, num dia chuvoso como o de hoje, com imensos acidentes na estrada, mas...não se deixe humilhar, perdoe quem a magoou e vai ver que encontra a paz de espírito!! Eu venho aqui sempre à procura de inspiração para o jantar e conheço outras bloggers de culinária, mas também porque me sinto em casa, parece que a ouço a descascar as suas "ervilhas tortas". Beijinhos e continue com muita fé!

    ResponderEliminar
  16. Força! Amanhã vai ser melhor... Bjnhos ;-)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:09

    Ó Joana, que é isso?
    Tenho idade para ser tua mãe e já aprendi muito contigo!
    Li os comentários anteriores e concordo absolutamente!
    Muitos leitores não te conhecem, mas eu conheço-te e sei que a imagem que passas é verdadeira.
    E conheço-te outras qualidades que aqui não deixas transparecer, como a generosidade com que és capaz de partilhar o teu tempo sem receber nada em troca! E não foi uma vez nem duas!
    Vai em frente, que eu preciso dos teus livros e dos teus blogues.
    Beijo.
    CG

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:11

    Olá Joana
    Queria só dizer-te duas ou três coisas importantes.
    Há pessoas que não conhecemos pessoalmente, mas que tem o dom de nos cativar, seja pelas suas palavras, honestas simples e sentidas, e também neste caso pelas maravilhosas receitas, quer no teu blogue quer pelos livros fantasticos que nos fizeste o favor de publicar.
    Tu és uma dessas pessoas. E asseguro-te que pelo menos no meu universo não existem muitas, logo essas as que se destacam pelo que são e não pelo que aparentam, são as mais mais devemos valorizar.
    Todos nós temos esses momentos menos bons, é verdade, todos nós nalgum momento tivemos alguém por perto que nos deitou abaixo... mas todos nós temos uma força interior maior, às vezes não sabemos isso, mas que está lá... Nao te deixes abater nunca, tu vales pelo que és, pelo que consegues transmitir (e acredita é muito importante), por cada obstáculo que ultrapassas. És uma mulher cheia de força, com muitos defeitos como eu concerteza, mas não deixas de ser mulher, mãe, sensível e muito forte.
    Admiro-te nesse sentido, portanto nada de se deixar ir abaixo.
    Ainda não tenho o teu ultimo livro, mas está na lista p comprar, sei que vou adorar, como aconteceu com os outros.
    Há pessoas que são uma inspiração para as outras. Tu és uma delas, o teu blogue e os teus livros também.

    Obrigado

    GCabral

    ResponderEliminar
  19. Não te sintas, Joana! Pelo menos para nós, e tenho a certeza que para a tua família, és muito importante e útil! Claro q deves continuar, em frente é o caminho :) Bjinhos e mt força! Melhores dias virão ;)

    ResponderEliminar
  20. A todos os que aqui escreveram e deixaram palavras de ânimo e coragem, o meu obrigada.
    Todos nó temos dias mais difíceis, períodos da nossa vida que são menos bons.
    Também eu, que não sou diferente de ninguém, os tenho. E apesar de, na maioria das vezes não me deixar afetar por tais coisas, não tem sido o caso.
    Mas depois de vos ler acreditem que fiquei logo muito melhor.
    Mais uma vez obrigada por estarem desse lado e pelo apoio incondicional que dão.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir