Frango Assado com Recheio de Tomate Seco, Requeijão e Limão



A vida dá muitas voltas. Às vezes para chegar ao mesmo sítio de onde partimos, outras vezes para nos virar de pernas para o ar, outras apenas para nos dar novos desafios, novos projetos e nos fazer “correr atrás” do que queremos.
Acredito sempre que as coisas não acontecem por acaso. Não pode ser assim. Devemos mudar quando não estamos bem. Devemos querer mais. Devemos saber quando merecemos mais. Ao mesmo tempo devemos saber quando não é altura de arriscar, e que aquilo que construímos não deve ser alterado em busca de algo maior mas mais efémero. 
A linha entre o que devemos fazer e o que queremos fazer é apenas ditada por nós e eu acho que os pés assentes na terra e voos mais baixos são sempre uma medida acertada. Arriscar e mudar muito pode sempre parecer o melhor, mas a minha experiência diz-me que nos devemos sempre manter fieis a nós e a quem nos segue.
Numa altura em que todos querem mais, ser mais, mostrar mais, ter mais, eu prefiro manter-me assim, dizer não, manter-me firme nas minhas convicções. Uns vão, outros não. Mas é por isso que alguns se mantém iguais há anos e outros que vão aparecendo são apenas cópias do que já existe com a mania que são originais e criativos e buscam esse mais a todo o custo.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):
(inspirado a partir da revista “Olive”, Maio de 2014, página 54)

1 frango pequeno
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Recheio:
100g de requeijão
1 dente de alho
4 tomates secos
15 azeitonas pretas descaroçadas
2 colheres de sopa de parmesão ralado na hora
1 molho pequeno de manjericão fresco
1/2 limão

Preparação:

Numa taça misture o requeijão com o dente de alho ralado, o tomate  seco previamente picado assim como as azeitonas, o queijo parmesão e a raspa do limão. Misture bem e junte cerca de duas colheres de sopa de azeite para formar uma pasta e tempere com sal e pimenta.
Com os dedos separe cuidadosamente a pele do peito do frango (separando a partir da cavidade e deixando a pele junto ao pescoço e peito para que depois o recheio não escape) e recheie entre o peito e a pele com a mistura anterior, prendendo depois ao fundo do peite com uns palitos para o recheio não escapar.
Barre o frango com um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta na cavidade e por cima da pele.
Leve o frango ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora ou até o frango estar cozinhado e a pele tostada.
Deixe repousar uns minutos antes de cortar e sirva com uma salada verde e batatas assadas.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Tem realmente um aspecto fantástico, como em tudo que apresenta! E então de paladar,com todos esses ingredientes, só pode estar mesmo bom!!
    Bom dia , beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel.
      E é mesmo uma receita simples e ideal para todos os dias!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Delicioso!
    Uma sugestão que agradaria todos cá em casa ;)
    Beijocas
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,

      Experimente e depois diga se gostaram.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Adorei o frango mas gostei ainda mais das palavras!
    Sou da mesma opinião! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sarinha,

      Obrigada. Às vezes tenho a impressão de que ninguém as lê.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Joana, adorei o seu comentário, tem toda a razão, quando queremos subir muito e depressa, o tombo costuma ser muito duro. O seu frango está com optimo aspecto e é desta que vou utilizar os frascos de tomate seco que o meu marido teima em comprar e depois não usar, acabamos por dar á filhota, que lhe dá bom proveito. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Obrigada.
      E Experimente fazer pesto de tomate seco que também fica delicioso.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. belo franguinho!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, tem de experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Great Post. nice to visit and walk :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana adoro o seu blog, e faço muitas das suas receitas!!! O frango tem óptimo aspecto, mas desculpe a minha ignorância,mas não percebi como é que recheou o frango.. "Com os dedos separe cuidadosamente a pele do peito do frango (separando a partir da cavidade e deixando a pele junto ao pescoço e peito para que depois o recheio não escape) e recheie entre o peito e a pele com a mistura anterior, prendendo depois ao fundo do peite com uns palitos para o recheio não escapar.", pediu para desossar o frango?
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia,

      Para rechear o frango separei a pele da carne do peito, e coloquei o recheio nessa espécie de bolsa. Para o recheio não escapar não separei a pele toda na zona do pescoço, e prendi com os palitos ao fundo do peito.
      Claro que não desossei o frango - nada prático para um jantar a meio da semana!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir