Hamburgueres no Forno com Cobertura de Legumes e Queijo


Ultimamente muito se tem falado sobre a qualidade da carne picada à venda em Portugal. Aqui por casa, há muitos anos que se deixou de comprar carne picada embalada. Em primeiro lugar porque se tivermos o cuidado de ler o rótulo e composição da mesma, depressa percebíamos que não era apenas carne que estávamos a comprar, mas também pão, água, temperos e muitos nomes desconhecidos, ao preço de carne. E as embalagens também não mentem: dizem quase sempre preparado de carne de picada.
Depois porque ao comprar carne embalada, nem sempre sabemos o que estamos a comprar - que peça, que quantidade de gordura, picada à quanto tempo… Por isso, prefiro sempre escolher a peça de carne e pedir para picar, na hora. Também se falou sobre isto. Que mesmo assim podia haver contaminações, principalmente devido a máquina mal limpas ou a máquinas que picam todo o tipo de carnes … No sítio onde faço habitualmente as minhas compras existem duas máquinas: uma que pica exclusivamente carne de vaca. E outra que pica carne de porco e mistura de carne de porco e vaca. E não tenho motivos para me queixar de falta de higiene.
Continuo a achar que devemos sempre escolher a carne que queremos mandar picar e vê-la a ser picada à nossa frente, na hora. E depois em casa prepará-la de acordo com a nossa vontade e preferência.
E foi com um pedaço de carne picada assim que nasceram estes hamburgueres.



Igredientes para 4 pessoas:

650g de carne de vaca picada (há talhos que além de picarem a carne à vossa frente, a transformam logo em hamburgueres através de um simples molde. São realmente hamburgueres 100% carne picada)
1 cebola roxa
1/2 pimento verde pequeno (usei congelado)
1/2 pimento vermelho pequeno (usei congelado)
1 dente de alho
1 tomate maduro (usei congelado)
4 fatias finas de fiambre
4 fatias finas de queijo
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
oregãos secos q.b.

Preparação:

Forme os hamburgueres (se ainda não os tem formados) com a ajuda de um aro metálico e tempere-os com um pouco de sal e pimenta.
Coloque-os num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com um fio de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e os dentes de alho em rodelas finas. Coloque um pouco de azeite numa frigideira e aloure a cebola e o alho até que fique translúcido. Junte depois o pimento em cubinhos e o tomate sem pele em pedaços. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até ter um molho espesso.
Verta depois esta mistura sobre os hamburgueres, e cubra depois cada hamburguer com uma fatia de fiambre e outra de queijo, polvilhando no fim com um pouco de oregãos secos.
Deixe o queijo derreter e sirva com um pouco de arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite!



17 comentários :

  1. Anónimo10:32

    Mais uma bela ideia bastante saborosa!. Relativamente à questão da carne picada, escolho no talho uma peça de carne e peço para picar. Fiz o bolo de laranja inteira e desapareceu num instante, e acho que deve ficar bem em formas de queques (ajustando o tempo de cozedura). Relativamente ao passatempo "Chefe Caseiro" enviei mais duas participações, mas os e-mail vieram devolvidos? Será que a caixa do correio está cheia com tantas participações? Diga-me se os recebeu, caso contrário tentarei reencaminhar por outro e-mail. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Eu também escolho sempre a peça a picar! Nada melhor do que sabermos o que estamos a comer.
      O bolo de laranja fica tão saboroso e húmido que não é de estranhar que tenha desaparecido num instante.
      Entretanto já recebi as suas receitas! (A primeira já tinha recebido há uns tempos!)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Rosa Ferreira10:44

    Joana, eu procuro quase sempre partilhar as receitas que mais gosto no meu facebook e conseguia fazer isso bem no site antigo, mas agora não. Partilhei a receita do bolo de laranja inteira mas agora, quando vou abrir o link, abre para a receita do dia e não para a que eu queria. Será que isso acontece sempre ou serei eu que não me sei movimentar bem no site? Obrigada pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa,
      Provavelmente terá de entrar dentro da receita para a partilhar... não sei.
      Vou ver se consigo perceber o que se passa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Joana sempre uma inspiração! Confesso que a Joana foi uma das grandes inspirações para a criação do meu blog. Identifico-me com a sua história, tenho uma história semelhante à sua (como muitas nesta crise!) mas uma paixão enorme pela pastelaria que me faz escrever umas linhas em momentos de inspiração! E deixe-me dizer-lhe muitos deles através da Joana! Muitos parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso! Dê uma olhadela no meu blog! Espero que goste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nokas,
      Obrigada pela generosidade das suas palavras.
      E claro que irei espreitar o seu blogue.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Procurava uma receita assim. Adorei!

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel!
      Ainda bem que posso ajudar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Joana, adorei esta versão alternativa com legumes e, especialmente, no forno! Tenho q fazer num dia em q apeteça um hamburger caseiro :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Achei uma excelente alternativa às receitas mais convencionais de hamburguers. Cá em casa ficou mais que aprovado!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Experimentei a fazer ontem. Utilizei bacon em vez do fiambe e omiti o queijo. Ficou delicioso. :) Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana,
      Ainda bem que gostou!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Jonas22:21

    Boa ideia! Hambugueres no forno sempre são melhores que na frigideira.
    Só uma questão, pois não fiquei esclarecido nesse aspecto:
    - depois de colocar os legumes, fiambre e queijo, os hamburgueres voltam ao forno? Ou aquilo de "Deixe o queijo derreter", é a contar com o calor que os hamburgueres detêm dos 15m no forno mais o que vem do molho dos legumes?

    obrigado e espero ter sido claro na minha pergunta.
    Continuação de um bom trabalho! (é visita obrigatória, diariamente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jonas,
      Sim, depois de colocar os legumes e o queijo os hamburgueres voltam ao forno até o queijo estar derretido, mais uns 5 minutos.
      Espero ter ajudado. E obrigada pelas palavras.
      Um beijinho,
      joana

      Eliminar
    2. Jonas10:38

      Obrigado pela atenção e resposta.
      E as palavras elogiosas não são minhas, resultam do seu trabalho, logo não me custaram nada.

      Um beijinho e bom trabalho!

      Eliminar
  8. Anónimo01:18

    Boa noite. Gostaria só de por uma questão: qual a carne que pede para picar em caso de serem hambúrgueres, almôndegas ou simplesmente para uma bolonhesa? Muito obrigada e parabéns pelo blog que é fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Normalmente conto com a ajuda do senhor do talho para me escolher um pedaço de carne para picar de acordo com aquilo que eu quero fazer. Evito cortes muito caros - como vazia e alcatra - porque é para picar e é um desperdício usar esse tipo de cortes. Além disso não têm gordura suficiente para fazer um bom picado - seja para hamburguer ou almôndegas ou bolonhesa.
      Normalmente acabamos por optar por aba da costela ou carne de estufar.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir