Pernil no Forno com Cebola e Cerveja


Pernil é uma daquelas “coisas” - neste caso parte do porco, que acho pouca graça. Não é uma peça de carne que eu goste muito, e portanto raramente compro.
Mas o Miguel gosta bastante, e há dias em que cozinhar é quase e só um acto de amor, e há que fazer algo de que não gostamos muito apenas para agradar a outra pessoa. Foi o que aconteceu.
Da cozinha saiu um pernil assado com cerveja, que agradou a quem devia agradar. Confesso que, peles à parte, também eu achei que estava bom e até o meu pequeno rapazinho comeu com satisfação.
O que me leva a deixar-vos um desafio. Cozinhar coisas que estão fora da nossa “zona de conforto”, não só naquilo que estamos habituados a cozinhar, mas também naquilo que gostamos de comer.
Muitas vezes somos agradavelmente surpreendidos com os resultados que alcançamos, com as metas que superamos e com a satisfação com que conseguimos agradar os outros. Porque tudo se consegue quando se cozinha com amor. (Pelo menos eu acho que sim!)

Ingredientes para 2 pessoas:

1 pernil com cerca de 1,3kg
1 cebola
200ml de cerveja
1 raminho de tomilho
sal e pimenta q.b.
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.

Preparação:

Corte a cebola em meias luas e coloque-as no fundo de um pires ou prato de forno. Acrescente as folhas de louro, a cabeça de alho aberta ao meio e os raminhos de tomilho.
Por cima coloque o pernil e tempere-o depois bem com sal, pimenta e a massa de pimentão.
Regue com a cerveja e com um fio de azeite e tape com papel de alumínio.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2h. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e aumente a temperatura do forno para os 200ºC e deixe o pernil acabar de cozinhar e a pele ficar dourada, e o molho apurado.
Sirva o pernil cortado em fatias e com o molho de cebola e cerveja que entretanto se formou no fundo do tabuleiro.
Acompanhe com arroz ou batata assada e uma salada verde.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Tens razão! Temos q deixar os medos fora da cozinha e sermos mais aventureiros :) Eu ando a fazer algumas experiências (só pra mim) e tenho gostado do resultado :) Bjinhos. P.S. - ainda ñ recebi a tua resposta sobre a tarte de framboesas... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      Quanto à tarte de framboesa, não consigo mesmo encontrar esse mail, é por isso que ainda não respondi.
      Quanto a experiências na cozinha, são tudo de bom!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Cozinhar também é uma maneira de comunicar emoções, sentimentos. Na cozinha não existem regras fixas, como no amor a cozinha também é um jugo de sedução.................Bom Apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José,

      Cozinhar é sempre uma maneira de comunicar emoções. Mas dependendo dos dias há alturas em que comunicamos mais e melhor do que outros.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo20:49

    Ora, aqui está algo que nunca fiz! E quem sabe futuramente...Nos últimos tempos tenho-me aventurado um pouco na culinária, a experimentar ingredientes que não conhecia ou que nunca tinha cozinhado. A curiosidade "fala" mais alto e a vontade de experimentar algo / uma ideia diferente para cozinhar um ingrediente comum, também ajuda. Por vezes, até que saem uns resultados bastante interessantes...não podemos é ter medo de experimentar! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:57

      Joana, tenho uma dúvida. Este pernil é fresco ou fumado? Não é normal ver o pernil fresco e costumo ver o fumado no hipermercado. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Olá Sara,
      Este pernil era fresco. Curiosamente nunca comprei do fumado.
      E eu também nunca tinha cozinhado pernil fresco. Decidi mesmo aventurar-me. É uma boa experiência poder usar coisas que nunca usamos ou até provamos antes. Acho que isso ainda me faz gostar mais de cozinhar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir