Foi difícil escolher o bolo a fazer para o aniversário do Zé Maria. Para ele é ainda um bocado indiferente, pois ainda não chegou aquela idade em que pede um bolo temática, e porque como ainda não come bolo, também não sai se prefere bolo de iogurte, de chocolate ou limão.
Sendo assim, a escolha era minha. E acabou, mais uma vez por cair num simples bolo de chocolate que recheie e decorei com um creme de manteiga que “tingi” de verde para combinar com a vela com o número 2 - enorme - que escolhi para ele soprar.
Apesar de não fazer bolos perfeitos e irrepreensíveis, gosto de ser eu a fazer os bolos de aniversário cá de casa. E há um encanto diferente em fazer um bolo de aniversário de um filho - e eu faço questão de os fazer, pelo menos por enquanto.
Fica a receita do bolo que preparei para o aniversário do Zé Maria: um bolo muito simples de preparar e que apesar de tudo ficou muito amoroso!
E o Zé Maria adorou soprar as velas! Acho que foi mesmo a parte favorita de todo o aniversário. Soprou a vela umas 7 ou 8 vezes e estava sempre a pedir mais…. (Para o ano sopras as velas outra vez meu amor!)
(Receita adaptada do blogue Migalha Doce - http://migalhadoce.com/category/receitas-recepies/bolos-cakes/page/2/)
30g de manteiga, derretida
6 colher de sopa de chocolate em pó, de boa qualidade
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
200g de açúcar
1 ovo
120ml de leite
6 colheres de sopa de água quente
300g de manteiga, temperatura ambiente
150g de açúcar em pó
1 colher de chá de pasta de baunilha - podem usar essência
corante alimentar verde (opcional)
enfeites comestíveis à escolha
Numa taça grande peneire a farinha, com o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio, uma pitada de sal e o açúcar.
Adicione depois o ovo, o leite, a manteiga previamente derretida e a água aos ingredientes secos. Envolva até ficar uma mistura macia e homogénea.
Divida a massa sobre as duas formas e leve ao forno por 30-35min ou até palito vir limpo. Deixe arrefecer por completo antes de barrar com o creme.
Para o creme bata a manteiga até ficar macia e esbranquiçada. Adicione depois o açúcar e volte a bater até ficar creme macio. Acrescente agora a pasta de baunilha e, se utilizar um pouco de corante alimentar para dar a cor desejada ao creme.
Para montar o bolo, divida os dois bolos em 4 camadas iguais - partindo cada um deles ao meio e barre cada camada de bolo com um pouco de creme de manteiga e coloque sobre o creme os morangos previamente cortados em rodelas finas.
Cubra o bolo todo à volta com mis creme e cubra também o topo, fazendo. se gostar pequenas decorações.
Decore a gosto com os enfeites comestíveis e coloque no frio até servir, retirando cerca de 1 hora antes.
Bom Apetite!
Ficou muito bonito! ;-)
ResponderEliminarBeijinho
O bolo está lindo e muito amoroso! Não é preciso complicar as coisas, em termos de bolos, para as crianças (daquilo que a minha irmã e eu costumamos fazer, os meus sobrinhos preferem um bolos simples e sem cremes, como de iogurte, laranja/limão/canela, chocolate). Fazer um bolo caseiro de aniversário é um acto de amor para com os nossos, apesar das "imperfeições" que possam ter à primeira vista. Vou ficar de olho na receita, pois gosto de bolo de chocolate, e este parece ser bastante leve (sem o recheio é claro!). Um grande beijinho e um bom fim de semana para todos, Sara Oliveira
ResponderEliminarFicou amoroso!!
ResponderEliminarTambém faço sempre os bolos de aniversário em casa. E outros... Dia da Mãe, Dia do Pai, 1ª Comunhão, Festa da Luz, Festa da Palavra,... Este ano até fiz um bolo de regresso às aulas. As pequenas já participam, não só na confeção como na decoração. É uma festa!!
Ficou muito bonito, Joana. E estaria delicioso, com certeza!
ResponderEliminarQuem me dera ter esse seu jeito...
Mas, realmente, enquanto são assim pequenitos gostam mesmo é de soprar as velas; importa-lhes pouco o sabor ou o formato... :D
Um bom fim de semana e dois grandes beijinhos para os seus amores.
Raquel
Para mim ficou lindo :) Tb ñ sou adepta dos bolos cheios de pasta de açúcar, cheios de bonecada - são mt caros e metade vai parar ao lixo! E como detesto pôr comida for a e desperdiçar, nestes bolos é mesmo tudo comestível :) E enchem igualmente a vista :) E se o sabor for bom, melhor ainda! E o q interessa é o aniversariante - se ele gostou (mesmo sem comer e tem mt tempo p isso!), então está aprovado ;) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarQue bonito que está :))
ResponderEliminarOlá Joana pode me dizer por favor qual a manteiga que utilizou?
ResponderEliminarObrigado
Olá Joana pode me dizer por favor qual foi a manteiga que usou ?
ResponderEliminarObrigado
Lindo e parece delicioso
ResponderEliminarMaçã e Canela
http://blogmacaecanela.blogspot.pt/
Um bolo muito bonito, com um aspecto delicioso e fresco.
ResponderEliminarParabéns ao Zé Maria e que sopre sempre muitas velas.
Nany
Gostei bastante do bolo, simples, saboroso e onde tudo é comestível ... não é necessário complicar :)
ResponderEliminargulosoqb.blogspot.pt
¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso. Muchas gracias por compartirlo con todos/as.
ResponderEliminar/ http://www.mascasaonline.com
Parabéns ao Zé Maria :) O bolo era lindo! Beijinhos*
ResponderEliminarJoana pode por favor responder-me á minha pergunta acima ??? Obrigado
ResponderEliminar