O fim de semana que passou veio com chuva, e a vontade de andar de volta dos tachos e das panelas, parece que é reforçada por dias cinzentos.
Aproveita-se a sesta das crianças para fazer o gosto ao dedo. Marmelada de maçã, uma maravilhosa geleia de maça com vinho do Porto que partilharei ainda esta semana, bolachinhas, um bolo, pão, sopa e aproveitei ainda para adiantar a preparação de algumas refeições da semana, para além dos jantares e dos almoços do fim de semana.
Agora, sozinha em casa com duas crianças pequenas, a preparação e a organização das ementas semanais é ainda mais importante, porque os meus horários são ainda geridos pelo ritmo de um recém nascido e de um Zé Maria com dois anos muito ativos.
Mas tudo é possível e para já tem sido relativamente fácil conciliar as tarefas normais com as prioridades deles.
Mas o fim de semana já lá vai e a semana está a começar. A sugestão é um caril aromático para iniciar da melhor maneira.
(adaptado de Delicious, setembro de 2015, página 26)
1 cebola
4 dentes de alho
1 pau de canela
piri-piri moído a gosto
3 vagens de cardamomo
1/2 colher de chá de pimenta em grão
1/2 colher de chá de cravinho em pó
400g de carne de vaca para estufar cortada em cubinhos
200g de tomate pelado
1/2 colher de sopa de pó de caril
1/2 colher de sopa de coentros em pó
1/2 colher de sopa de garam masala
sal q.b.
Leve um tacho ao lume e aqueça o óleo vegetal. Acrescente a cebola e deixe cozinhar em lume brando até começarem a caramelizar. Acrescente os dentes de alho em pasta, o pau de canela, o piri piri, as vagens de cardamomo esmagadas, a pimenta em grão e o cravinho. Acrescente cerca de 50 ml de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 2 minutos.
Tempere a carne com um pouco de sal e acrescente-a à mistura de especiarias na panela. Envolva bem a carne e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente depois o tomate pelado em pedaços, o pó de caril, os coentros em pó, e a garam masala, juntamente com 250ml de água.
Tempere com sal e tape o tacho deixando a carne cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos.
Destape o tacho e deixe cozinhar cerca de 1 hora até a carne estar praticamente a desfazer-se.
Sirva com arroz basmati.
Bom Apetite!
Que bom aspecto! Lembra a carne estufada com vinho tinto, que coze lentamente, que costumo fazer. Agora tem concorrência com este caril! Fiz o iogurte com leite meio gordo e ele tem boa cara. Ficou um pouco mais de tempo a fermentar, porque preparei-o a meio da manhã, e ficou a "dormir" a noite toda. Faço hoje o teste de qualidade, a acompanhar uns marmelos escalfados em sumo de romã e especiarias (muito bons, da último livro do Yotam Ottolenghi "Celebrar com os Vegetais"/ "Plenty More" (em inglês), que irei adaptar tentar adaptar para doce, pois é uma forma de dar uso às romãs que tenho em casa). Fico a aguardar as receitas dessa aventura culinária! Um bom início de semana, e um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarNada melhor que uma comida reconfortante!
ResponderEliminarMark Margo
www.markmargo.net (site de celebridades com sessões fotográficas)
Que deliciosa,...fiquei com água na boca,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Está com um aspecto delicioso e o aroma deve ser fantástico.
ResponderEliminarGulosoqb
deve ter ficado uma delicia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Deve ser deliciosa! Sou uma grande fã do seu Caril de vaca com beringela (mais uma que passou a fazer parte das "Receitas cá de casa"). Esta também não deve ficar nada atrás. Beijinhos
ResponderEliminarOlá Joana,
ResponderEliminarExcelente receita que já experimentei hoje ao almoço!
A carne ficou deliciosa e a única coisa que alterei foi não colocar o garam massala que não tinha...
Adorei a profundidade dos sabores e o cheiro delicioso que ficou na minha cozinha!
Obrigada pela partilha
Vanessa