Almôndegas com Tomate Cereja e Molho Cremoso


De volta a casa e às rotinas. Algumas coisas básicas congeladas, despensa abastecida q.b. e uma vontade enorme de cozinhar com aquilo que tenho em casa.
Os últimos dias têm sido isso mesmo. Inventar, criar e cozinhar com aquilo que há em casa. Limpar o congelador e a despensa e fazer coisas ao sabor do momento, do tempo disponível e do que há.
Da cozinha têm saído receitas mais básicas e rápidas. Muitas vezes a recorrer ao forno, para simplificar a tarefa e ter assim tempo para as necessidades do António e do Zé Maria.
Legumes assadas no forno para acompanhar um frango também ele assado. Lentilhas com ovos escalfados. Pratos rápidos de massa usando a técnica do “one por pasta”. Tudo pensado para que a preparação demore o mínimo!
Também num destes dias houve tempo para umas almôndegas para utilizar um resto de carne picadas. Aqui ficam elas!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de carne picada (usei carne de vaca)
1 cebola pequena
1 molhinho de salsa
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
150g de tomate cereja
150ml de natas magras ou creme de soja
algumas folhas de manjericão fresco q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a carne picada e acrescente a cebola e salsa previamente picadas. Amasse bem e tempere depois com um pouco de sal e pimenta a gosto.
Forme depois bolinhas do tamanho de nozes e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois as almôndegas e deixe-as cozinhar até ficarem douradas. Acrescente depois os tomates cereja partidos ao meio e reduza o lume deixando cozinhar em lume brando durante alguns minutos, agitando a frigideira de tempos a tempos. 
Acrescente depois as natas ou o creme de soja e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe levantar fervura.
Antes de servir polvilhe com manjericão fresco picada e acompanhe com espaguete ou com arroz branco.

Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Só falta o pão para o molho! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:48

    Têm um ar muito delicioso! Cozinhar com o que temos em casa, seja para "limpar" o frigorífico, congelador ou despensa, como ao sabor do momento, é um bom exercício para dar largas à imaginação, e à nossa capacidade de improviso. Tendo uma boa base, podemos variar as receitas do dia a dia, sem ficar repetitivo. Pelo menos, é o que acontece aqui em casa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Adoro cozinhar com o que se tem disponível. Por vezes, com 3 ou 4 ingredientes se faz uma refeição digna de qualquer restaurante. Estas almondegas estão com um aspecto muito apetitoso.

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Imprimir