Pudinzinhos de Romã


Há uns tempo atrás, a querida Sara - a minha comentadora residente!- perguntou se me podia enviar umas romãs da sua romanzeira. Claro que disse que sim. Para quem não sabe eu adoro romãs. São o meu fruto de Outono favorito. E como sou de gostos simples, adoro comê-las (depois de devidamente preparadas) à colherada.
A Sara enviou-me várias romãs. Assim que chegaram arranjei duas ou três e era ver-me de sorriso na cara a comer tacinhas cheias às colheradas. Mas rapidamente achei que as deliciosas romãs da Sara mereciam uma receita. Juntamente com um resto de leite condensado que andava no frigorífico e a necessitar de ser gasto, lá saíram uma espécie de pudinzinhos que ligaram deliciosamente com as romãs. Uma receita muito simples que dedico à Sara e à sua generosidade em partilhar comigo as suas romãs.

Ingredientes para 2 tacinhas:

4 colheres de sopa bem cheias de leite condensado
125g de iogurte natural (podem usar grego)
sumo de 1/2 limão
sumo de 1/2 laranja
raspa de 1 laranja
bagos de 1 romã pequena
folhas de hortelã para decorar

Preparação:

Numa taça misture o iogurte natural com o leite condensado, o sumo de limão e de laranja e metade das raspas de laranja. Divida depois esta mistura por duas taças individuais.
Por cima coloque os bagos de romã e finalize com a restante raspa de laranja e decore com umas folhinhas de hortelã.
Leve ao frigorífico cerca de duas horas antes de servir.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Não conheço a Sara, mas é uma sortuda!
    Dedicar uma receita a alguém é uma coisa tão simples mas de uma enorme generosidade! Como a Joana. Muitas felicidades e obrigada pela partilha diária e pela inspiração constante

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:52

    É uma boa surpresa ver uma receita dedicada a mim! Partilhei as romãs porque este ano, a romãzeira teve uma produção "anormalmente" abundante (nos últimos anos, tem dado muita fruta de dois em dois anos, após a poda dos ramos), e tenho estado a distribuir pela família, vizinhos, colegas de serviço e da natação. Adoro romãs, e apesar de gostar de as comer ao natural ou em forma de sumo, este ano tive que arranjar maneira de dar uso a elas. Experimentei fazer gelatina com o sumo delas, licor (usando a sua receita do "Licor de Cereja") e vinagre de romã (receita do blog "Tachos de Ensaio", onde também tem mais ideias para as usar). A geleia é boa, mas quando a fiz à algum tempo trás, não agradou a todos. Tenho que arranjar outra receita ou ajustar melhor as quantidades (tenho que ver a receitas das "Receitas para a Felicidade" e "Cinco Quartos de Laranja"). Um grande beijinho, muito obrigada pela receita (simples, como eu gosto!), Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:43

    Com a devida licença da Sandra Brito (que não conheço), tenho de partilhar das palavras que deixou ali em cima. De facto, uma vez mais, a Joana a mostrar - sem qualquer pretensiosismo - como tem um coração grande; haveria forma mais bonita de mostrar a sua gratidão à Sara (que tampouco conheço) do que dedicando-lhe uma das suas receitas?!?
    Da minha parte agradeço às duas, à Joana pela receita (que me parece deliciosa, vou experimentar) e à Sara por ter proporcionado à Joana matéria prima para que se inspirasse :)
    (Já agora, também adoro romãs).
    Um beijinho,
    Raquel

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei, mas deve ser fantastico!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades e com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:08

    Também adoro romãs! Esta semana, de certeza que virão da frutaria para experimentar estes pundizinhos que me parecem deliciosos.
    A Joana é uma pessoa muito simples e generosa. Conhecia-a pessoalmente e é o que chamo uma pessoa como eu... sem pretensão de fama ou manias. Também me cruzei com a Sara na feira do Livro de Lisboa e pareceu-me igualmente simples. Um beijinho para as duas.
    Cilinha Fernandes

    ResponderEliminar
  6. Merhabalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  7. Adoro a ideia!! E vou experimentá-la já hoje. Adoro receitas simples em que posso usar coisas que tenho na dispensa e no quintal.
    Muitos parabéns pelas fantásticas sugestões que sempre nos deixa, e também pelo belíssimo texto. As coisas simples são mesmo as melhores. ;)

    realizatumesmo.blogspot.pt (um blog de faça você mesmo)

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito deste tipo de receitas e adorei a sugestão, está de certeza delicioso.

    Visite-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  9. Uma linda e saborosa homenagem, com mt cor :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. Fiz um sucesso com esta sobremesa! Obrigada e continuação de um excelente trabalho.

    ResponderEliminar

Imprimir