Almôndegas de Peru com Cogumelos e Tomate


As refeições cá de casa têm de agradar a todos. Não se faz por aqui comida especial para o Zé Maria que, desde que tem um ano como aquilo que nós comemos. No entanto o pequeno à medida que vai crescendo torna-se mais implicativo com a comida. Se num dia come brócolos, no dia seguinte já diz que não gosta. Noutro come o frango todo e ainda mais como se não houvesse amanhã, e no dia seguinte deixa-o no prato. Todos os dias são diferentes no que respeita à alimentação e apesar de comer relativamente bem e praticamente de tudo, não é daquelas crianças que comem sempre bem e tudo o que está no prato. Temos dias.
Há coisas no entanto que nunca falham: sopa (“a minha sopa, mamã?”); peixe com batatas, seja peixe cozido ou assado; polvo à lagareiro - adora!; arroz com frango; ovos (de todas as formas!) e massa.
Durante a semana tenho atenção para que as refeições sejam de sabores mais simples e do agrado de todos. E deixo as outras coisas para o fim de semana. E durante a semana que passou saíram umas almôndegas de peru de que o Zé Maria gostou muito - menos os cogumelos que o rapaz diz que não gosta de cogumelo!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de carne de peru (podem usar peito, mas eu usei carne da perna que desossei)
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
200ml de polpa de tomate frito
1 cebola
8 cogumelos brancos 

Preparação:

No robot de cozinha pique a carne de peru previamente cortada em pequenos pedaços juntamente com sal, pimenta e o dente de alho. (Atenção que não deverá deixar a carne muito “amassada”)
Retire a carne do robot e forme bolinhas do tamanho de nozes (ajudar ter as mãos húmidas). Reserve no frio.
Entretanto pique a cebola e lamine os cogumelos.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e frite as almôndegas até estarem cozinhadas e douradas. Retire-as e reserve.
Na mesma frigideira, sem a limpar, coloque a cebola picada e deixe alourar um pouco. Acrescente depois os cogumelos laminados e deixe-os saltear cerca de 5 minutos. Acrescente depois a polpa de tomate frito e retifique de sal e pimenta deixando cozinhar os cogumelos e a cebola. 
Junte depois as almôndegas ao molho de cogumelos e tomate e envolva-as bem na mistura. Deixe cozinhar mais um minutos para apurar.
Sirva as almôndegas com arroz ou massa e legumes cozidos.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo10:00

    Apetitosas e vinham a calhar para o meu almoço! As crianças têm fases, e esta da "implicância" com a comida é uma delas. Também procedo assim, quando os meus sobrinhos estão comigo - não há comidas diferentes, e têm que aprender a comer o que há ("se não têm fome para uma coisa, não têm fome para a outra"). Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hmm, ficou com um aspect delicioso! Dá mesmo vontade fazer :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Realmente, o "não gostar" de cogumelos é transversal (o meu também não gosta). Faz bem em insistir de vez em quando para irem provando e "reprovando" (o meu detestava alho, agora adora). O nosso gosto muda tanto... Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  4. Uma boa sugestão para apresentar também ao meu filho. Tem 13 meses e o que gosta mais é a sopinha. do resto também é por dias. Uns dias come melhor que outros.
    Bjinhos

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de almondegas e assim apresentadas parece-me uma óptima sugestão :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. bemmm... que delicia!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Anónimo08:40

    에볼플레이 먹튀검증 안전노리터

    ResponderEliminar

Imprimir