Quadradinhos de Morango e Coco


Há umas poucas semanas chegaram cá a casa uns deliciosos frasquinhos de compota, da Quinta de Jugais (www.jugais.com): Pêra Rocha em Vinho do Porto, Abóbora com Amêndoa, Figo com Noz e Morango com Hortelã. Cada um melhor que o outro, e todos eles excelentes escolhas para utilizar em diversas preparações culinárias. 
Já imagino os requeijões que vêm lá da terra do avô com o doce de abóbora e amêndoa, e ando a guardar a compota de figo e noz para preparar com queijo de cabra numa entrada que eu sei que a minha comadre Cristina adora. Quanto à de Pêra, ainda não pensei bem como a vou usar, mas mesmo que faltem ideias, com panquecas, torradas de pão caseiro ou coberturas de cheesecakes, uma boa compota tem sempre solução!
Mesmo fazendo compotas habitualmente, gosto sempre de ter algumas compotas de qualidade e artesanais aqui por casa para utilizar nas minhas diversas coisas. Até porque, neste momento, o stock de compotas caseiras está completamente em baixo, à espera da primavera e do verão e da fruta abundante para as preparar!
Começo então por utilizar o Doce de Morango e Hortelã, que ficou perfeito nestes quadradinhos de coco, que são de comer e chorar por mais.
E agradeço mais uma vez tão simpático presente - mesmo daqueles que eu gosto - e a generosidade que a Quinta de Jugais teve em enviar também uns frasquinhos para oferecer às meninas que vão participar no workshop de Brunch deste domingo. Compotas e pequenos almoços de fim de semana combina mesmo bem!

(E logo mais, pelas 17h quem quiser poderá saber mais acerca do novo livro. Vou estar à conversa na RTP1, no programa Agora Nós!)


Ingredientes:

300g de farinha
80g de coco ralado
200g de manteiga
220g de açúcar
2 colheres de sopa de coco ralado para decorar
50g de coco cristalizado em cubinhos

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o açúcar e o coco ralado. Junte depois a manteiga amolecida e misture bem. Forre um tabuleiro com 20cmx30cm com papel vegetal e coloque aí a mistura calcando bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até a base estar dourada e cozinhada. Retire do forno e deixe arrefecer.
Cubra depois com o doce de morango e hortelã, polvilhe com o restante coco e ralado e decore com os cubinhos de coco cristalizado.
Corte em cubinhos e sirva.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Está aqui uma bela ideia pra fazer no fim de semana beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está aqui uma bela ideia pra fazer no fim de semana beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:11

    Aqui está uma boa ideia para usar os doces que tenho em casa!Por aqui é ao contrário, o stock de doces é grande (os meus "comedores" de doces estão com pouco apetite!), e este ano vou ter que fazer quantidades mais pequenas que o habitual. Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:15

    Mais um workshop...e sem poder ir...mas para compensar tenho continuado a fazer receitinhas do seu novo livro.
    Testada e aprovadas: a Empada, as perninhas de frango gom mel e mostarda à antiga, peixe de fricassé (delicioso) e bolachinhas fáceis. Sofia

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia deliciosa e de aspecto fantástico. Parabéns pelos presentinhos doces recebidos. Sabem tão bem :)
    Beijinhos!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:29

    Uma ideia simples e bonita.

    Doces/compotas de supermercado não uso. Mas, tenho de framboesa. Faço eu com framboesas que uns amigos oferecem.

    Aliás, neste momento é a única matéria prima de que disponho. Estou como a Joana: á espera da Primavera e do Verão, para repor o stock que está em baixo.

    Bom fim - de - semana.

    Maria Correia

    ResponderEliminar
  7. Oh, vou estar a trabalhar :( Mas irei ao podcast rever, claro! Que quadradrinhos gulosos :) Bjinho e bom fds e bom programa ;)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Joana adorei ouvi-la

    ResponderEliminar
  9. Que boa pinta :) Não gosto de morangos (de comer a fruta) mas gosto do sabor enfim... doce de morango com hortelã é simplesmente uma combinação perfeita :D

    ResponderEliminar
  10. Já tenho o Livro, muito bom , já fiz os ovos no ninho, muito fácil, acessível e ótimo.

    ResponderEliminar
  11. Que quadradinhos fantásticos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Imprimir