Leite de Coco Caseiro


O post de hoje não era para ser este. Mas depois do pão de ontem, dos comentários aqui e no facebook, e os mails com o pedido da receita de leite de coco feito em casa, eu não poderia ignorar o que me estavam a pedir.
Faço leite de coco em casa, segundo a receita da avó do Miguel, que o faz para preparar tanto a Bebinca (bolo de camadas de Goa), como o seu pudim de coco e algumas receitas de caril. Segundo ela, tem de ser mesmo este leite de coco - principalmente para a bebinca e para o pudim de coco, porque aquele que compramos na lata não resulta tão bem. E foi exactamente por causa dessas receita que o preparei, e que fiquei com o tal subproduto  - o coco que coei - e que preparei o pão de coco de ontem que originou aos pedidos da receita do leite de coco.
Este leite de coco também se pode fazer como alternativa ao leite normal, e sei que há quem esteja interessado na receita exatamente por isso mesmo. Em dietas/restruições alimentares sem aos lacticínios, e em que quem as segue prefere fazer soeu próprio leite - seja ele de amêndoas, coco ou até aveia.
A maioria de leite de coco que se encontra à venda - e não estou agora a falar do leite de coco em lata - mas o que é designado por bebida, é normalmente uma mistura de leite de coco e leite de arroz ou com outras misturas. Sim, esta poderá ser uma alternativa, para além de ficar mais económico.
Fica então a receita do leite de coco, tal qual o faz a avó Filomena para as suas receitas goesas!

Ingredientes:

200g de coco ralado (do normal, que se encontra à venda em pacotes)
1 litro de água.

Preparação:

Ferva a água. Coloque o coco num copo alto, ou numa taça e junte a água a ferver. Deixe em infusão pelo menos durante 30 minutos.
Ao fim desse tempo triture - com a varinha mágica, robot de cozinha ou liquidificador - tudo muito bem. Deixe repousar mais uns 30 minutos e volte a triturar tudo.
Coe o leite de coco e esprema muito bem todo o líquido que se encontra com o coco ralado.
Está pronto a utilizar ou guarde depois o leite de coco num recipiente no frigorífico e use de acordo com as necessidades. Poderá ter necessidade de o mexer, pois tal como o leite de coco de lata, ficará com uma parte mais sólida e outra mais líquida. Com o coco que sobrou, poderá usar para fazer biscoitos, bolachas, o pão de coco que publiquei ontem, barriras de cereais e ainda farinha de coco, tal como explicado na caixa de comentários da receita de ontem por uma leitora.


Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Anónimo09:19

    Bom dia Joaninha,
    a partir de agora irei eu própria fazer o meu leite de coco em vez de comprar ainda ontem usei para fazer um batido de morango e aveia.
    Durante quanto tempo posso guardar este leite de coco no frigorífico?
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  2. Ultimamente faço mais vezes com o côco seco que costuma haver no supermercado, mas o côco ralado torna-se mais prático! É uma óptima solução para a oferta que há no mercado, além das misturas estão geralmente carregadinhos de açúcar! ;)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:20

    Bom dia, Joana.
    Agradeço a receita do leite de coco, pois é muito mais económico fazer em casa, seja com o coco ralado seco ou mesmo com o coco inteiro (dá um bocadinho mais de trabalho a preparar o coco: fazer os furos, aquecer um pouco no forno, partir , descascar e ralar). Seja qual for o tipo de coco que utilize, este irá ser feito muito brevemente, pois a sua preparação é muito simples. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Que excelente dica, Joana :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:41

    Bom dia,

    Parece prático e simples, para além de se tornar mais económico e saudável.

    Gostaria de saber se é possível congelar tanto o leite como o côco que sobra para utilizar posteriormente.

    Ou é fazer e utilizar logo?

    Obrigada.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  6. Por vezes também faço o leite de coco em casa, mas uso o coco ralado a olho, apenas media a água atendendo à quantidade de líquido que preciso obter no final. Apenas trituro uma vez, nunca me ocorrer esperar e voltar a triturar. Assim, extrai-se mais sabor, vou experimentar.

    ResponderEliminar
  7. essa referência à bebinca deixou-me água na boca...

    ResponderEliminar
  8. Mais económico e mais saudável. Fantástico Joana.
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:17

    Eu faço assim mas apenas com 80g de côco ralado. Nunca mais comprei!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!

    Seria possível publicar uma receita de bebinca? =) É que cá em casa adoramos mas não encontramos uma receita que nos agrade o suficiente!
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  11. Esta receita vai já directa para a pasta das "receitas a fazer em breve"! :) Obrigada, Joana!

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana, fiquei com uma dúvida: é que nesta receita tritura tudo, mas na do pudim, quando refere como se faz o leite de côco diz "Devem fazer o leite de coco à maneira tradicional, utilizando para 1 litro de água a ferver 200gr de coco ralado que se deixa em infusão até arrefecer. Depois é só coar e utilizar o líquido daí resultante!".
    Afinal trituramos com o côco ou coamos o côco e aproveitamos só o líquido da infusão?
    obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Estou a experimentar pois oiço falar, mas nunca fiz em casa. Uso leite de côco nos mariscos e lulas. É ótimo. Também uso óleo de côco...é mais saudável do outros óleos.

    ResponderEliminar
  14. I would do it in the morning on a daily basis! Here are a truly good persuasive essay topics for students!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. I also try to use only vegetable milk, your recipe is more relevant than ever for today's audience. Healthy food blogs and interesting recipes are some of the best for me. I have time for such hobbies thanks to cooperation with https://essaysservice.com/nursing-case-study-writing-services.html

    ResponderEliminar
  22. Hello to everyone who is a big lover of coconut milk. This drink helps me to concentrate on writing law essays uk for my students.

    ResponderEliminar
  23. Once, I also made my own coconut oil. I remember, it was too good and its smell was really attractive, and I wished to make it again, but I forgot to save the ingredient list. Thanks for sharing this. Now I have bookmarked this site because I have to prepare for an interview for an Assignment Writing Company and I promise, once I get free, I will come back to you and start making this coconut milk.

    ResponderEliminar

Imprimir