Panqueca de Coco e Banana com Morangos, Amêndoas e Mel


É cada vez mais firme e ainda mais consciente a decisão de não dar açúcar (neste caso açúcar refinado, não me refiro ao açúcar natural presente nos alimentos!)  aos meus filhos.
O mais pequeno começou com as primeiras sopas e frutas e essa questão ainda não se coloca, e no caso do mais velho, para já só mesmo um muito pequeno pedacinho de bolo caseiro muito ocasional e ainda nada mais. Os iogurtes continuam a ser naturais, continuar a gostar das mesmas papas de aveia simples ou com fruta, a beber leite simples e a comer pão com manteiga ou queijo ou ocasionalmente um pouco de fiambre. Continua sem conhecer gomas, chupas, chocolates, cereais de pequeno almoço, sumos de pacote, refrigerantes, gelatinas, mousses e afins. Na vida dele não há ainda uma série de produtos que infelizmente são naturais para outras crianças, como iogurtes disto e daquilo, “pães” com chocolate ou de forma…. Continuamos a fugir dos processados - e a privilegiar a alimentação feita de ingredientes a sério. (E choca-me muito menos dar-lhe um enchido artesanal, uma batata frita caseira ou até um croquetes feito em casa do que qualquer coisa que contenha açúcar refinado!)
Mas isso não quer dizer que de vez o quando não o mime com panquecas ou waffles, nos nossos pequenos almoços demorados de fim de semana. Mas sempre sem utilizar açúcar e procurando alternativas.
Das ultimas coisas dessas que se fizeram cá por casa, foi mesmo uma espécie de panqueca grande, com coco e banana que decoramos com morangos e uma espécie de caramelo, feito com amêndoas e mel. (Confesso que não lhe dei a parte do “caramelo” de amêndoas, apesar de ele adorar frutos secos…)
Mas mesmo assim comeu meia panqueca com morangos ao pequeno almoço, juntamente com o seu leite habitual - que não dispensa! - e adorou.
Nós também gostámos, e é mesmo daquelas coisas que nem nos damos conta que podemos efetivamente fazer sem açúcar - apesar de levar um pouco de mel, mas que é totalmente dispensável!
Para um lanche ou um pequeno almoço diferente.

Ingredientes para 1 panqueca grande:

1/2 banana
1 ovo
3 colheres de sopa bem cheias de coco ralado
5 morangos
25g de amêndoa laminada
1 colher de sopa de mel
manteiga q.b.

Preparação:

Para a massa da panqueca coloque no copo da varinha mágica a banana em rodelas, o coco ralado e o ovo e triture até obter uma massa homogénea.
Aqueça uma frigideira de 20cm de diâmetro com 1 pedacinho pequeno de manteiga e deixe derreter a manteiga e aquecer a frigideira. Acrescente a massa da panqueca de modo a cobrir todo o fundo da frigideira. Deixe cozinhar de um lado e cuidadosamente vire para que cozinhe do outro. Use uma espátula grande ou apenas um prato.
Retire a panqueca e cubra-a com os morangos previamente lavados e cortados. Limpe  a frigideira com papel de cozinha e torre agora a amêndoa laminada. Quando esta estiver quase no ponto, coloque o mel, deixe derreter e envolva bem a amêndoa. Coloque depois sobre a panqueca e os morangos. Sirva.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Excelente opção para um pequeno almoço saudável

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:52

    Adoro esta sugestão!
    Admiro a sua posição relativamente à questão do açúcar na alimentação dos seus filhos. Tomara muitos que tivessem consciência do mesmo, e o fizessem em suas casas.
    Temos que educar não só as crianças, como nós (os adultos), para esta e outras questões relacionadas com a alimentação. Tem que haver educação alimentar de modo a "criar defesas" contra a indústria alimentar, pois há uma enorme pressão desta com a sua publicidade sedutora, para miúdos e graúdos.
    Continuo a acreditar em que há lugar para tudo com peso, conta e medida (tirando os casos de restrições alimentares por motivos de saúde: intolerância/alergias, restrição total/parcial de determinado tipo de alimentos, etc). Moderação acima de tudo, e guardar as coisas "pecaminosas" para ocasiões especiais, não numa base diária. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Tão bom :D
    Vou experimentar. Fiquei com água na boca só de ver a foto.
    Bjnhs
    ROmã :*

    ResponderEliminar
  4. Uma deliciosa sugestão. Humm...
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A-d-o-r-o estas novas receitas :D :)

    ResponderEliminar
  6. Tentei fazer a receita mas a massa ficou muito difícil de virar! Não seria preciso um pouco de farinha na massa?

    ResponderEliminar
  7. Tentei fazer a receita mas a massa ficou muito difícil de virar! Não seria preciso um pouco de farinha na massa?

    ResponderEliminar

Imprimir