Bolo de Iogurte com Limão, Passas e Chocolate


A primavera com chuva e frio faz com que a vontade de fazer bolos, tartes e de comidas mais reconfortantes se mantenham... Durante o fim de semana com o frio, vento e chuva, dá ainda mais vontade de preparar bolos.
Por aqui assim foi. Depois de um sábado animado e de um domingo com um almoço de família em casa dos pais, a restante tarde foi passada em casa, para fugir à chuva. Os planos para a tarde envolviam só sofá, manta e colocar as séries em dia. Mas a vontade de fazer um bolo falou mais alto. Num instante misturaram-se os ingredientes e o bolo foi para o forno.
Depois sim, houve manta, sofá, series e chá e bolo para quem quis.
Ao que parece vem aí novo fim de semana com chuva...

Ingredientes:

125g de iogurte natural (1 copinho de iogurte)
2x a medida do copo de açúcar
3x a medida do copo de farinha
1/2 copo de óleo de girassol
4 ovos
75g de sultanas
100g de pepitas de chocolate
raspa da casca de 1 limão
sumo de 1/2 limão
1 colher de chá de fermento em pó

Cobertura Glacé (opcional):
sumo de limão
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Numa taça coloque os ovos, o iogurte, o açúcar, a raspa e sumo de limão, o óleo, a farinha e o fermento e misture bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois as passas e as pepitas de chocolate e envolva bem.
Coloque a mistura numa forma redonda sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme, deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Para preparar o glacé, misture açúcar em pó com sumode limão, aos poucos e poucos até obter uma consistência grossa, e verta sobre o bolo já completamente arrefecido.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo11:26

    Este bolinho está a chamar por mim! Adoro bolos de iogurte, pois são bastante versáteis e simples de fazer. Mais um para experimentar! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Vai sair bolinho no sábado! !!

    ResponderEliminar
  3. Realmente a única maneira de superar estes fins de semana tão tristes e cheios de chuva, é ir para a cozinha e preparar bolos (e pães doces também!), para o lanche com a família. Quando fica aquele cheirinho e um certo calor a vir do forno, até quase que já sabe bem estar mau tempo lá fora :p
    E esta receita tem tão bom aspecto e parece-nos uma óptima combinação!

    Beijinhos,
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
  4. Adoro! O bolo, ñ este tempo... ando completamente farta de tanta água por todo o lado! O bolo, esse, hei fazer ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir