Brás de Atum com Batata Doce e Cenoura

Skillet Le Creuset em www.lecuine.pt - com envios em 24/48 horas e portes gratuitos em compras superiores a 40€

Não há nada melhor do que ter um grupo de amigos onde nos sentimos à vontade. Tão à vontade que aparecem em nossa casa a dizer que vieram lanchar ou jantar, e rapidamente decidimos o que fazer ou ir comprar. Tão à vontade que nos trazem guardanapos de papel, e café para “compensar” os gastos dos nossos convívios semanais. Tão à vontade que sabem o lugar de tudo na nossa cozinha e que a arrumam como se fosse a deles. Tão à vontade que de repente se lembram que deixaram acabar o papel higiénico em casa e levam daqui uma embalagem. Tão à vontade que se deixam ficar até às 2 da manhã, à conversa sem dar pelas horas a passar. Tão à vontade que adormecem no nosso sofá, ou tiram os sapatos, ou nos pedem casacos emprestados porque estão com frio. Tão à vontade que dizem para durante algum minutos não usarmos a casa de banho da garagem (sabe-se lá porquê!). Tão à vontade que acalmamos ou repreendemos os filhos uns dos outros, sem ninguém se sentir melindrado por isso.
Os nossos amigos são assim. A nossa casa é também a casa deles. Prolongamos os fins de semana e deixamos de sofrer por antecipação o início da semana, porque os nossos finais de tarde de domingo são agora, quase sempre, altura de convívio, sob o lema que “até às 00h é fim de semana”, e acho que todos concordamos que parece que agora os fins de semana até são maiores. E ensinamos os nossos filhos que não há nada melhor do que ter amigos assim.

E estão abertas as inscrições para mais workshops. 
Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer "Presentes de Comer" para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para bakingday@hotmail.com)
No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para "Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar". O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)


Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doce 
1 cenoura
1 cebola pequena
2 latas de atum em azeite
3 ovos
1 folha de louro
2 dentes de alho
azeite q.b.
salsa q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. Frite-as ou leve-as ao forno com um fio de azeite, numa camada só, até que fiquem cozinhadas. Reserve.
Entretanto corte uma cebola em meias luas finas e leve-a ao lume numa frigideira juntamente com um pouco de azeite, o louro e os dentes de alho picados. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente e cenoura em tirinhas finas (ou ralada no ralador grosso) e deixe estufar um pouco. Acrescente depois o atum previamente escorrido e envolva bem. Retifique de sal e de pimenta.
Junte agora os palitos de batata doce e envolva bem.
Bata os ovos e envolva.os na mistura deixando-os os cozinhar um pouco.
Antes de servir polvilhe com a salsa picada e sirva com uma salada.


Bom Apetite! 

18 comentários :

  1. Anónimo09:21

    Aqui está uma ideia bastante interessante!
    O "Brás" é como o homem quiser, ou neste caso, conforme o que houver.
    Costumo fazer algo parecido com atum, mas usando a batata palha de compra, pois é sempre em versão "a correr". No entanto, conto fazer a preceito com a batata (doce ou normal), frita ou no forno, quando tiver um pouco mais de tempo.
    Ter amigos assim como os seus, é ter uma "extensão" da família e das suas casas. Fico com a ideia de uma família, de sangue e não só, muito extensa, em que todos se conhecem, não se sentem constrangidos, e que partilham as suas vivências e situações caricatas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Para quando um workshop em Lisboa?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:00

    A mim soa-me mais a abuso de confiança do que amizade verdadeira... Espero que não se desiluda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que não tem nada de abuso de confiança. Mas sim de estarmos realmente todos bastante à vontade uns com uns outros, numa amizade que tem já longos anos e outros laços familiares que passam a "simples" amizade. Isto não acontece com todos os nossos amigos, mas com um pequeno grupo. E é reciproca esta troca que fazemos. Talvez nem todos a entendam, porque nem todas as pessoas gostam deste à vontade que funciona tão bem connosco. Por isso escolhemos os amigos que temos. Abuso de confiança porque aparecem sem avisar com o jantar? Abuso de confiança porque tiram os sapatos? Não... apenas uma enorme cumplicidade entre todos.
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Inteiramente de acordo consigo, esses são os verdadeiros amigos-cúmplices e sem cerimónias...era assim na querida terra em que nasci-Moçambique- as pessoas podiam estar à vontade e sabiam que mais tarde não haveriam comentários negativos a nosso respeito!
      Bem haja
      Beatriz Salazar

      Eliminar
    3. Anabela Carvalho10:47

      Verdadeiros amigos há poucos, mas quando os há, são muito melhor que certa família,
      há pessoas que não entendem o conceito de amigos de verdade, porque nunca tiveram esse privilegio de conhecer alguém ou alguns que nos aceitam (e nos aceitamos também) os defeitos e as virtudes uns dos outros, os amigos são tão bons para a nossa saúde mental.

      Eliminar
  4. Também deve focar otimo com frango

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já provei o frango à Brás fica otimo... é uma bela forma de aproveitar sobras de frango assado ....

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. eu tambem tenho amigos assim e muito bom e saudavel e adorei esta receita obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigos assim é uma bênção
      Nem tda a gente tem à sorte de os encontrar
      Eu tenho 3 amigas assim somos uma familia
      Näo há lugar para fazer cerimonias cda uma se aceita cm é
      É lindo e muito saudavel ter amigos melhores que familia
      Familia Näo é o mesmo sangue
      Mas sim os mesmos valores

      Eliminar
  7. Olá Joana! Cá em casa tb é assim:)
    Vou levar a sua receita!
    Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha ter amigos assim...Eu não tenho mas gostaria. Bjinho!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:03

    Olá Joana!Não resisti a comentar esta receita que experimentei ontem e foi mais um sucesso entre tantas receitas suas que faço lá em casa:)O meu namorado estava reticente mas lá teve de se render e comrpovar que este Brás é muito saboroso! Obrigada pela partilha de palavras e receitas tão inspiradoras. EStou à espera de um workshop de cabazes de Natal em lisboa:) Beijinhos Marta

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o que diz! Percebo perfeitamente o que são esses amigos e estou inteiramente acordo!abuso são pessoas que não conhecemos aparecerem sem serem convidados,agora esses amigos são família. A minha família aparece qdo quer!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:34

    Acho que esta foi a primeira receita do site que fiz, e valeu bem a pena! Tem um saborzinho a casa (estou emigrado há 8 anos) mas tem algo de inovador também :-) gosto da combinacao. Obrigado!
    Pedro

    ResponderEliminar
  12. Não posso ficar quieta depois de ler este comentário sobre os amigos, "abuso de confiança" só uma pessoa anti social pode escrever uma barbaridade destas.Hoje já tenho bastante idade, por isso tenho muitas saudades dos meus amigos e filhos e férias juntos e fins de semana assim como conta Beatriz Salazar

    ResponderEliminar
  13. Deve ser optima essa receita!!! Vou exprimentar fazer hoje para o jantar!!! 😃

    ResponderEliminar

Imprimir