Coxas de Frango com Limão e Tomilho


A chegada do Outono é sempre a desculpa perfeita para usar e abusar do forno e das comidas que se preparam quase sozinhas. Mil e uma combinações de sabores, tudo temperado e misturado num tabuleiro e forno. Passado algum tempo o cheiro que emana começa a dizer-nos que o jantar está quase pronto e que é altura de prepara os acompanhamentos. 
Em pouco tempo o jantar está na mesa sem grande esforço. O limão é um dos meus sabores favoritos, e com frango assado resulta sempre. Desta vez com um bocadinho de tomilho, porque as aromáticas cá de casa continuam a estar viçosas e abundantes e é sempre bom poder utilizá-las nas nossas preparações culinárias.
Uma sugestão ideal para dias de chuva.

Ingredientes para 3 pessoas:

6 coxas de frango
1 limão
2 pés de tomilho fresco
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
150ml de vinho branco

Preparação:

Coloque as coxas num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-as com sal, pimenta e os dentes de alho esmagados. Corte o limão em quartos e coloque-os também no tabuleiro assim como as folhinhas de tomilho. Regue com o vinho branco.
Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno (cerca de 160ºC) durante cerca de 1hora. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, aumente a temperatura do forno e deixe tostar até ficar dourado.
Sirva com arroz e legumes cozidos.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo11:14

    Mais uma boa ideia para o outro "fiel amigo" e deve ficar boa com o limão "meio caramelizado"!
    Costumo fazer assado sobre rodelas de limão, outras vezes coloco as ervas entre a carne e a pele. Também fica bom marinado, de um dia para o outro, com uma pasta feita com alho, sumo de limão, sal, tomilho, raspa e sumo de laranja. No dia seguinte, assa sobre rodelas de laranja (inspirei-me numa receita que vi no Technicolor Kitchen, mas esta levava mangerona).
    O frango é como o bacalhau, há mais de "1001 receitas" para os cozinhar, tantas quanto a nossa inspiração (ou invenção) no momento!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Mais complicações para quê? :) Tb adoro limão em tudo, mas parece q este ano deu-lhes 'moléstia', pois td a gente com quem falo ñ tem limões por terem caído ao chão com bicho :/ Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. 2.80€ o kg 😈
    Não tenho forno 😠
    Por enquanto ...

    ResponderEliminar

Imprimir