Papa de Iogurte, Manga e Aveia e os pacotinhos Squeez


Já aqui falei diversas vezes deste tema, e não quero estar sempre a voltar a esta temática. Mas as mensagens e mails que recebo todas as semanas fazem-me perceber que a alimentação infantil cada vez mais é uma preocupações para os pais. Principalmente para aqueles que, como eu, querem evitar o excesso de açúcar e os alimentos processados na alimentação dos seus filhos pequenos. Há, e ainda bem, muitos pais preocupados em educarem os seus filhos para uma alimentação saudável, sem falsos alimentos, e evitando guloseimas e açúcares. E eu fico feliz por poder ajudar com o meu testemunho e a minha “experiência” nestes últimos anos.
Como sabem este não é um blogue de alimentação infantil. Há por aí vários blogues de qualidade que abordam essa temática de uma maneira mais aprofundada. Por aqui e na minha opinião, mais importante do que fazer uma alimentação especifica para os miúdos, é ensina-los a comer de forma equilibrada, variada e sem processados, o que a restante família come. Na minha opinião, e de acordo com o que eu faço aqui por casa, não se trata tanto de fazer uma comida especial para eles, de evitar gorduras - desde que sejam boas gorduras, ou de não fazer fritos ou refogados. Trata-se apenas de comer alimentos de qualidade, de época e preferencialmente biológicos. Evitar aditivos, conservantes, corantes, açúcares, e principalmente evitar a comida processada, as bolachas, os cereais de pequeno almoço, os iogurtes com guloseimas e carregados de açúcar, o leite em pacotinhos de chocolate, os sumos e refrigerantes, as gomas, os chocolates e eu sei lá mais o quê... É uma opção nossa. E reparo que há cada vez mais pais que começam a fazer o mesmo. Mesmo com a entrada na escola, a alimentação do Zé Maria mudou muito pouco. As guloseimas que tem recebido nos aniversários do colegas vêm para casa. E ele ingenuamente pergunta-me o que é aquilo... Na escola bebe sempre o leite simples e continua a pedir o iogurte natural em vez do de aroma. E depois o pão com manteiga ou queijo e, de vez em quando lá vem um pedacinho de bolo de alguém que fez anos.. Mas faz parte!
Continuo sem fazer bolos e bolachas próprias para bebés, apenas porque para mim não fazem grande sentido, porque eles não sabem distinguir as saudáveis que os pais fazem, das outras que as pessoas lhes dão, e por isso optei por nunca fazer. Mas continuo a fazer-lhes lanches e pequenos almoços mais saudáveis de fruta e iogurte, papas de aveia ou trigo sarraceno simples ou com purés de fruta, panquecas de banana e linhaça com iogurte e frutos vermelhos (que o Zé adora!), palitos de cenoura e maçã com queijo... e eu sei lá que coisas mais que eles comem com entusiasmo. E talvez os comam porque eu resguardei-os de conhecerem outras coisas. E mais tarde. como já vejo no Zé, quando pode escolher, prefere o iogurte natural ao de aroma. E as papas de aveia continuam a ser o pequeno almoço de eleição, e acho que até já as pediu na escola....
Nem sempre é fácil, principalmente quando ao nosso lado, os avós, o pai ou os educadores não estão dispostos a trabalhar connosco e dão outros alimentos às crianças sem nos dizerem. Tenho sorte. O pai partilha a mesma opinião da mãe, e os avós, de ambos os lados são da mesma opinião. Fazem as papas de aveia e dão iogurtes naturais e não há bolachas e guloseimas às escondidas! E com os educadores na escola do Zé tivemos a mesma sorte, e estiveram atentos a alguns dos nossos pedidos e alternativas, como a possibilidade do iogurte natural, e de não querermos que o nosso filho comesse doces. 
E entretanto, nesta descoberta e aventura que tem sido a alimentação dos meus filhos, descobri uma coisa fantástica para me ajudar nestes lanches e snacks mais saudáveis e feitos em casa, muitos deles comidos também fora de casa. Descobri a squeez! Uns pacotinhos reutilizáveis, livres de BPA´s, e que são otimos para colocar os iogurtes batidos com fruta, umas papas mais líquidas, e até purés de frutas e legumes. Desde que os descobri tenho-os usado imenso, tanto com o Zé como com o António.
São muito práticos quando temos que sair e eles pegam no pacotinho e vai de consumir o seu conteúdo, sem se sujarem muito e principalmente a comerem sozinhos.Os pacotinhos são muito fáceis de encher e depois de pronto podem guardar-se no frigorífico um ou dois dias - optimos para preparar para levar numa viagem ou fim de semana fora, pro exemplo. E depois lavam-se muito bem. Só não podem é ser aquecidos no microondas.
Se quiserem saber mais, podem ver aqui: https://squeez.shopk.it
E não, este não é um post patrocinado! É mesmo “serviço público” para ajudar outros pais preocupados com a alimentação dos seus bebés!
E para terminar esta conversa acerca de alimentação infantil, uma papa de iogurte, fruta e aveia que o pequeno António adora!

Quanto aos workshops, não se esqueçam.  
Dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.

Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.



Ingredientes para 1 papa:

100g de manga (mas podem usar qualquer outra fruta como banana, pera madura, papaia...)
2 colheres de sopa de aveia
125g de iogurte natural (uso normalmente iogurte feito em casa, mas podem usar grego natural não açucarado ou iogurte natural normal)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triture até obter uma papa. Encha depois os pacotinhos squeez ou coloque numa tacinha e dê ao bebé.
Podem também ser preparados com alguma antecedência e guadar no frigorífico algumas horas antes de servir.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Que giro, não sabia que se podiam usar os pacotinhos assim, estamos sempre a aprender e gostei muito da informação :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:09

    Uma ideia bastante prática, especialmente quando estamos em viagem, com a vantagem de serem reutilizáveis.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:34

    Bom dia!
    Ainda nao sou mae, nem sequer estou gravida, mas a uns meses quem sabe!
    Mas a alimentaçao muita gente pareçe que nao, pensam que é um assunto ligeiro ou idiota mesmo. Para mim a alimentaçao dos meus futuros filhos, é algo que me interessa. Houve uma vez que falei disso ao meu companheiro, e ele torceu o nariz, dizendo que as crianças pequnas ou nao, têm o direito de comer chocolates, de ir ao Macdo, beber coca-cola... enfim, quase que nos chateavamos por cada um ter opiniao diferente acerca disso. Há um tempo atras o meu companheiro sentia-se mal e foi fazer analises, e ele tem o sangue grosso e colesterol (genético). Desde aì tornamos a falar no assunto, e ele concordou comigo.
    Nao quer dizer que ao comer só maças e saladas as refeiçoes que os filhos nao vao ter problemas de saude, mas se o meu companheiro tivesse feito mais atençao ao que come, talvez hoje nao teria esses problemas.
    A alimentaçao com os filhos é algo sensivel nos dias de hoje, os pais nao estao de acordo, ou porque custa caro (acho isso uma desculpa), entre outas coisas!
    Eu admiro a Joana, e se assim der irei continuar com a minha ideia de dar ou tentar dar uma alimentaçao equilibrada e correta ao meus futuros filhos.
    Obrigada
    Ana Bonvin

    ResponderEliminar
  4. Sou mãe e também, tal como tu, tenho a mesma preocupação em relação à alimentação do meu filho. Os pacotinhos são bastante úteis.
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Esse rapaz está super fofinho! Podia mt bem ser modelo nas pubs p coisas de bebé <3 Fazes bem, por isso, ñ há desculpa p andar com produtos comprados, pq é 'mais prático'... Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:28

    Por acaso uso esse sistema, mas mando vir do Aliexpress, muito mais barato e livre das "bruxarias" (entendam-se BPA's e afins).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:04

      Não leu que este também era sem BPA´s?!?!?!!?

      Eliminar
    2. Como procura no aliexpress?

      Eliminar
  7. Olá, não conhecia os saquinhos, mas como o meu já tem 5 anos, não me parece que venha a ser útil. De resto concordo com a parte da alimentação. O meu tb come papas de aveia, fruta, carne e peixe, saladas, etc. NO fundo, come o que nós comemos, e normalmente faço comidas saudáveis. No entanto, as únicas coisas biológicas são as que a horta dá, pois por norma não compro nada biológico no supermercado porque são produtos mais caros. bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana,

    Relativamente a esta receita, tenho apenas uma questão. As papas de aveia não deveriam ser cozinhas ou pré-demolhadas? Sempre li que sim.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. O melhor de toda a receita. ... é a foto do seu fofo 😎 tão lindo! !!!!!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Ana Gois16:24

    Olá. O menino é super fofinho 💓 tenho um bebé com 9 meses, e na verdade também me preocupa muito a melhor forma de o alimentar, uma vez que ele está abaixo do peso normal para a sua idade. Se me puder dar uma dicas para que ele engorde um pouco mais, agradeço. Beijinhos e felicidades para o pequeno e

    ResponderEliminar

Imprimir