Tarte Tatin de Marmelo (Receita também em video)


Fim de semana à porta. 
Planos para ficar em casa. Um workshop a pensar no natal e nos presentes de comer. Aproveitar ao máximo os miúdos e as brincadeiras. Acondicionar as pêras e nozes que a cunhada deu. Ter tempo para as coisas que não conseguimos fazer durante a semana. Ver um filme ou por em dia as series. Esperar que as temperaturas descam um pouco para finalmnete tirar o bule do chá do armário. Sofá com uma chávena de chá e uma fatia de bolo. Fazer um bolo, ou quem sabe esta tarte tatin maravilhosa com marmelos. (E também em video, para tirar todas as dúvidas de como fazer uma tarte tatin!)
Relaxar, porque o fim de semana passa a correr e temos de aproveitar!

Em Coimbra, na Baking Day, já no domingo, dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer "Presentes de Comer" para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para bakingday@hotmail.com)
No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para "Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar". O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)



Ingredientes:

650g de marmelos 
1 placa de massa folhada refrigerada  pronta a usar
100g de açúcar
50g de manteiga

Preparação:

Descasque as os marmelos e corte-os em quartos. Coloque o açúcar e a manteiga numa frigideira, que possa ir ao lume e ao forno, e deixe derreter e começar a fervilhar. Por cima coloque os quartos da marmelo e deixe cozinhar em lume brando até a fruta estar cozinhada e começar a ficar com um tom dourado. Cubra depois a frigideira com a massa folhada, fazendo um furo a meio para libertar o vapor à medida que a massa coze.
Leve a forno quente 200ºC até a massa estar dourada.
Deixe arrefecer cerca de 5 minutos antes de a desenformar, virando a frigideira para um prato de servir.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo09:39

    Esta tarte está com uma cor fantástica!
    Gosto de tartes e bolos com marmelo, e fiz a "Tatin" pela primeira vez com uma mistura de maçãs e marmelos (tinha poucas maçãs), e confesso que gostei mais dos marmelos que que as maçãs, pois o"ácido" cortava o "doce" da massa folhada.
    Irei experimentar esta receita, pois esta tarte é uma forma rápida de preparar algo doce para acompanhar um chá ou café.

    Um bom fim de semana, e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Sempre fiz a tarte tatin com massa quebrada "Pâte Brisée", alem de ser menos gordurosa é a indicada para fazer tartes. De aspecto parece estar boa.............Bom apetite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José,

      Apesar de a patê brisée ser habitualmente usada para tartes doces, a massa folhada é que é a massa original e tradicionalmente usada na Tarte Tatin.
      E realmente ficou deliciosa.
      Obrigada!
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Não querendo entrar num tema de discórdia, aconselho informa-se melhor. Como sabe as receitas ao passar dos anos vai sofrendo varias modificações, até na frança a tarte tatin e feita com varias massas conforme a região, sendo criação na pacata cidade de Lamotte-Beuvron, no Loir-et-Cher (centro da França), até ai existe uma polemica sé a massa e de patêb brisée ou patè sablée. Maurice-Edmond Sailland, mais conhecido como Curnonsky Um critico culinário da época foi o responsável da sua divulgação sob o nome de “tarte des demoiselles Tatin” cujo a sua criação surgiu de um acidente culinário, Uma coisa eu tenho a certeza, não é com massa folhada, Ate porque estive ai e tenho conhecidos na zona. É segundo reza a historia era uma massa simples de farinha, manteiga, açúcar e um ovo, pode conferir em http://stephanevaladou.wixsite.com/lichonneuxtatin

      Eliminar
  3. Anónimo11:46

    Olá Joana,

    Tem bom especto, vamos ver se me atrevo a experimentar...
    Quanto à massa folhada de compra, das marcas dos hipermercados, qual a melhor?

    Obrigada,
    Um beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  4. Bom dia , venho deixar um recadinho bordado aqui na sua página me desculpando pela ausência e elogiando por este post que ficou maravilhoso! Parece torta de outro mundo de tão linda!
    Desejo para você uma sexta feira cheia de coisas boas e um bom final de semana acompanhado de familiares e amigos!
    Fiquem com Deus!
    Conheça mais em:
    ♥ Blog Hilda's Bordados ♥
    ♥ Canal Hilda's Bordados ♥
    ♥ Fanpage Hilda's Bordados ♥

    ResponderEliminar
  5. que aspecto fabuloso!
    Beijinhos!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fantástico, apetece comer já.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Uma perdição de tarte :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:57

    Aprovada. Feita ontem e ficou deliciosa.

    ResponderEliminar

Imprimir